Blog do Marcio Atalla http://marcioatalla.blogosfera.uol.com.br Dicas simples e muito eficazes para você ajustar seu estilo de vida aos poucos, começando a se movimentar mais e a fazer melhores escolhas alimentares. Thu, 30 Apr 2020 07:00:09 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.7.2 É bom lembrar: quem cuida da saúde está sempre mais bem preparado http://marcioatalla.blogosfera.uol.com.br/2020/04/30/quem-cuida-da-saude-esta-sempre-mais-bem-preparado/ http://marcioatalla.blogosfera.uol.com.br/2020/04/30/quem-cuida-da-saude-esta-sempre-mais-bem-preparado/#respond Thu, 30 Apr 2020 07:00:09 +0000 http://marcioatalla.blogosfera.uol.com.br/?p=960

iStock

Desde o fim do ano de 2019, ouvimos falar do surgimento do novo coronavírus na China. Parecia algo distante, lá do outro lado do mundo… Mas no fim do mês de fevereiro já surgia o primeiro caso, aqui no Brasil.

Não levou muito tempo para que a epidemia virasse pandemia e chegasse aos 5 continentes, “desrespeitando” raça, classe social, idade, sexo e, até mesmo, em alguns raros casos, os grupos de risco – já que tivemos casos de pessoas com doenças pré-estabelecidas que venceram o vírus.

Mas as estatísticas, após meio ano de surgimento da covid-19, nos mostram alguns dados importantes. Alguns positivos até. Como, por exemplo, a migração do gigante grupo de sedentários para o grupo de pessoas pouco ativas, ou seja, o distanciamento social e o isolamento fizeram com que muitas pessoas que tinham hábito de fazer nenhuma atividade física iniciassem uma pequena mudança e passassem a fazer um mínimo de movimento, o que já traz benefícios para a saúde.

Já os mais ativos e os muito ativos tiveram redução em seu nível de atividade física, o que também não chega a ser prejudicial, já que em épocas de pandemia manter o sistema imune em dia é fundamental, e os treinamentos mais intensos nos tornam mais vulneráveis. Um atleta que esteja treinando muito forte, e que pegasse o vírus, poderia ficar numa situação complicada, sem muitas reservas para combater o vírus e, consequentemente, precisando de internação.

Existe uma outra estatística, que mostrou que o número de óbitos em relação a covid-19 poderia estar associado à obesidade. Ou seja, a quantidade de óbitos da população obesa, em relação aos que possuem peso dentro da normalidade, é aproximadamente 10 vezes maior.

No Brasil, das mortes abaixo de 60 anos, 57% têm excesso de peso e não conseguiram resistir ao vírus, nem com tratamento. Pessoas que teoricamente não teriam problema em combater o vírus, por serem jovens, não resistiram ao vírus por conta do sobrepeso.

O excesso de peso sobrecarrega o organismo, e todas as tarefas ficam mais custosas para serem realizadas. O coração, os pulmões, o fígado, os rins, o pâncreas, enfim, todos os órgãos precisam fazer muito mais “força” para realizar suas tarefas do que em um corpo em que não há sobrepeso.

Existe uma outra condição bem delicada também, que é com relação aos diabéticos. Mais uma vez, assim como acontece com os obesos, não existe um risco maior de contrair o coronavírus, mas um risco maior de ter complicações caso ocorra a infecção.

Assim como pessoas que têm resistência à insulina também devem ficar atentas, por fazerem parte do grupo de risco. É de extrema importância que sempre, mas sobretudo nesse momento, os diabéticos façam corretamente o controle da glicemia, pois essa é uma forma de se manterem longe de possíveis complicações, caso haja o contágio.

Bem, poderia seguir falando cada caso, trazendo dados e estatísticas, mas considerando um quadro geral, o que temos é que, no final das contas, as pessoas que cuidam da saúde estão mais fortes para enfrentar as adversidades, as condições extremas, as epidemias… Estão mais fortes para não sofrerem tão gravemente as consequências desse vírus.

Temos sempre a possibilidade de questionar como a vida é frágil e como somos suscetíveis a menor (de tamanho mesmo, considerando o tamanho de um vírus) ameaça que seja. Que cuidar de nós mesmos, dos nossos, é o que podemos fazer de melhor para nos preservarmos durante a vida. Para que essa seja plena. Para que passemos, como vamos passar muitos de nós, ainda mais fortes e com muito aprendizado por essa situação.

