Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Atalla

O poder das fibras para a saúde do nosso organismo

Marcio Atalla

25/07/2019 04h00

Crédito: iStock

As fibras que consumimos em nossa alimentação não fornecem nutrientes para o organismo, mas são elementos essenciais para uma dieta realmente saudável. De fato, elas previnem algumas doenças e podem até ajudar no emagrecimento, e por isso muitas pessoas querem aumentar seu consumo, mas ficam na dúvida e quais alimentos são boas fontes de fibras, quais são os tipos de fibras e  quais são seus benefícios.

As fibras estão presentes em alimentos de origem vegetal e podem ser solúveis ou insolúveis, de acordo com sua capacidade ou não de se dissolver na água. As fibras solúveis se misturam à água e formam um gel, o que aumenta a viscosidade do alimento e retarda o esvaziamento gástrico. Isso ajuda a manter a sensação de saciedade, o que é ótimo para quem quer emagrecer, já que se demora mais tempo a sentir fome, além de retardar a absorção dos carboidratos, o que evita o aumento da glicose no sangue e um futuro quadro de diabetes.

E tem mais. Elas também ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim, o LDL, porque a ligação das fibras aos ácidos biliares, que são eliminados pelas fezes, diminui a possibilidade de reabsorção desse colesterol.

Mas atenção, até mesmo as fibras devem ser consumidas com equilíbrio. Por serem fermentáveis, podem causar distensão abdominal e flatulência, se consumidas em excesso podem atrapalhar a absorção de alguns minerais, como o cálcio, zinco, magnésio e ferro.

Já as fibras insolúveis permanecem intactas durante o processo digestivo, e uma de suas principais funções é o aumento do bolo fecal e a redução do tempo do transito intestinal. Parece que não é muita coisa, mas essa passagem mais rápida pelo intestino e a capacidade das fibras em reter substâncias tóxicas durante o processo de eliminação do bolo fecal, são excelentes preventivos contra o câncer de intestino.

Você pode achar fibras solúveis nas maçãs, cenoura, beterraba, mandioca, lentilha, soja, aveia e outros alimentos. As insolúveis estão no feijão, milho, cereais, farelo de trigo, e outros também.

Infelizmente nossa dieta está pobre em  consumo de fibras, em consequência da grande oferta de produtos ultraprocessados, refinados e o refinados e consumo excessivo de carne vermelha.

Por isso, vale sempre a máxima: equilibrar a alimentação, colocando mais fibras, variando bastante as fontes das mesmas, e sem nunca esquecer aquela boa e velha atividade física todos os dias!

Até!

Sobre o autor

Marcio Atalla é professor de educação física, com pós-graduação em nutrição pela USP (Universidade de São Paulo). Depois de muitos anos como preparador físico de atletas de alto rendimento, passou a desenvolver uma série de iniciativas na mídia para incentivar a população a levar uma vida mais saudável. É autor de três livros, entre eles, “Sua Vida em Movimento” (ed. Paralela), com mais de 50 mil cópias vendidas.

Sobre o blog

Dicas simples e muito eficazes para você ajustar seu estilo de vida aos poucos, começando a se movimentar mais e a fazer melhores escolhas alimentares. Detalhe fundamental: todas baseadas em estudos, sem espaço para mitos e modismos que sempre surgem quando o assunto é saúde e bem-estar.

Blog do Marcio Atalla