Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Atalla

É melhor ser um atleta de fim de semana ou nunca fazer nada?

Marcio Atalla

12/04/2018 04h00

Crédito: iStock

Vários estudos mostram que há benefícios, sim, em fazer atividade física pelo menos uma vez na semana. Uma vez é melhor que nenhuma, duas é melhor que uma, três e melhor que duas, e por aí vai…

O problema é quando o atleta de fim de semana é aquele seu amigo, que acorda no sábado, muito empolgado pra pelada, nem aquece o corpo e já sai dando tiro atrás da bola, com fome de gol, sabe? Ele nem lembrou de hidratar, mal tomou café da manhã ou comeu demais, está com leve (ou não tão leve) sobrepeso, e esquece que o sol pode ser o pior inimigo nessas horas… Se tudo der certo, ele passa o resto do fim de semana dolorido e fazendo a felicidade das drogarias, que aliás, batem recorde de venda de remédios para dor às segundas-feiras. Se alguma coisa der errado, ele pode passar bem mais tempo fora dos campos.

Esse amigo não faz absolutamente nada durante a semana porque não tem tempo, não tem vontade, não tem dinheiro. Para todas as opções citadas, existe uma solução: apenas o fato de inserir movimento à rotina, subindo escadas convencionais, caminhando distâncias mais longas, ficando mais tempo em pé do que sentado à frente do computador. Tudo isso já o tornaria uma pessoa minimamente ativa.

Ou seja, não precisa de dinheiro, nem de tempo. Precisa vontade. Mas essa, caro leitor, vou dizer que nunca haverá de forma espontânea. Se seu amigo está esperando o dia em que vai acordar com aquela imensa vontade de ir para academia, e só por isso ele ainda não começou, esqueça! Isso nunca vai acontecer. Aí, nesse momento você pensa: mas eu gosto de malhar, eu acordo com vontade. Na verdade, você está condicionado, habituado e praticamente nem pensa se quer ir ou não. O que acontece, também, é que da mesma forma que um corpo fisicamente inativo rejeita o movimento físico, um copo fisicamente ativo precisa de movimento diário, necessita da atividade física. É o vício do bem (na maioria dos casos).

Então, o recado que fica é: sim, vale a pena ser um atleta de fim de semana, com moderação e respeito aos limites do próprio corpo.

E não se esqueça de conferir no vídeo de hoje no Canal BemStar mais dicas sobre atividade física, e eu respondo: fazer apenas musculação é o suficiente para emagrecer? Confere lá!

Até!!

Sobre o autor

Marcio Atalla é professor de educação física, com pós-graduação em nutrição pela USP (Universidade de São Paulo). Depois de muitos anos como preparador físico de atletas de alto rendimento, passou a desenvolver uma série de iniciativas na mídia para incentivar a população a levar uma vida mais saudável. É autor de três livros, entre eles, “Sua Vida em Movimento” (ed. Paralela), com mais de 50 mil cópias vendidas.

Sobre o blog

Dicas simples e muito eficazes para você ajustar seu estilo de vida aos poucos, começando a se movimentar mais e a fazer melhores escolhas alimentares. Detalhe fundamental: todas baseadas em estudos, sem espaço para mitos e modismos que sempre surgem quando o assunto é saúde e bem-estar.

Blog do Marcio Atalla