O valor da vida está em cada ação, em cada escolha, em cada minuto que construímos nosso futuro. Fiquem bem. E em casa.

Até!

]]>
0
Como manter a massa magra para correr cada vez mais? http://marcioatalla.blogosfera.uol.com.br/2020/04/23/como-manter-a-massa-magra-para-correr-cada-vez-mais/ http://marcioatalla.blogosfera.uol.com.br/2020/04/23/como-manter-a-massa-magra-para-correr-cada-vez-mais/#respond Thu, 23 Apr 2020 07:00:02 +0000 http://marcioatalla.blogosfera.uol.com.br/?p=954

iStock

A pergunta dessa semana é da atleta amadora Debora Proença. Ela diz assim: “Prezado Marcio, tudo bom? Primeiramente, gosto muito do seu modo de tratar a saúde física. Parabéns pelo bom trabalho. Minha questão aqui é a perda de massa que vai aumentando na medida em que se envelhece. Sou atleta não profissional desde a adolescência. Joguei basquete pelo time da minha cidade, fui corredora também pela equipe de Tatuí… e passei toda a minha vida alimentando este meu lado saudável. Corro bem, hoje consigo tranquilamente bater 18 km mais de uma vez por semana. Tenho planos de fazer maratonas, mas preciso me preparar. Hoje estou com 57 anos e com 57 kg. Estou muito bem, graças a Deus, à genética e aos bons hábitos. A questão aqui é como manter ou ganhar mais massa muscular e ficar com uma musculatura mais firme e, claro, seguir correndo. Obrigada.”

Se você também tem alguma dúvida, mande para o e-mail vivabemuol@uol.com.br.

Obrigada pelo carinho, Debora! Achei bastante interessante receber uma pergunta de uma atleta amadora, uma pessoa que está acostumada a fazer atividade física, que tem bons hábitos, é saudável, mas que mesmo assim se preocupa com a saúde e. sobretudo, com a manutenção da qualidade de vida para poder seguir fazendo as atividades que gosta, com segurança, mantendo a condição física, protegendo-se de lesões. Parabéns, Debora. E mais uma vez, obrigada pela confiança.

Enfim, você já sabe, e espero que muitos dos meus leitores já saibam também, porque já foi assunto de muitas colunas. A tal da sarcopenia, que você mesmo menciona, que é a perda de massa magra que acomete a todos nós, de forma espontânea, com o avanço da idade. Não tem jeito! Quer dizer, tem sim… jeito de reduzir, de postergar, até mesmo de reverter, quando, por exemplo, uma pessoa sedentária, que já tem esse processo acelerado, e que decide, lá pelos seus 50 anos, começar a fazer um trabalho muscular. Ela certamente reverte o avanço desse desgaste.

Mas vamos ao seu caso. Você já tem, certamente, uma composição corporal de atleta, com boa quantidade de massa magra, mas que pretende fazer corridas longas, como maratonas, e para isso precisa construir um bom suporte, sobretudo de membros inferiores, para aguentar essa impacto sem se machucar, sem ter que parar por conta de lesão.

Você definitivamente precisa de séries de musculação para as pernas, e ainda digo que as melhores séries são as que tem uma carga média com repetições entre 15 e 20. Você ganha força, mas não estimula a hipertrofia, afinal você tem que estar leve para correr carregando menos peso, claro! Acho interessante que você faca também exercícios funcionais que acionem os músculos usados na corrida. Aqueles movimentos com elásticos, feitos lateralmente, agachamentos com desequilíbrio e alternando as pernas, saltos e outros.

É extremamente importante que você fortaleça o CORE, com abdominais, pranchas, exercícios para fortalecer as costas e, junto a isso, faça bastante alongamento. Minha dica quanto ao alongamento é que seja feito em momento diferente dos treinos de corrida ou de força. Eu gosto de indicar entre 15 e 20 minutos de alongamento à noite, antes do banho, é até relaxante para o corpo, para depois deitar e dormir. Um alongamento que vai conquistando a amplitude aos poucos, sem forçar demais, para não machucar.

