menu
Topo
Blog do Marcio Atalla

Blog do Marcio Atalla

Categorias

Histórico

O perigo do tempo sedentário que passa despercebido...

Marcio Atalla

17/05/2018 04h00

Crédito: iStock

Como venho falando cada vez mais sobre como nosso estilo de vida muda em função, prioritariamente, do meio ambiente, achei que deveria fazer quase que um manual para mostrar de forma mais clara e eficiente possível o que podemos fazer para mudar nosso comportamento, já que mudar o meio ambiente é muito mais difícil.

E nosso ambiente de hoje é moderno, tecnológico, facilitador, promove a lei do menor esforço pra tudo. Mas, é preciso lembrar que a espécie sobreviveu e evoluiu graças a capacidade dos seres humanos de poupar energia nos momentos em que não estavam em movimento, caçando, lutando, enfim sobrevivendo. Quem tinha a maior capacidade de estocar energia no corpo, tinha essa "vantagem" e, portanto, mais chance de sobreviver.

Nós, a evolução da espécie, somos extremamente eficientes em estocar energia, e a forma mais fácil para o corpo estocar combustível é em forma de gordura. Na prática, isso significa que, inconscientemente, todas as decisões que tomamos é para poupar energia. Ou você pensa de que lado vai sair da cama pela manhã? Ou na hora de andar? Ou ao escovar os dentes? E quando procura a vaga mais perto da porta? Todas são decisões inconscientes e automáticas, sempre visando a economia de energia.

Nossa geração vai ser a primeira a ter que colocar o movimento de maneira consciente no cotidiano. Nos anos 1980, o simples fato de não ter tanta tecnologia nos obrigava a levantar para trocar o canal da TV, atender o telefone e até apagar a luz; usar mais escadas e caminhar muito mais. Nosso movimento diário era de cerca de 10 mil passos e colhíamos os benefícios disso. Hoje, não chegamos a dois mil.

Temos celulares no bolso, computadores e uma série de facilidades que nos tornam cada vez mais sedentários. Então, vamos a um pequeno manual de como sair do modo automático e colocar mais movimento no seu dia a dia:

1 – Não tenha garrafa de água na sua mesa ou estação de trabalho. Se obrigue a levantar a cada hora para beber um copo de água;

2 – Se você mora ou trabalha em prédio, tente algumas vezes no dia subir alguns andares de escada, não use sempre o elevador;

3 – Em shoppings ou no metrô, não use escadas rolantes, prefira as convencionais;

4 – Acumule passos! Procure fazer as refeições perto do trabalho, assim você pode ter a opção de ir caminhando;

5 – Tente estacionar o carro numa vaga mais distante ou mesmo descer um ponto antes do seu destino final;

6 – Troque algumas horas do dia que você passa sentado pela posição em pé: pode ser quando estiver ao telefone, trabalhando no computador, conversando etc;

7 – Leve seu filho ou seu cachorro para passear pelo menos uma vez ao dia;

8 – Use bicicleta como meio de transporte sempre que for possível;

9 – Arrumar a casa é sempre uma boa desculpa para se movimentar sem ter que ir pra rua;

10 – Distâncias curtas devem sempre ser feitas a pé: farmácia, mercado, padaria… Aproveite para caminhar!

Sim, são pequenas atitudes. Mas quando somadas fazem toda a diferença que precisamos em prol da nossa qualidade de vida.

E hoje tem vídeo no canal BemStar! Vou tirar duvidas sobre emagrecimento, treino aeróbico e dietas. Não perca!

Até!

Sobre o autor

Marcio Atalla é professor de educação física, com pós-graduação em nutrição pela USP (Universidade de São Paulo). Depois de muitos anos como preparador físico de atletas de alto rendimento, passou a desenvolver uma série de iniciativas na mídia para incentivar a população a levar uma vida mais saudável. É autor de três livros, entre eles, “Sua Vida em Movimento” (ed. Paralela), com mais de 50 mil cópias vendidas.

Sobre o blog

Dicas simples e muito eficazes para você ajustar seu estilo de vida aos poucos, começando a se movimentar mais e a fazer melhores escolhas alimentares. Detalhe fundamental: todas baseadas em estudos, sem espaço para mitos e modismos que sempre surgem quando o assunto é saúde e bem-estar.