Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Atalla

Desafio do Atalla parte 2: a reta final

Marcio Atalla

20/12/2018 04h00

Crédito: iStock

Ainda faltam quase dez dias para terminar aquele desafio que eu fiz a vocês, lembram? A ideia era colocar movimento na rotina, o suficiente para surgirem algumas mudanças no corpo, na disposição e na saúde.

Pois bem, espero que muitos de nossos leitores estejam ainda animados e possam dividir com a gente em breve os relatos de suas experiências. Aproveito para deixar algumas dicas a mais para turbinar essa reta final.

Que tal fazer flexões de braço, antes e após escovar os dentes, todos os dias? Conhece a cadeira chinesa? Aquele exercício no qual você encosta as costas na parede e flexiona as pernas, como se estivesse sentado em uma cadeira invisível. Que tal fazer 2 minutos antes do almoço, 2 minutos após o almoço e outra sessão antes e depois do jantar? Outra dica é colocar o despertador do relógio para tocar a cada 2 horas e fazer (não importa onde você estiver) 20 polichinelos.

Claro que, junto a essas brincadeiras (que de tão inocentes parecem, mas só parecem, não surtir efeito), é bom lembrar que você pode baixar no seu celular algum aplicativo que conta a distância que você percorreu durante o dia. O bacana é caminhar pelo menos 7 km ou dar no mínimo 10 mil passos ao longo do dia.

Entre um amigo oculto e outro, lembre-se que você pode fazer caminhadas, subir escadas e, dessa forma, aliviar a culpa que pesa sobre seus ombros por ter bebido ou comido demais. De certa forma, é uma maneira de minimizar os "danos" que o exagero pode causar, ou ainda de manter o equilíbrio, para que você não deixe de curtir nenhuma de suas festas e comemorações de fim de ano.

O mais importante é que durante esses 30 dias de desafio você consiga incorporar algumas mudanças que mantenha nos próximos 60, e quem sabe ainda nos próximos 90. Na verdade, o tempo de 90 dias ou três meses é o tempo mínimo necessário para que você consiga manter mais facilmente esse hábito em sua rotina. Está cientificamente comprovado que, se ao longo de 90 dias você repetir o mesmo gesto, em 70 dias você terá criado um novo hábito, que dificilmente irá abandonar.

Então, rumo a novas metas, novos hábitos, tudo por uma vida com mais qualidade. Lembre-se: seu corpo reconhece (e precisa) de movimento. Não importa onde nem por quê. Apenas faça, coloque-se em movimento sempre que possível!

No vídeo de hoje, respondo a várias perguntas dos assinantes, vale a pena conferir: https://www.youtube.com/watch?v=_PY7GQCCtqs

Até!

Sobre o autor

Marcio Atalla é professor de educação física, com pós-graduação em nutrição pela USP (Universidade de São Paulo). Depois de muitos anos como preparador físico de atletas de alto rendimento, passou a desenvolver uma série de iniciativas na mídia para incentivar a população a levar uma vida mais saudável. É autor de três livros, entre eles, “Sua Vida em Movimento” (ed. Paralela), com mais de 50 mil cópias vendidas.

Sobre o blog

Dicas simples e muito eficazes para você ajustar seu estilo de vida aos poucos, começando a se movimentar mais e a fazer melhores escolhas alimentares. Detalhe fundamental: todas baseadas em estudos, sem espaço para mitos e modismos que sempre surgem quando o assunto é saúde e bem-estar.

Blog do Marcio Atalla