É bom fazer exercício para fortalecer os braços, também. Eles são muito recrutados durante a corrida, embora pareça para muitas pessoas que não são. É importante que eles estejam fortes, mas sem sobrecarga, como as pernas, fortes e leves. Soltos. Nosso corpo precisa estar solto, leve e forte, mas completamente solto para a corrida fluir. Por isso, o alongamento é tão importante. Os exercícios educativos de corrida, também são ótimos para serem feito como aquecimentos antes dos treinos. Dá uma olhada nesse vídeo, que pode ajudar bastante!

Por fim, vamos falar sobre alimentação. Para seus objetivos, idade, sexo, nível de atividade física, você precisa consumir entre 1,8 a 2,2 gramas de proteínas por quilo de peso corporal, por dia. Como você disse que pesa 57 quilos, vai ser algo em torno de 114 gramas de proteína por dia.

Caso você não consiga esse consumo por meio de sua alimentação, pode complementar com o uso de whey protein, ou qualquer outro complemento nutricional. Seria bom conversar com um nutricionista antes de decidir começar esse consumo. Não se esqueça que além disso, manter uma alimentação colorida e saudável é excelente para darmos ao corpo diversos nutrientes, vitaminas e minerais. E que o carboidrato será muito importante, porque é nosso combustível inicial e muito utilizado em atividade aeróbicas, como a corrida.

De resto, é seguir em frente, com cada vez mais saúde e disposição! Parabéns, Debora e boas corrida!

Até!

]]>
0
Ele foi nadar para tratar tendinite e ela voltou. Como evitar recorrência? http://marcioatalla.blogosfera.uol.com.br/2020/04/16/ele-foi-nadar-para-tratar-tendinite-e-ela-voltou-como-evitar-recorrencia/ http://marcioatalla.blogosfera.uol.com.br/2020/04/16/ele-foi-nadar-para-tratar-tendinite-e-ela-voltou-como-evitar-recorrencia/#respond Thu, 16 Apr 2020 07:00:58 +0000 http://marcioatalla.blogosfera.uol.com.br/?p=946

iStock

Achei bem interessante a pergunta do Leo Reis. Ele nos conta o seguinte: “Olá Marcio! Há mais ou menos 20 anos, tive uma tendinite nos dois braços devido a minha antiga profissão, digitador. Fiquei em tratamento por dois anos, mas o médico me alertou que não tem cura, só tratamento e recomendou natação como fisioterapia. Acontece que me apaixonei pela coisa e não consigo parar de nadar. Até então nunca havia sentido nada, pelo contrário, me faz muito bem. Porém, comecei a sentir uma dor horrível que se estende do trapézio esquerdo até o antebraço. Tenho quase certeza que se trata da tendinite, será que tem alguma atividade física que eu possa fazer sem que piore a minha situação? E se por acaso melhorar, terei condições de voltar a nadar? Obrigado.”

Se você também tem alguma dúvida, mande para o e-mail vivabemuol@uol.com.br.

Eu adorei saber que o Leo conseguiu descobrir, depois de adulto, uma atividade que gostasse muito de fazer, descobriu o prazer no exercício físico, que é algo que falo insistentemente. Sempre há alguma modalidade, algum tipo de atividade que vamos gostar de fazer, só precisamos descobrir qual.

E digo ainda, que esse “gosto” muda com o tempo, com a idade, a rotina, então, é sempre válido buscar essa possibilidade, e nunca é tarde pra isso. Parabéns por isso, Leo!

Agora, com relação à dor que você sente, é importante que você não “ache” que é tendinite, mas que tenha certeza do que se trata, e procure resolver o problema com ajuda de um médico ortopedista. A dor é um sinal de que algo está errado, e que precisa ser verificado e tratado, para evitar que se torne um problema crônico.

Mas enquanto você marca sua consulta, faz os exames de imagem e inicia o tratamento, você pode seguir fazendo a natação com movimentos que não incomodem, que você não sinta dor. Usando mais pernada, fazendo educativos, tentando modalidades que não incomodem.

Ou também pode fazer exercícios fora da piscina, que não usem tanto os membros superiores, como caminhada, corrida ou até mesmo o ciclismo. Mas lembre-se de ter tranquilidade ao fazer novas atividades, em que há movimentos repetitivos, mesmo que com outros grupos musculares. O excesso pode te levar à mesma condição, novamente.

