Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Atalla

Correr causa flacidez na pele e acelera o envelhecimento?

Marcio Atalla

15/08/2019 04h00

Crédito: iStock

Essa é uma pergunta recorrente, principalmente, vinda de mulheres. As que querem começar e as que já são corredoras fanáticas, todas se preocupam nos efeitos que essa atividade pode provocar na pele.

Na verdade, a flacidez (e o envelhecimento) da pele ocorrem principalmente pela perda na produção de colágeno e elastina, que acontece de forma lenta, mas a partir dos 30 anos de idade. O colágeno é a proteína mais abundante em nosso corpo, e o ideal é já pensarmos em repor e evitar sua perda acelerada, já que a perda natural vai ocorrer de qualquer forma. Logo, já podemos concluir que a corrida não é a causa da flacidez da pele.

Imagine uma criança que corre todos os dias, brincando, jogando, etc. Ela não vai ficar com flacidez na pele após 5 anos fazendo essas atividades, certo? Aí, alguém vai dizer: fulano correu a vida toda, correu durante 50 anos, veja como sua pele ficou flácida… Bem, se ele tivesse ficado sentado provável que a pele tivesse ficado ainda mais flácida e sem nenhum estímulo muscular.

A flacidez também está ligada ao fator genético de cada um, de cada tipo de pele. Certamente que exercícios de musculação e de força resistida melhoram o tônus muscular, e a flacidez fica menos aparente. Ainda assim é um processo natural, mas que pode ser ralentado com alguns cuidados importantes. O consumo de proteína na alimentação é imprescindível para que a síntese de proteína aconteça. Ter uma alimentação com alimentos que promovem a produção de colágeno e repor o colágeno, são atitudes que ajudam a evitar a flacidez precoce. Com relação à pele facial, a falta de proteção solar é devastadora, e para os corredores é importante ter essa atenção… A exposição solar pode provocar a flacidez durante a corrida, e o corredor que não tiver o cuidado em se proteger, pode ficar com a pele envelhecida e flácida, dando a impressão que foi provocado pela atividade.  Não esquecer de colocar na lista que é importante evitar excesso de bebidas alcoólicas e o tabagismo, e fazer atividade física regularmente. Até mesmo a corrida.

Mas, ainda há quem diga que a pele, sobretudo a do rosto, fica mais flácida por conta do impacto que a corrida promove. O que sabemos é que atividades físicas muito intensas aumentam a produção de radicais livres, e isso pode contribuir para o envelhecimento e intoxicação da pele. Mas, veja bem: a intensidade do exercício é que promove esse aumento indesejado, não o tipo de atividade. Na verdade, nós produzimos radicais livres em diversas reações metabólicas e precisamos deles em certa quantidade em nosso corpo. Eles são necessários, por exemplo, no bom funcionamento do sistema imunológico. Logo, a atividade física moderada e regular é excelente para produção de radicais livres em pequenas quantidade e também na produção de antioxidantes, o que provoca a desintoxicação da pele.

No vídeo de hoje do Canal BemStar, eu falo sobre dois tipos de atividade física: o aerohit e a calestenia, respondendo às duvidas dos assinantes!

Até!

Sobre o autor

Marcio Atalla é professor de educação física, com pós-graduação em nutrição pela USP (Universidade de São Paulo). Depois de muitos anos como preparador físico de atletas de alto rendimento, passou a desenvolver uma série de iniciativas na mídia para incentivar a população a levar uma vida mais saudável. É autor de três livros, entre eles, “Sua Vida em Movimento” (ed. Paralela), com mais de 50 mil cópias vendidas.

Sobre o blog

Dicas simples e muito eficazes para você ajustar seu estilo de vida aos poucos, começando a se movimentar mais e a fazer melhores escolhas alimentares. Detalhe fundamental: todas baseadas em estudos, sem espaço para mitos e modismos que sempre surgem quando o assunto é saúde e bem-estar.

Blog do Marcio Atalla