Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Atalla

Como encontrar a atividade física ideal para você?

Marcio Atalla

05/04/2018 04h00

Como escolher a atividade física ideal

Crédito: iStock

Qual é a melhor atividade física para emagrecer? Qual é a melhor para saúde? Qual melhor exercício para ficar forte? E para ficar seco e "rasgado"? Quando você tem bem definido qual objetivo espera do treinamento, fica mais fácil escolher a modalidade ideal. Obviamente, para todas as opções, a saúde deve estar junto com o objetivo estético –afinal, ele sempre existe, cá pra nós!

É importante ressaltar que, seja para perder peso, seja para ganhar músculos, seja para ter um "shape trincado", você só vai conseguir alcançar sua meta e ter saúde se treinar com regularidade? Qual regularidade? Todos os dias, se possível. Ou, dependendo do tipo e da intensidade do exercício, de cinco a seis vezes por semana. E não precisa se matar todos os dias, mas seguir uma programação que compense dias mais intensos com dias de "recover" ativo, ou seja, recuperação com exercícios menos intensos.

Sabendo disso é hora de escolher, de fato, a modalidade. O que considerar? Sexo, idade, histórico de lesão, nível de condicionamento físico são pontos que devem ser levados em conta nesse momento. Se você tem lesão na coluna, por exemplo, escolher o crossfit pode não ser uma boa opção. Muito menos natação caso você possua algum problema no ombro. O melhor dos mundos é encontrar uma atividade que você sente prazer em praticar todos os dias –e traga os objetivos que espera, claro. O exercício tem de ser agradável desde o momento que pensamos na roupa de treino, no equipamento, no que levar, no que vamos beber durante, no que vamos comer após etc.  O ritual que envolve a atividade física faz parte e é bacana.

Mais uma vez, lembro aos apressadinhos de plantão, que não existe milagre, não existe nenhum exercício que seja mágico e transforme corpos em um ou dois meses. Existe um tempo para tudo, para cada mudança, cada conquista. Faça de forma inteligente e duradoura. Muitas pessoas mal iniciam uma prática física e já querem saber o que podem tomar para ter melhores resultados. Eu digo: tomem cuidado para não se lesionar e ter que parar o que acabaram de começar!  Conquiste sua forma física pelo seu mérito e dedicação. Dessa forma, você está cuidando da sua saúde também.

Quer mais dicas sobre atividades físicas? Então, aproveite e acesse o vídeo de hoje no canal BemStar!

Até!!

Sobre o autor

Marcio Atalla é professor de educação física, com pós-graduação em nutrição pela USP (Universidade de São Paulo). Depois de muitos anos como preparador físico de atletas de alto rendimento, passou a desenvolver uma série de iniciativas na mídia para incentivar a população a levar uma vida mais saudável. É autor de três livros, entre eles, “Sua Vida em Movimento” (ed. Paralela), com mais de 50 mil cópias vendidas.

Sobre o blog

Dicas simples e muito eficazes para você ajustar seu estilo de vida aos poucos, começando a se movimentar mais e a fazer melhores escolhas alimentares. Detalhe fundamental: todas baseadas em estudos, sem espaço para mitos e modismos que sempre surgem quando o assunto é saúde e bem-estar.

Blog do Marcio Atalla