Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Atalla

Não cometa loucuras para bombar no verão e no Carnaval. Sua saúde agradece!

Marcio Atalla

25/01/2018 04h01

Quando a temperatura sobe e já se escutam os tamborins, é sinal de que o verão está a todo vapor e vem aí o Carnaval. É nesse momento que muitas pessoas se dão conta de que aquela sunga ou biquíni não está tão boa assim como no verão passado, e que algo deve ser feito para melhorar o visual… E rápido!

Dietas do abacaxi, da lua, do vizinho começam a ser executadas de forma indiscriminadamente. Remedinhos teoricamente com venda proibida sem receita médica caem nas graças dos mais desesperados. Muito ferro na academia e muito aeróbico para secar e ficar forte, sem respeitar os limites do corpo. Sem falar nos processos estéticos de congelar gordura, "mini-lipos", injeções e por aí vai…

Sim, os corpos recomeçam a ficar desenhados, como no ano passado, e os carnavalescos de plantão ficam felizes. Claro, quando não passam por nenhuma situação de perigo, como hipoglicemia, desidratação, lesões esportivas, efeitos colaterais, etc.

Mas, se por fora está bacana, está bonito, e por dentro? Como fica? Essas manobras radicais podem custar bem caro. Doenças podem ser desenvolvidas, transtornos alimentares e, ainda, a oscilação de peso é tão inflamatória para o organismo como ser uma pessoa obesa permanentemente. O famoso efeito sanfona –porque claramente essas loucuras são passageiras, insustentáveis– e os padrões anteriores às festividades de verão vão voltar assim que as primeiras frente frias começarem a derrubar a temperatura, ou até mesmo antes….

O cérebro entende a eliminação de peso como uma ameaça à saúde e passa a trabalhar no modo "slow". Ou seja, passa a ser econômico e a queimar menos calorias: o metabolismo fica mais lento. É a defesa do organismo para que você volte a ganhar o peso que perdeu…. Além disso, emagrecer e engordar ciclicamente também provoca enfraquecimento do sistema imunológico, doenças coronarianas, aumento da pressão arterial, elevação do colesterol.

Por isso, nesse carnaval experimente a fantasia da mudança, da vida nova, e mude seus padrões de forma mais amena e mais possível. Pense no carnaval do próximo ano, que você quer estar cheio de saúde e disposição para brincar, e não se lamentando de ter adquirido alguma complicação na saúde.

E claro, não deixe de assistir ao novo vídeo Mitos e Verdades do Emagrecimento do canal BemStar, https://www.youtube.com/user/canalbemstar

 

Até!!

Sobre o autor

Marcio Atalla é professor de educação física, com pós-graduação em nutrição pela USP (Universidade de São Paulo). Depois de muitos anos como preparador físico de atletas de alto rendimento, passou a desenvolver uma série de iniciativas na mídia para incentivar a população a levar uma vida mais saudável. É autor de três livros, entre eles, “Sua Vida em Movimento” (ed. Paralela), com mais de 50 mil cópias vendidas.

Sobre o blog

Dicas simples e muito eficazes para você ajustar seu estilo de vida aos poucos, começando a se movimentar mais e a fazer melhores escolhas alimentares. Detalhe fundamental: todas baseadas em estudos, sem espaço para mitos e modismos que sempre surgem quando o assunto é saúde e bem-estar.

Blog do Marcio Atalla