Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Atalla

Treinar "só" 15 minutos é melhor do que não fazer nada?

Marcio Atalla

18/07/2019 04h00

Crédito: iStock

Sim. Na verdade, malhar 5 minutos é melhor que nada. Calma!! Ninguém tá falando pra você se arrumar todo, colocar short, tênis, camisa de treino, ir para academia é malhar 5 minutos e ir embora pra casa que já está bom! Não!! Mas ainda assim, seria melhor que ZERO!

 

Mas, quando eu falo em 5, 10 minutos eu me refiro mais a uma "malhação"  improvisada… Uma subida de escada, por exemplo. Experimenta ficar 5 minutos subindo as escadas do seu prédio?? Se isso não for uma malhação e tanta, eu fiquei louco de vez! Até para quem já está com bom condicionamento físico é. Para quem não faz nada, está sedentário, é como se fosse uma corrida intensa. Pode acreditar!

 

Então, sempre alguma coisa é melhor que nada… 10 minutos em casa dançando, 15 minutos de caminhada, 20 minutos na academia, e por aí vai. Melhor ainda é somar esses pequenos treinos, e no fim do dia ter conseguido acumular um nível de movimento físico bem bacana!!

 

O que me deixa um pouco aflito nessa questão dos 5, 10 minutos são essas aulas e aplicativos que prometem entregar resultados extraordinários (estéticos), com poucos minutos de treino exaustivo. E se a pessoa que for fazer os exercícios não tiver excelente consciência corporal é um caminho curto para lesões. Até mesmo para quem sabe executar de forma correta, pode cometer erros depois de muitas repetições à exaustão! Todo cuidado é pouco! Principalmente para quem vai sair do sedentarismo, é importante fazer a coisa de uma forma gradual.

 

Malhar 5, 10, 15 minutos é ótimo sim. Já melhora muitos indicativos de saúde. Apenas 15 minutos de atividade física por dia, já reduz chance de diabetes e hipertensão. Em relação a uma pessoa sedentária, diminui o risco de doenças cardíacas em mais de 50%!

 

Mas, claro, o corpo acostuma, e depois de um tempo apenas os 5 ou 10 minutos por dia podem não ser mais suficientes para o emagrecimento, por exemplo. Mas, continuará promovendo benefícios para a sua saúde. Quando você achar que estagnou, é sinal que você ganhou condicionamento físico e adquiriu um novo hábito. Ai, seria bom pensar que nossa saúde merece alguns minutos a mais, que já está na hora de incrementar!

 

Aproveita e assiste ao vídeo de hoje com exercícios educativos de corrida, quem sabe essa não será sua próxima atividade? https://www.youtube.com/watch?v=K8drxnEK0RM&feature=youtu.be

 

Até!

Sobre o autor

Marcio Atalla é professor de educação física, com pós-graduação em nutrição pela USP (Universidade de São Paulo). Depois de muitos anos como preparador físico de atletas de alto rendimento, passou a desenvolver uma série de iniciativas na mídia para incentivar a população a levar uma vida mais saudável. É autor de três livros, entre eles, “Sua Vida em Movimento” (ed. Paralela), com mais de 50 mil cópias vendidas.

Sobre o blog

Dicas simples e muito eficazes para você ajustar seu estilo de vida aos poucos, começando a se movimentar mais e a fazer melhores escolhas alimentares. Detalhe fundamental: todas baseadas em estudos, sem espaço para mitos e modismos que sempre surgem quando o assunto é saúde e bem-estar.

Blog do Marcio Atalla