Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Atalla

Por que você precisa ganhar músculos para ter mais saúde?

Marcio Atalla

18/01/2018 04h03

Como disse na coluna da semana passada, o assunto hoje seria sobre ganho de massa magra, sobre a importância de se fazer exercícios de força que promovam ganho de musculatura. Sim, malhar, puxar ferro, sustentar, repetir, marombar é preciso, e não pra ficar "bonitão" no espelho. Mas, porque existe um processo chamado sarcopenia, que é exatamente a perda das células musculares, os sarcômeros, e que acontece com o passar dos anos, de forma espontânea e com todas as pessoas.

Inevitavelmente, perdemos entre 5% a 8% da nossa massa muscular a cada década de vida a partir dos 30 anos, com maior incidência após os 60 anos de idade. Por isso, é tão importante praticar atividades físicas que promovem ganho de massa magra. É a única forma de tornar esse processo mais lento, ou até mesmo, revertê-lo em algum ponto.

Além dessas atividades, que podem ser a musculação, pilates, ginástica, treinamento funcional ou qualquer outra atividade de força resistida, é fundamental que se garanta, através da alimentação, o mínimo de proteína a ser consumido. Essa quantidade pode ser calculada pelo peso corporal de cada um, e varia entre 1,2 a 1,8 gramas de proteína por quilo de peso. Uma pessoa que pesa 60 quilos, por exemplo, vai precisar consumir entre 90 g e 110 g de proteína por dia. Para ganho de massa magra, comer proteína demais não melhora, de menos não ajuda, e só comer a proteína sem ter o estímulo do exercício físico é inútil. Alimentação e exercício físico: um precisa do outro nesse processo.

Como a expectativa de vida aumentou, e certamente temos alguns anos a mais por conta do que a tecnologia da medicina pode fazer por nós, devemos também que fazer a nossa parte. Afinal, viver esses anos que ganhamos de forma saudável que é o grande desafio. Para isso, precisamos manter a autonomia física na realização de tarefas simples. Pode parecer banal, mas não seria maravilhoso poder ver nossos avós caminhando, sem necessitar da ajuda de cuidadores ou aparelhos?

E não pense que "não dá mais tempo", nunca é tarde para começar. Tive alunos que iniciaram com mais de 60 anos e tiveram ganhos de força muscular mesmo nessa idade. Lembre-se: nossa saúde é construída a cada dia, através de nossas escolhas.

E não se esqueça de passar pelo canal BemStar e conferir o vídeo de hoje: a polêmica do leite continua!

Até!!

 

Sobre o autor

Marcio Atalla é professor de educação física, com pós-graduação em nutrição pela USP (Universidade de São Paulo). Depois de muitos anos como preparador físico de atletas de alto rendimento, passou a desenvolver uma série de iniciativas na mídia para incentivar a população a levar uma vida mais saudável. É autor de três livros, entre eles, “Sua Vida em Movimento” (ed. Paralela), com mais de 50 mil cópias vendidas.

Sobre o blog

Dicas simples e muito eficazes para você ajustar seu estilo de vida aos poucos, começando a se movimentar mais e a fazer melhores escolhas alimentares. Detalhe fundamental: todas baseadas em estudos, sem espaço para mitos e modismos que sempre surgem quando o assunto é saúde e bem-estar.

Blog do Marcio Atalla