Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Atalla

Exercícios físicos são um bom remédio para doenças cognitivas

Marcio Atalla

04/01/2018 04h00

Sempre falo que a atividade física é unanimidade para nossa saúde. Todos as especialidades médicas concordam que o sedentarismo é fator de risco para todas as doenças.

Em 2007, o AMA (American Medical Association) junto com o ACSM (American College of Sports Medicine) fizeram a recomendação de usar o exercício físico como tratamento para as mais diversas doenças. Isso significa que a atividade física deveria ser incluída ao padrão de tratamento médico e ao processo de atendimento ao paciente.

Claro que sempre é preciso ajustar a atividade certa, na intensidade correta para se colher os benefícios. E essa tarefa cabe ao professor de Educação Física, que deve estar capacitado para ser um promotor de saúde, sabendo exatamente a "dose" e qual a melhor modalidade física para cada cliente/paciente, afinal as necessidades são as mais variadas.

Porém, foi a Academia Americana de Neurologia que passou a recomendar como o primeiro tratamento para perdas cognitivas leves, a atividade física, antes mesmo do uso de medicamentos para o tratamento do chamado CCL (Comprometimento Cognitivo Leve).

Dois fatores colaboram para a teoria que a atividade física é mais importante e deve vir antes que o uso de medicamentos: a relação do CCL com o maior risco de desenvolvimento de alguma demência mais séria e a falta de comprovação da eficácia dos tratamentos medicamentosos.

Segundo Ronald Petersen, diretor do Centro de Pesquisas do Mal de Alzheimer da Clínica Mayo, nos EUA, o comprometimento cognitivo leve pode ser provocado por uma variedade de fatores, muitos deles reversíveis ou controláveis, como diabetes ou problemas vasculares no cérebro, mas também pode ser um sinal de alerta para demências como a doença de Alzheimer. Sobretudo para pessoas que tem histórico familiar ou predisposição genética para a doença, devem saber que a atividade física regular pode não afastar seu surgimento, mas certamente adiará o seu desenvolvimento em anos.

Espalhe a noticia: atividade física também é ótimo "remédio" para a saúde da mente.

E não esqueça de conferir o vídeo de hoje no canal BemStar!

 

Sobre o autor

Marcio Atalla é professor de educação física, com pós-graduação em nutrição pela USP (Universidade de São Paulo). Depois de muitos anos como preparador físico de atletas de alto rendimento, passou a desenvolver uma série de iniciativas na mídia para incentivar a população a levar uma vida mais saudável. É autor de três livros, entre eles, “Sua Vida em Movimento” (ed. Paralela), com mais de 50 mil cópias vendidas.

Sobre o blog

Dicas simples e muito eficazes para você ajustar seu estilo de vida aos poucos, começando a se movimentar mais e a fazer melhores escolhas alimentares. Detalhe fundamental: todas baseadas em estudos, sem espaço para mitos e modismos que sempre surgem quando o assunto é saúde e bem-estar.

Blog do Marcio Atalla