É interessante você observar que os movimentos repetitivos provocaram tendinite em momentos diferentes e com atividades diferentes. Digitando primeiro e agora nadando.

A tendinite acontece muitas vezes por 4 razões: má postura, execução do movimento de maneira incorreta, falta de alongamento e falta de força muscular para sustentar os tendões. O tendão é uma espécie de corda fibrosa que une o músculo ao osso. Com movimentos repetitivos e sem o suporte de músculos fortalecidos, ele fica sobrecarregado, e essa é a causa da inflamação.

Então, vale a dica. Após o tratamento ser finalizado e a dor tiver passado completamente, junto com a inflamação, procure realizar, fora da piscina, exercícios para fortalecer os músculos recrutados na natação. Dessa forma, você vai evitar que esse problema volte a acontecer e vai poder seguir com sua natação por muitos e muitos anos!

Boa sorte no tratamento e siga em frente com sua nova paixão!

Até!

]]>
0
Como recuperar massa muscular perdida após problema de saúde? http://marcioatalla.blogosfera.uol.com.br/2020/04/09/como-recuperar-massa-muscular-perdida-apos-problema-de-saude/ http://marcioatalla.blogosfera.uol.com.br/2020/04/09/como-recuperar-massa-muscular-perdida-apos-problema-de-saude/#respond Thu, 09 Apr 2020 07:00:05 +0000 http://marcioatalla.blogosfera.uol.com.br/?p=940

iStock

A pergunta dessa semana vem de Barretos, interior de São Paulo, e a Joelma Martins nos escreve assim:

“Olá Marcio, há uns três anos tive uma crise de gastrite que me fez perder muito peso em pouco tempo, cerca de 15 quilos em menos de 2 meses, porém esses quilos foram praticamente só de massa magra. Quando a gastrite foi controlada e voltei a comer ‘normal’, engordei os 15 quilos e de gordura. Em resumo: hoje estou com 41% de gordura corporal e 68 kg. Preciso perder um pouco de peso, pois tenho 1,62m. Para perder gordura e ganhar massa, qual tipo de treino é mais eficaz: musculação ou funcional? Treino, em média, 5 vezes na semana, e não conseguiria dividir isso entre o funcional e a musculação, pois o custo é alto. Desde já agradeço.”

Se você também tem alguma dúvida, mande para o e-mail vivabemuol@uol.com.br.

Poxa, Joelma, realmente o que aconteceu com você é bem ruim no que diz respeito à saúde. Como são as coisas, né? Para cuidar de um problema, você acabou arrumando outro, que no momento são apenas alguns quilos a mais, mas que a longo prazo, se não for revertido, é uma possibilidade de dar início a uma série de processos em nosso corpo, que podem acabar desencadeando outros problemas mais sérios, como diabetes, osteoporose, elevação do colesterol, etc.

Perder muitos quilos de músculos significa reduzir o ritmo metabólico de forma drástica. Um corpo com mais músculos gasta mais calorias apenas para se manter vivo do que um corpo com menor quantidade de massa muscular.

Na hora que você ganhou os 15 quilos de volta, veio tudo em forma de gordura, praticamente. Fazendo uma comparação, o músculo e um tecido ativo, “gastão”, já a gordura é um tecido preguiçoso, que gasta menos energia, cerca de 5 a 6 vezes menos calorias quando comparado com o músculo. Um quilo de músculo gasta durante o dia cerca de 40 calorias, já 1 quilo de gordura gasta cerca de 8 calorias.

Mas a ótima noticia é que você não quer que isso aconteça e já está focada em voltar a treinar e reverter a perda de massa muscular, e de quebra perder uns quilinhos. Excelente.

Quanto à sua pergunta, em relação a fazer musculação ou funcional, as duas atividades vão promover ganho de músculos, eu diria para você optar pela que gosta mais de fazer, a que tenha mais prazer em realizar.

A musculação, por oferecer exercícios em que se pode colocar bastante carga, não chega a ser mais ou menos eficiente que os exercícios funcionais, que por vezes, usamos apenas o peso do próprio corpo.

A intensidade do exercício, a quantidade de repetições, a velocidade e o nível de dificuldade dos movimentos é que são pontos importantes quanto ao ganho de massa muscular. Porém, como você também pretende perder o excesso de gordura, seria interessante associar ao exercício de força alguma atividade aeróbica também, como caminhada, corrida, ciclismo ou natação.

