Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Atalla

Como sonho de mudar o estilo de vida de uma cidade inteira virou realidade

Marcio Atalla

24/10/2019 04h00

iStock

Eu gosto de ciência, de comprovações científicas, de teses, estudos… Eu mesmo fiz o meu próprio estudo. Foi a primeira intervenção populacional para mudança de estilo de vida, baseada no combate ao sedentarismo e em melhores hábitos na alimentação, em noites bem dormidas, melhor controle das emoções.

Aconteceu em Jaguariúna, interior de São Paulo, no ano de 2017, durante praticamente nove meses. Começamos, eu e minha equipe, com o respaldo do Vigitel, a colher dados dos moradores, como circunferência abdominal, peso e altura, exames de sangue, aferição da pressão arterial, para termos dados comparativos ao final do projeto.

Durante os meses seguintes, estivemos na cidade fazendo muita promoção de informação, em escolas, UBS (Unidades Básicas de Saúde), junto aos agentes de saúde, médicos e enfermeiros, nas empresas, nas praças e nos parques.

Promovemos, também, oficinas que ajudavam a entender sobre alimentação, sobre a importância do movimento físico, caminhadas, passeios ciclísticos, competições para premiar as pessoas mais engajadas no projeto… enfim, uma série de ações.

Aos poucos, percebia que as pessoas se chegavam mais, incentivam umas às outras, mas era realmente um mistério o impacto real que estávamos promovendo na vida daquelas pessoas. Isso me deixava um pouco ansioso, afinal, era um piloto, um trabalho sendo feito pela primeira vez, sem seguir nenhum protocolo, e podia dar certo ou errado.

Normalmente, em intervenções de massa, quando há sucesso, significa que o resultado alcançado foi de 5%. Estava querendo ficar dentro dessa faixa, porque seria muito ruim, até mesmo pro que sempre acreditei sobre estilo de vida, que não fôssemos capazes de sensibilizar pelo menos uma pequena parte da população para pequenas mudanças… afinal, nossa proposta era toda baseada em conscientização, melhores escolhas, nada muito "radical".

E chegamos ao final do ano e do projeto. E já estava na hora de colher todos os dados novamente, e eu não sabia nem se as pessoas concordariam ou ainda estariam "a fim" de retornar para terem seus dados cadastrados novamente.

O final dessa história foi muito feliz. E com muito orgulho e profundo agradecimento à minha equipe, a todos os envolvidos e à população de Jaguariúna, tivemos o prazer de receber a ótima noticia de que havíamos atingido de forma positiva praticamente 40% dos moradores de Jaguariúna.

Meu sonho virou realidade, e melhor, virou estudo cientifico, publicado na Obesity, jornal de publicações científicas, que foi editado por uma excelente equipe de professores da USP, entre eles, Fabiana e Bruno Galeano.

No link da playlist Vida de Saúde, que está no meu canal você pode acompanhar as várias ações que fizemos por lá…

Espero que gostem!

Até!

Sobre o autor

Marcio Atalla é professor de educação física, com pós-graduação em nutrição pela USP (Universidade de São Paulo). Depois de muitos anos como preparador físico de atletas de alto rendimento, passou a desenvolver uma série de iniciativas na mídia para incentivar a população a levar uma vida mais saudável. É autor de três livros, entre eles, “Sua Vida em Movimento” (ed. Paralela), com mais de 50 mil cópias vendidas.

Sobre o blog

Dicas simples e muito eficazes para você ajustar seu estilo de vida aos poucos, começando a se movimentar mais e a fazer melhores escolhas alimentares. Detalhe fundamental: todas baseadas em estudos, sem espaço para mitos e modismos que sempre surgem quando o assunto é saúde e bem-estar.

Blog do Marcio Atalla