Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Atalla

O que acontece dentro do seu corpo enquanto você passa horas sentado?

Marcio Atalla

04/07/2019 04h00

Crédito: iStock

Enquanto você está sentado por horas e horas, coisas horríveis acontecem dentro do seu corpo e você nem imagina. O que eu posso dizer é que nenhuma delas é boa pra você ou sua saúde.

Quando eu falo, insistentemente, sobre a importância de quebrar o tempo sedentário, eu não estou mentindo nem sendo dramático, mas realista. No momento em que você senta, a atividade muscular já tem uma queda expressiva. Basta imaginar que o gasto calórico de estar em pé, é o dobro, aproximadamente, de quando estamos sentados. Com um pouco mais de tempo na mesma posição sentado, cerca de 3 horas, a dilatação das artérias sofre redução de 50%, o que significa um diminuição do fluxo sanguíneo.

Imagine se esse tempo sentado atinge 24 horas seguidas?? Impossível??? Não. Acontece com algumas pessoas, sem mesmo que elas possam perceber. Adolescentes muito conectados, workaholics, crianças que gostam de joguinhos… Levantam da cama, ao acordar, sentam pra jogar, o almoço vem até eles, quando percebem o dia passou e já está na hora de dormir de novo…. Enquanto o dia passa, dentro de nós, a insulina perde cerca de 40% da sua capacidade em tirar o açúcar do seu sangue, o que aumenta as chances de ter diabetes tipo 2.

O mais comum é passar um tempo menor sentado, sem levantar, o que não é menos destruidor para a saúde. Com 6 horas sentados seguidos, todos os dias, depois de 2 semanas, o colesterol ruim aumenta, ao passo que as enzimas responsáveis por quebrar as moléculas de gordura, diminuem. As contrações musculares tem queda progressiva, reduzindo o bombeamento de sangue de volta pro coração. Há, ainda, uma redução da massa óssea em cerca de 1% por ano.

Mesmo que você faça atividade física programada todos os dias, a partir do momento que você se coloca na posição sentado por horas consecutivas, o processo já começa, e piora de acordo com o quanto você permanece nessa posição.

Após 20 anos de trabalho sentado em escritório, por pelo menos 6 horas consecutivas, na hora de se aposentar você descobre que perdeu cerca de 7 anos de qualidade de vida, ou seja, sem intervenções médicas, ou até mesmo morte prematura. E que conquistou um aumento de mais de 60% de chance de ter doenças do coração ou 30% de chance de ter câncer de próstata ou mama.

E para reverter toda essa desgraça, é muito simples. Quebre o tempo sedentário. Não fique sentado por mais de 3 horas consecutivas por dia!! Com apenas essa atitude você já recupera 2 anos de vida, em média.

Você não precisa ser um atleta de ponta, não precisa de horas e horas no dia para se manter ativo. O mais importante que você pode (e deve) fazer pela sua saúde é QUEBRAR O TEMPO SENTADO!!

Para os mais curiosos, o vídeo de hoje do Canal Bem-Star fala sobre atividades físicas nas escolas, afinal é de pequeno que se aprende!!

https://www.youtube.com/watch?v=esZX29pS-uM

Até!

 

Sobre o autor

Marcio Atalla é professor de educação física, com pós-graduação em nutrição pela USP (Universidade de São Paulo). Depois de muitos anos como preparador físico de atletas de alto rendimento, passou a desenvolver uma série de iniciativas na mídia para incentivar a população a levar uma vida mais saudável. É autor de três livros, entre eles, “Sua Vida em Movimento” (ed. Paralela), com mais de 50 mil cópias vendidas.

Sobre o blog

Dicas simples e muito eficazes para você ajustar seu estilo de vida aos poucos, começando a se movimentar mais e a fazer melhores escolhas alimentares. Detalhe fundamental: todas baseadas em estudos, sem espaço para mitos e modismos que sempre surgem quando o assunto é saúde e bem-estar.

Blog do Marcio Atalla