Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Atalla

Oito dicas preciosas para você ter uma alimentação equilibrada e saudável

Marcio Atalla

04/10/2018 04h00

Crédito: iStock

Quando o assunto é comida, é fato que cada um tem um gosto e as preferências mudam de pessoa para pessoa. O que nunca muda é o que é uma dieta saudável ou não.

Todas nós queremos (e precisamos) comer bem, sem ficar com fome ou passar o tempo todo parecendo que estamos nos esquivando desse ou daquele alimento, tentando a todo o custo evitar comer "aquele veneno". Pois bem, se alimentar pode ser descomplicado e agradável se você seguir as dicas abaixo.

1 – Não exagere no açúcar

Você deve ter pensado: "Começou logo pela dica mais antiga, óbvia e chata, que eu detesto, pois adoro comer doce". É justamente por isso.  Adoramos comer doces e quase 99,9% das pessoas  não resistem a uma deliciosa sobremesa. Por isso eu sempre digo não exagere e nunca digo corte o açúcar. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que, no máximo, de 5% a 10% de suas calorias venham do consumo do açúcar. Ou seja, se você ingere 2 mil calorias por dia, pode tranquilamente consumir cerca de 200 calorias vindas de um doce que você goste –até um pouquinho mais, pois o doce dificilmente é feito apenas de açúcar, podendo ter também gorduras e proteínas.

A questão é que as coisas vão se somando ao longo do dia. Você toma um suco natural com açúcar, cinco xícaras de cafezinho durante o dia com açúcar, coloca açúcar em cima de algumas frutas para ficar mais docinho… Assim, extrapola a quantidade de açúcar considerada saudável ao longo de um dia e lamenta que não pode comer um pedacinho de chocolate pois vai engordar. Use a cabeça. Tome sucos que são naturalmente doces: abacaxi, por exemplo, em vez de maracujá. Café, pode ser puro ou com três gotas de adoçante, que não vão matar ninguém.  E aí você ainda come seu pedaço de doce pequeno, sem exageros.

2 – Não extrapole o consumo de sal

Já é pra lá de sabido que o excesso de sal faz mal para a pressão arterial, além de provocar acumulo de líquidos, inchaço e mal-estar. Outra dica bem batida, né? Sim, mas temos que falar e falar sobre isso, afinal de contas, a mania que o brasileiro tem de salgar a comida é estrondosa. Consumimos mais do que o dobro considerado saudável. Então, por qual motivo você pega o saleiro e taca sal na comida sem ao menos ter experimentado o alimento antes? O paladar do brasileiro é que está equivocado, não é a comida que tem pouco sal. Precisamo reduzir a quantidade de sal na hora do preparo e evitar usar o saleiro dessa forma tão displicente.

3 – Evite o excesso de gorduras

Você deve reduzir a ingestão principalmente de gorduras saturadas. As pessoas estão muito focadas em cortar o carboidrato, evitar o açúcar, e se esquecem do mal que faz o excesso de gordura. É o nutriente que está mais pronto para ser estocado se consumido em excesso, o que se acumula nas paredes das artérias, entupindo e dificultando a passagem do sangue, o que tem digestão mais lenta. Por isso, na hora de escolher sua fonte de proteína, que sempre contém gordura, opte por aquelas mais leves, ou que pelo menos no preparo não sofram mais adição de gordura, como as frituras. Frango assado ou frito? Batata cozida ou frita? É apenas questão de escolha!

4 – Coloque fibras em todas as refeições

As fibras são importantes no controle do colesterol e da glicemia, aumentam a saciedade e melhoram o trânsito intestinal. Ou seja, são maravilhosas! Basta colocar no seu prato legumes, verduras frutas e grãos que você terá na sua refeição sempre algum tipo de fibra. Lembre-se: quanto mais natural você consumir esses alimentos, melhor. Se triturar demais ou aquecer demais pode perder um pouco desse poder todo… Nada como comer uma maçã com a casca, chupar o bagaço da laranja, comer legumes sentindo o verdadeiro gosto que cada um tem, sem encher de azeite e molhos.

5 – Hidrata-se bem!

Todas as reações do nosso corpo precisam de água para acontecer. Até o processo da lipólise, que é a quebra das células de gordura, usa a água em seu processo. Por isso, quanto mais hidratado o corpo for, melhor ele exercera suas funções. Não espere sentir sede, programe-se para beber copos de água durante todo o dia.

6 – Desembrulhe menos e descasque mais

Isto é: prefira os alimentos naturais aos industrializados. Alimentos processados tem conservantes, corantes, aromatizantes e outros aditivos químicos que não fazem bem ao organismo. Portanto, vá mais à feira que ao mercado!

7 – Coma apenas o suficiente

Pare de comer sempre que sentir que está satisfeito, mesmo se perceber que "caberia" um pouquinho mais. Nosso estômago se acostuma a estar sempre cheio e temos a sensação de que ele está vazio, que ainda cabe mais alguma coisa… Deixar esse pequeno espaço vazio promove o encolhimento do estômago, que com o tempo passa a ficar saciado com quantidades menores de comida. O excesso de comida causa envelhecimento precoce, provoca confusão nas funções orgânicas, gera inflamações dentro de nosso corpo. Para que se sentir estufado, se ficar satisfeito é bem melhor?

8 – Fuja de todas estas dicas de vez em quando

Vez ou outra, cometa aquilo que você acha que é um pecado, dê aquela derrapada sem culpa e depois volte a ter seu equilíbrio diário. Quem não gosta de sair da rotina? Essa é mais uma forma de voltarmos à alimentação regrada com todo gás! Só não abuse da tática.

No vídeo de hoje do canal BemStar, eu e Marcia Daskal vamos falar mais de nutrição. O que o suco detox pode fazer por você? Confira neste link.

Até!

 

Sobre o autor

Marcio Atalla é professor de educação física, com pós-graduação em nutrição pela USP (Universidade de São Paulo). Depois de muitos anos como preparador físico de atletas de alto rendimento, passou a desenvolver uma série de iniciativas na mídia para incentivar a população a levar uma vida mais saudável. É autor de três livros, entre eles, “Sua Vida em Movimento” (ed. Paralela), com mais de 50 mil cópias vendidas.

Sobre o blog

Dicas simples e muito eficazes para você ajustar seu estilo de vida aos poucos, começando a se movimentar mais e a fazer melhores escolhas alimentares. Detalhe fundamental: todas baseadas em estudos, sem espaço para mitos e modismos que sempre surgem quando o assunto é saúde e bem-estar.

Blog do Marcio Atalla