Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Atalla

Laranja é uma fruta fora de moda, mas traz diversos benefícios à saúde

Marcio Atalla

30/05/2019 04h00

Crédito: iStock

Em tempos atuais o que é bom mesmo é quase sempre novidade ou tem nome difícil… Vieram chia, quinoa, amaranto, chás de tudo que é nome, e suco? Se não for detox, nem adianta tomar… Os velhos pão, leite, suco de laranja… isso está ultrapassado. Alias, "melhor beber refri zero, que não tem caloria, do que suco natural que tem muitas calorias"!?!?!? Sim, eu já ouvi muito isso por aí…

Então, hoje eu resolvi escrever sobre os benefícios maravilhosos de uma dessas frutas, que temos em abundância no Brasil, e que ficou um pouco démodé. A laranja. Bem, pra começar essa fruta tem uma quantidade absurda de fibras, e se você chupa a fruta e ainda a vira "do avesso", consegue comer o bagaço, que é bem gostoso e rico em pectina, uma excelente fibra solúvel que diminui a absorção de açúcar e gorduras pelo nosso organismo.

Aquele papo de vitamina C da laranja também é velho, mas é real, e junto com os flavonoides, sim, tem poder antioxidante e anti-inflamatório. E os flavonoides da laranja ainda tem ação sobre moléculas reguladores do colesterol, da pressão sanguínea e da agregação plaquetária, o que reduz bastante a possibilidade de doenças cardiovasculares.

Por isso, é interessante consumir a laranja com regularidade. Uma fruta barata, que tem poucas calorias (cerca de 55 a unidade) e lotada de benefícios pra saúde. Estudos recentes comprovaram que o suco de laranja em cultura de células cancerígenas promoveu a redução da viabilidade e do acúmulo, podendo reduzir a multiplicação das mesmas. E pra completar, mas não pra finalizar (ainda teriam muitos outros pontos a falar sobre os benefícios dessa fruta), eu citaria um outro estudo que comprovou que o poder antioxidante da laranja protege constituintes celulares contra possíveis danos causados pela Hepatite C crônica, como cirrose e insuficiência hepática.

Nada mal para uma fruta tão ordinária…. Por essas e outras, que as boas e velhas laranja, maça, banana e outras coisas tão "banais" não faltam na minha vida. Apesar do velho tênis e da calça desbotada…

E ainda com a série: bons e velhos hábitos, acompanhe o vídeo de hoje, em que vamos falar de bichos de estimação e de quanto eles podem fazer bem ao dono e vice-versa!! https://studio.youtube.com/video/fxjc1QQNF6g/edit

Até!!

Sobre o autor

Marcio Atalla é professor de educação física, com pós-graduação em nutrição pela USP (Universidade de São Paulo). Depois de muitos anos como preparador físico de atletas de alto rendimento, passou a desenvolver uma série de iniciativas na mídia para incentivar a população a levar uma vida mais saudável. É autor de três livros, entre eles, “Sua Vida em Movimento” (ed. Paralela), com mais de 50 mil cópias vendidas.

Sobre o blog

Dicas simples e muito eficazes para você ajustar seu estilo de vida aos poucos, começando a se movimentar mais e a fazer melhores escolhas alimentares. Detalhe fundamental: todas baseadas em estudos, sem espaço para mitos e modismos que sempre surgem quando o assunto é saúde e bem-estar.

Blog do Marcio Atalla