Dando aquela atenção à alimentação, pensando em comer de forma equilibrada e sem exageros, e mantendo a regularidade na atividade física, você recupera sua saúde e sua composição corporal, como antes.

Até!

]]>
0
Quanto mais, melhor? Saiba como consumir whey protein http://marcioatalla.blogosfera.uol.com.br/2020/04/02/quanto-mais-melhor-saiba-como-consumir-whey-protein/ http://marcioatalla.blogosfera.uol.com.br/2020/04/02/quanto-mais-melhor-saiba-como-consumir-whey-protein/#respond Thu, 02 Apr 2020 07:00:00 +0000 http://marcioatalla.blogosfera.uol.com.br/?p=932

iStock

Essa semana, a pergunta do Iremar Batista foi a selecionada. Ele diz assim: “Olá! Tenho uma grande dúvida em relação ao suplemento whey protein. Se devo consumi-lo, por exemplo, logo após o treino, levando em consideração que 2 scoops contêm 25g de proteína. A dúvida é: Preciso fazer ingestão de mais proteínas (ovos, carnes vermelhas ou peito de frango), ou só complemento com carboidrato? Por favor, me ajude a fazer a coisa certa?”Se você também tem alguma dúvida, mande para o e-mail vivabemuol@uol.com.br.

Iremar, ajudo sim. Vamos lá! Sabemos que o consumo de proteína diário deve variar entre 1,2 a 2 gramas por quilo de peso. Ou seja, uma pessoa que pesa 70 quilos deve consumir de 90 a 140 gramas de proteína por dia. Esse valor vai variar de acordo com a idade, sexo e objetivo de cada um.

No seu caso, se quer ganhar massa magra, pode manter na casa dos 2 gramas por quilo de peso corporal. Vale conferir o valor nutricional dos alimentos e saber quanto de proteína os alimentos que você tem costume de usar fornecem. Muitas vezes conseguimos apenas com a alimentação atingir a quantidade de proteína que precisamos.

Lembrando que consumir proteínas além do necessário não é melhor. Existe um “ponto” ótimo de absorção. Não é quanto mais, melhor! Outra coisa que sabemos também é que o corpo não consegue absorver em uma refeição mais do que 35, no “máaaaximo” 40 gramas, de proteína. Então, o consumo dessa proteína deve ser feito de forma fracionada.

Já que você gosta e usa o whey protein, minha dica é que você consuma cada scoop de 25 gramas separadamente, em vez de tudo junto no pós-treino. No restante do dia você ainda teria mais alguns gramas de proteína para consumir, que você pode receber dos alimentos ricos nesse nutriente, como carnes, laticínios, proteína vegetal, leguminosas.

Não se esqueça de que, tão importante quanto a proteína, são os outros macronutrientes, como o carboidrato e as gorduras de boa qualidade. Equilibrar os 3 é a melhor opção para termos uma alimentação saudável e equilibrada.

Mas uma coisa é importante dizer: não adianta consumir a proteína para ganhar massa magra e não fazer a atividade física que proporciona a hipertrofia, como a musculação, o crossfit, a ginástica, entre outros.

Espero que tenha ajudado com sua dúvida e aproveito para convidá-lo a assistir ao vídeo do canal de hoje, em que eu falo sobre beber suco, se realmente engorda ou não!

Até!

]]>
0
Mesmo em casa, idosos devem manter-se ativos, física e mentalmente http://marcioatalla.blogosfera.uol.com.br/2020/03/26/mesmo-em-casa-idosos-devem-manter-se-ativos-fisica-e-mentalmente/ http://marcioatalla.blogosfera.uol.com.br/2020/03/26/mesmo-em-casa-idosos-devem-manter-se-ativos-fisica-e-mentalmente/#respond Thu, 26 Mar 2020 07:00:42 +0000 http://marcioatalla.blogosfera.uol.com.br/?p=926

iStock

Muitos estão preocupados com as consequências da covid-19, no setor da economia, sociedade… eu também estou, e bastante! Mas como meu assunto é saúde, é nisso que sou especialista, trago a minha preocupação com relação à saúde dos mais idosos, aqueles que deveriam estar “trancadinhos” em casa… mas que não estão.

