Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Atalla

10 passos para mudar totalmente de vida!

Marcio Atalla

18/04/2019 04h00

Crédito: iStock

Hoje vou listar os 10 passos que considero serem os mais importantes para uma mudança total de estilo de vida. Mas, lembre-se, eles devem ser aplicados de forma gradativa. E com convicção!

Partimos do ponto que você decide iniciar um programa de exercícios físicos. Esse é o passo mais importante, é que dará o start em toda a sua mudança! Vamos, então aos outros dez.

1º Passo: SEGURANÇA

É fundamental fazer alguns exames, um breve check up, para ter um "nada consta" do médico e iniciar sua atividade. Para quem vai contar com professores de Educação Física, os resultados dos exames ajuda na elaboração de um programa  de treinamento físico, que leve em conta as particularidades da pessoa, garantindo sua segurança, bem como a eficiência do treinamento.

2º Passo: LIMITE

Você inicia o treinamento físico, sente-se bem, e acha que pode mais do que o proposto em seu programa.

Respeite o seu corpo e suas limitações. A adaptação deve acontecer de forma gradual. Pense que, por vezes, anos e anos se passaram sem que aqueles músculos e articulações recebessem qualquer estimulo físico. A chance de ocorrerem lesões, simples ou mais complexas, não é pequena e isso provocaria o término prematuro das sessões de exercícios físicos, ou até outras possíveis complicações.

3º Passo: PROGRAMAÇÃO

Para não ir nem além, nem aquém, podemos usar como base o que diz a Organização Mundial da Saúde para seguir esse passo.

Guarde 150 minutos de sua semana para praticar atividades aeróbicas, que são aquelas que fazemos com intensidade moderada, e que conseguimos manter por um tempo mais prolongado. Alguns exemplos seriam a caminhada, a corrida, o ciclismo, a natação.  O Ideal é dividir esses 150 minutos em 30 minutos, 5 vezes por semana. Esse tipo de exercício garante a saúde do coração e é excelente para eliminar reduzir a gordura corporal. Além disso, a OMS também preconiza, pelo menos, 2 sessões de exercícios de força por semana, que são atividade como musculação, Pilates, ginastica, funcional, etc. Com o avanço da idade, perdemos massa óssea e muscular de forma espontânea (osteopenia/sarcopenia), e essas atividades são excelentes para manter ou aumentar a massa muscular.

Vale dizer também, que um corpo com maior quantidade de músculos, é menos preguiçoso e trabalha com mais vigor.

Claro que essa é a recomendação mínima e você pode aumentar esse limite com o desenvolvimento de seu desempenho e melhora na condição física.

4º Passo: VARIAÇÃO

Sempre bom mudar um pouco, ainda mais quando a atividade que fazemos não é exatamente aquela que amamos. Então, mudar o esporte, a atividade, ou até mesmo a maneira como se executa as atividades dão novos estímulos ao nosso corpo , o que é sempre ótimo! Troque a corrida pela natação, de vez em quando. Alterne musculação com funcional. Experimente incluir um esporte em grupo, pelo menos, 1 vez por semana. As atividades podem se somar, e não serem excludentes.

5º Passo: IMPROVISO

Quando a rotina estiver mais puxada e você não conseguir seguir o seu programa de treino, lembre-se desse passo.

Movimente-se! Se não foi possível cumprir a planilha de treino, fazer a atividade que estava programada, pelo menos deixe seu dia mais movimentado, caminhando e trocando elevadores e escadas rolantes por escadas convencionais. Acumular passos significa ser ativo também. Mesmo sem ser praticante de atividade física, uma pessoa que dá 10 mil passos por dia já é considerada ativa. Para saber a quantidade de passos dados em 24 horas, basta ter um aparelho de contagem de passos, chamado pedômetro.

