Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Atalla

Sedentarismo: o que fazer para pular fora desse trem descarrilado

Marcio Atalla

13/09/2018 04h00

Crédito: iStock

Você leu a coluna da semana passada e ficou assustado por perceber que faz parte da péssima estatística do sedentarismo no Brasil e no mundo hoje? Que bom!! Esse é o primeiro passo para mudar o seu hábito de vida.

Realmente, foram dados alarmantes:

  •  47% dos brasileiros são fisicamente inativos;
  • No mundo, 1,4 bilhão de pessoas fazem menos exercício físico do que deveriam;
  • O sedentarismo mata mais de 5 milhões de pessoas por ano, no mundo inteiro.

O mais triste é que nos últimos 15 anos, apesar de já haver um movimento de conscientização para os perigos do sedentarismo, não tivemos nenhum progresso em relação à redução da inatividade física. E seguimos engordando as estatísticas rumo ao caos na saúde, às mortes prematuras, à péssima qualidade de vida na terceira idade.

No meio disso tudo, espero ter conseguido convencer você de que é hora de mudar, espero que você queira começar ainda hoje a praticar atividade física. Não poderia ficar mais feliz com uma noticia dessa!

Vou te dizer uma coisa importante: você vai começar e vai ser difícil nesse inicio. Seu corpo não está habituado ao exercício físico, e você pode sentir cansaço extremo, dores e até ficar de mau humor. Não desista. Esse processo de adaptação é meio chato, mas se você passar por ele, vai descobrir as maravilhas que o exercício físico pode fazer por você, pela sua saúde física e mental.

Ache o seu caminho dosando a intensidade e principalmente mantendo a regularidade. Não deixe para fazer aquela caminhada de apenas 20 minutos amanhã. Faça hoje e amanhã!! É isso que faz a diferença. Mas se você detesta caminhar, experimente outras atividades e descubra com a qual você se identifica, a qual você realmente se diverte e tem vontade de fazer mais. Isso pode até levar um tempinho… Porém, uma hora você acha. Meu primo, que detestava fazer qualquer tipo de exercício, foi descobrir aos 40 anos que o tênis é o seu esporte. Uma amiga, também na faixa dos 40, se encontrou fazendo aula de remo e hoje acorda às 5 h da manhã para treinar e já até participa de competições…

Apenas lembre-se: vá com calma. Você não quer arrumar alguma lesão ou desconforto e ter que parar o que acabou de começar. E isso acontece com frequência, porque a musculatura não está preparada ou pela má execução dos movimentos. Então, é devagar e sempre. Dosagem e regularidade são as palavras de ordem para o sucesso da sua mudança de vida! E eu te dou todo apoio pra você seguir em frente e também levar uns amigos e parentes junto. Só assim vamos controlar esse trem descarrilado que são os atuais dados do sedentarismo, para vivermos com qualidade hoje e sempre.

No vídeo de hoje no Canal BemStar vou falar para o pessoal que já largou o sedentarismo se há diferença de gasto calórico para a corrida na esteira e na rua. Confira lá no Youtube!

Até!!

 

Sobre o autor

Marcio Atalla é professor de educação física, com pós-graduação em nutrição pela USP (Universidade de São Paulo). Depois de muitos anos como preparador físico de atletas de alto rendimento, passou a desenvolver uma série de iniciativas na mídia para incentivar a população a levar uma vida mais saudável. É autor de três livros, entre eles, “Sua Vida em Movimento” (ed. Paralela), com mais de 50 mil cópias vendidas.

Sobre o blog

Dicas simples e muito eficazes para você ajustar seu estilo de vida aos poucos, começando a se movimentar mais e a fazer melhores escolhas alimentares. Detalhe fundamental: todas baseadas em estudos, sem espaço para mitos e modismos que sempre surgem quando o assunto é saúde e bem-estar.

Blog do Marcio Atalla