Bem, primeiramente eles não estão se resguardando e temos visto bastante idosos aproveitando esse tempo de ruas vazias para passear. O que seria ótimo, se não fosse a grande possibilidade de eles serem infectados pelo vírus, e de serem casos fatais.

A caminhada para os idosos é um dos melhores exercícios para manter a saúde e a autonomia, para ajudar a manter o coração funcionando bem, o equilíbrio, a propriocepção, enfim, uma série de coisas. Mas vamos deixar para caminhar depois que tudo isso passar!

Igualmente importante é que os mais velhos trabalhem os músculos, e isso pode e deve ser feito em casa. Exercícios de agachamentos ou mesmo sentar e levantar da cadeira, repetidas vezes. Pegar uma garrafa de água e suspender em várias direções, para frente, para o lado, para cima dos ombros.

Para as idosas que fizeram balé, fazer alguns passos, como pliê (flexão das pernas), o elevamento (ficar na ponta dos pés com apoio de alguma cadeira). Que tal colocar uma música alegre e dançar? Movimentar o corpo por alguns minutos, não precisa ser nada muito intenso nem muito longo. Uns 15 minutos, ou quem sabe, o que seria até melhor, dividir em 3 etapas de 10 minutos cada, ao longo do dia?

E por que principalmente os mais velhos devem fazer isso? Porque a inatividade física a partir dos 60 anos é muito prejudicial à saúde. A covid-19 vai passar, mas vão ficar seus legados: aumento da osteoporose, perda de massa magra e óssea, perda da autonomia, depressão, maior chance de desenvolver demências. E esse pacote não está nada bonito. E não vai passar tão rápido também. O estrago feito na saúde depois de uma certa idade é de difícil contorno.

Por isso é tão importante que se converse com os mais idosos. Filhos e netos, cuidem de seus velhinhos, mostrem a eles o quão importante é que eles fiquem em casa, mas mantenham-se ativos, física e mentalmente, sem se expor ao perigo maior, que AGORA, é o vírus, mas que mais para frente podem ser outros.

Nesse link tem uma aula para fazer em casa, que os idoso vão curtir também!

Até!

]]>
0
Em tempos de coronavírus, evite dietas: comer bem é importante http://marcioatalla.blogosfera.uol.com.br/2020/03/19/em-tempos-de-coronavirus-evite-dietas-comer-bem-e-importante/ http://marcioatalla.blogosfera.uol.com.br/2020/03/19/em-tempos-de-coronavirus-evite-dietas-comer-bem-e-importante/#respond Thu, 19 Mar 2020 07:00:06 +0000 http://marcioatalla.blogosfera.uol.com.br/?p=919

iStock

Em tempos de coronavírus, é bom evitar fazer dietas de emagrecimento, hipocalóricas, restritivas…  Comer bem é importante. Comer pouco, comer mal, restringir, não é o momento, definitivamente. Precisamos fortalecer o sistema imunológico, e isso pode ser feito com a ajuda de uma boa alimentação, também, rica em nutrientes. Isso não significa que a pessoa está livre de contrair o vírus, mas que estará com as defesas mais fortes para conseguir passar melhor pela doença, caso seja contaminado.

Não significa dizer também que um ou outro alimento vai evitar ou até mesmo impedir que o contágio aconteça. De forma alguma. Se alguém te disser que comer nozes ou beber água com limão amarelo de caroço verde vai evitar que você seja contaminado, por favor: não acredite!

Todos já sabemos que o contágio acontece pelo ar ou por contato com secreções contaminadas, como saliva, espirro, tosse, ou até mesmo com um mero aperto de mão. O contato com objetos ou superfícies contaminados, em que logo após a pessoa leve a mão à boca, ao nariz ou aos olhos também é uma forma de contágio. Melhor manter as mãos nos bolsos enquanto estiver fora de casa, dessa forma evita-se as ações mais impulsivas que temos pelo hábito do dia a dia.

Sabemos também que as pessoas com outras doenças já estabelecidas ou com idades avançadas têm maior chance de chegar ao óbito. E por quê? Porque seus sistemas imunológicos estão fragilizados. E se você, que é uma pessoa saudável, tem menos de 50 anos, achar que é uma boa hora para fazer dieta restritiva, já que não pode ir à academia e ficar de quarentena em casa vai acabar engordando, saiba que esse é o primeiro passo para te levar para um grupo de risco aumentado porque sua imunidade estará baixa e seu sistema de defesa ficará imunodeprimido. O momento é de cuidar da saúde. E de cuidar da saúde dos outros também.