6º Passo: NUTRIÇÃO

Um corpo que se movimenta precisa de energia. Alimentar-se não se trata apenas de comer, "jogar comida pra dentro", mas usar o bom senso para fazer isso com equilíbrio, e com o principal objetivo de nutrir o corpo, dando a ele os mais variados nutrientes, que forneçam vitaminas, minerais e boa energia. Por isso refeições controladas na quantidade e ricas na qualidade é a maneira inteligente de fazer isso.  Faça boas escolhas e opte sempre por alimentos mais naturais, saudáveis e nutritivos.

Passo: HIDRATAÇÃO

Beber água a cada hora do dia é uma forma de manter o corpo hidratado. Não se deve esperar sentir sede, a sede já é um sinal de desidratação. A água faz parte de uma série de processos bioquímicos que acontecem em nosso corpo. Sem sua ajuda, o transporte de nutrientes, a eliminação de toxinas, a regulação da temperatura corporal, e outras atividades, ficam prejudicadas. Até mesmo no processo de queima de gordura utilizamos a água.

8º Passo: RESPEITO

Você é a autoridade máxima quando o assunto é sua saúde, por isso, respeite seu corpo. Você não deixaria que outra pessoa tratasse mal de sua saúde e de seu corpo. Por que então fazemos isso, nós mesmos? Não jogue qualquer "coisa" pra dentro de seu corpo. Para isso, evite as gorduras saturadas, evite o excesso de açúcares e sal. Claro que às vezes cometemos excessos e isso faz parte. Mas, fazer isso todos os dias, a todo o momento, com a justificativa de que "é gostoso, e irresistível", é o suficiente para você deixar de lado o seu bem de maior valor, que é você mesmo?

9º Passo: LIMPEZA

Você gosta da sua casa limpa, cheirosa e arruma? Então, deveria pensar da mesma forma com sua saúde. Junto com a água, as fibras tem grande poder de transportar os importantes nutrientes que ficam, e os restos que vão embora.  As fibras são os verdadeiros "faxineiros" de nosso corpo. Prefira os grãos integrais, frutas, legumes e verduras, esses são aliados da boa saúde e do bom funcionamento do corpo.

10º Passo: PENSE DIFERENTE

Corpo e mente precisam caminhar juntos. Nosso estilo de vida combina com a maneira que pensamos, que vemos a vida. Ao reprogramar seu corpo, sua cabeça deve acompanhar esse movimento. Caso contrário, será uma briga interna, e eterna. Procure pensar na qualidade de vida, na sua saúde. Buscar o prazer em alimentar-se de maneira saudável, em vez de associar esse hábito ao sacrifício. Perceber como é bom estar fora, em contato com a natureza, movimentando o corpo, acompanhado de amigos e familiares. De qualquer forma, a atividade física já fará muito nesse sentido, melhorando sua autoestima, seu humor e sua positividade.

Todos esses 10 passos devem ser dados aos poucos, e ao longo de algumas semanas, meses. Após um período, que segunda a ciência diz, é de no mínimo 90 dias, em que você repita o mesmo gesto por pelo menos 70 vezes, a mudança terá acontecido, seu corpo e mente terão se adaptado, e de uma forma natural, o que é fundamental para que você mantenha esse novo padrão de comportamento pra sempre. Boa sorte. A hora de começar é já!

E pra quem já começou, fez, emagreceu mas está difícil manter, veja minha dica, neste vídeo do Canal BemStar!

Até!

 

Sobre o autor

Marcio Atalla é professor de educação física, com pós-graduação em nutrição pela USP (Universidade de São Paulo). Depois de muitos anos como preparador físico de atletas de alto rendimento, passou a desenvolver uma série de iniciativas na mídia para incentivar a população a levar uma vida mais saudável. É autor de três livros, entre eles, “Sua Vida em Movimento” (ed. Paralela), com mais de 50 mil cópias vendidas.

Sobre o blog

Dicas simples e muito eficazes para você ajustar seu estilo de vida aos poucos, começando a se movimentar mais e a fazer melhores escolhas alimentares. Detalhe fundamental: todas baseadas em estudos, sem espaço para mitos e modismos que sempre surgem quando o assunto é saúde e bem-estar.

Blog do Marcio Atalla