Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Atalla

Sua água não precisa ser alcalina para o organismo funcionar bem

Marcio Atalla

18/10/2018 04h00

Crédito: iStock

Sim, a água é importante para sua saúde. Manter-se hidratado garante que inúmeras funções do nosso organismo que utilizam a água sejam executadas de forma mais eficiente. Até mesmo o processo de quebra da molécula de gordura, conhecido como lipólise, usa a água para sua realização.

Nesse ponto, estamos todos de acordo. Não há nenhuma novidade. Mas, como tudo hoje em dia, há um "processo de complicação" para que soluções possam ser oferecidas até na hora de fazer uma coisa tão simples quanto beber água. E, quanto mais bonita for a linguagem usada, mais credibilidade a teoria tem.

Então, de repente, passou-se a discutir o pH da água e como é importante escolher uma água alcalina –ou seja, que tenha o pH acima de 7. E assim muitas pessoas passaram a consumir e procurar por essas tais águas com o pH ideal –mesmo que elas sejam mais caras.

Por que a água alcalina não é melhor para a saúde?

O pH da água é o potencial hidrogeniônico que ela tem, ou seja a quantidade do íon H, e que varia entre 1 e 14. Dentro dessa escala, de 1 a 6 o pH é considerado baixo e por isso a água é ácida. Com pH 7 a água é neutra, e entre 8 e 14 ela é alcalina, o que segundo alguns seria a melhor para saúde. E por quê? Bem… Desculpe-me por ter que revelar que não há exatamente nada que essa quantidade de íon H maior ou menor possa fazer pela saúde das pessoas.

O argumento de que a água alcalina equilibraria a acidez no estômago é totalmente infundado. O ambiente estomacal tem pH na faixa de 2,5 a 3, que é produzido pelo ácido clorídrico, isso é o normal. Não está errado, a pessoa não está doente.

Ao beber água alcalina a fim de reduzir a acidez do organismo, sabe o que acontece dentro do estômago? Nada. O ácido clorídrico é muito mais forte e não está lá no estomago por acaso: ele faz parte do suco gástrico é um dos responsáveis pela nossa digestão.

Dizer, ainda, que o pH da água pode melhorar a acidez do sangue é igualmente mentiroso. E a explicação é muito simples: o pH do sangue varia entre 7,35 e 7,45, e por ter essa oscilação mínima entre o maior e menor número, nosso corpo tem mecanismos refinadíssimos para mantê-lo dentro dessa faixa. Portanto, sua variação não seria benéfica, ao contrário, poderia ser mortal.

Nosso corpo, essa máquina tão inteligente, não precisa da ajuda de uma água com pH maior ou menor para funcionar melhor. Ele precisa é de água limpa, potável, em boas quantidades ao longo do dia. E precisa também de movimento físico e "descomplicação"!

E você precisa ver esse vídeo no meu canal, em que converso sobre natação para triatletas com o técnico Arilson Soares!

Até!!

Sobre o autor

Marcio Atalla é professor de educação física, com pós-graduação em nutrição pela USP (Universidade de São Paulo). Depois de muitos anos como preparador físico de atletas de alto rendimento, passou a desenvolver uma série de iniciativas na mídia para incentivar a população a levar uma vida mais saudável. É autor de três livros, entre eles, “Sua Vida em Movimento” (ed. Paralela), com mais de 50 mil cópias vendidas.

Sobre o blog

Dicas simples e muito eficazes para você ajustar seu estilo de vida aos poucos, começando a se movimentar mais e a fazer melhores escolhas alimentares. Detalhe fundamental: todas baseadas em estudos, sem espaço para mitos e modismos que sempre surgem quando o assunto é saúde e bem-estar.

Blog do Marcio Atalla