Aproveite esse tempo para comer melhor, mais alimentos in natura, como frutas, legumes… comida de verdade, como arroz, macarrão, feijão, leite, ovos, carne… ou seja, tudo que sua bisavó reconheça como alimento! Não se esqueça da água! Manter-se hidratado é de extrema importância. Lembre seus avós disso, porque os mais idosos têm tendência a esquecer de beber água, porque demoram mais tempo a sentir sede.

Lembre-se que ficar em casa não significa ficar parado e temos várias opções de aulas que você pode fazer em casa. Dá uma olhada.

De resto, é resguardar-se e ajudar nessa corrente para evitar a propagação desse vírus, fazendo cada um a sua parte. Fé e pensamento positivo! Vamos juntos passar por essa e ainda mais fortes!

]]>
0
É verdade que tomar anti-inflamatório anula o treino de força? http://marcioatalla.blogosfera.uol.com.br/2020/03/12/e-verdade-que-tomar-anti-inflamatorio-anula-o-treino-de-forca/ http://marcioatalla.blogosfera.uol.com.br/2020/03/12/e-verdade-que-tomar-anti-inflamatorio-anula-o-treino-de-forca/#respond Thu, 12 Mar 2020 10:47:27 +0000 http://marcioatalla.blogosfera.uol.com.br/?p=915

iStock

Na pergunta da semana, a Ana Cristina diz o seguinte: “Faço musculação já faz alguns anos e somente agora estou vendo resultados concretos. Mas por um problema dentário estou tendo de tomar anti-inflamatórios. Me disseram que esse tipo de remédio anula os efeitos da musculação e que não adianta treinar enquanto estiver tomando. É verdade? Gostaria muito que você me respondesse pois confio muito na sua resposta. Obrigada.” Se você também tem alguma dúvida, mande para o e-mail vivabemuol@uol.com.br.

Oi Ana, eu que agradeço a confiança. Confesso que nunca tinha escutado falar sobre isso e tive que dar uma pesquisada e conversar com amigos médicos sobre o assunto.

Na verdade, existem duas possibilidades que acho que talvez tenham levado seu dentista ou outras pessoas a dizerem isso. A primeira é quando a pessoa está treinando em excesso e acaba sentindo dores extremas e passa a usar anti-inflamatórios para seguir com o treinamento. Nesse caso, a concorrência entre o remédio e o estímulo da atividade física acontece. Mas estamos falando de pessoas que estão procurando performance, estão no limite e estão usando o medicamento de forma errada, para mascarar a dor e o desconforto. Isso é bastante prejudicial, já que a dor é sempre um sinal para que tenhamos atenção aos nossos limites.

No seu caso, você esta fazendo um tratamento dentário e precisa usar o medicamento. Isso é necessário. Sua musculação, pelo que parece, não tem objetivos mais competitivos e de performance, então, não há porque deixar de fazê-la. Os ganhos podem até sofrer algum prejuízo, mas ainda é mais importante que você faça suas atividades, que siga colocando seu corpo em movimento.

Inclusive muitos desses medicamentos podem provocar retenção de líquido, e seria ainda mais interessante que você não parasse suas atividades para que sua drenagem e sua circulação continuem sendo beneficiadas com a atividade física.

Tente, nessa fase inclusive, dar uma atenção maior às atividade aeróbias, como caminhada, corrida e natação. Combine as duas para que você possa ter ainda mais benefícios e anular os efeitos colaterais dos medicamentos.

Desejo a sua melhora e que o tratamento seja um sucesso!

No vídeo de hoje eu vou responder a uma outra pergunta: “Engordei 2 quilos em 1 dia, é possível isso?” Confere a resposta!

Até!

]]>
0
Me exercito, mas não consigo cortar o açúcar. É por isso que não emagreço? http://marcioatalla.blogosfera.uol.com.br/2020/03/05/me-exercito-mas-nao-consigo-cortar-o-acucar-e-por-isso-que-nao-emagreco/ http://marcioatalla.blogosfera.uol.com.br/2020/03/05/me-exercito-mas-nao-consigo-cortar-o-acucar-e-por-isso-que-nao-emagreco/#respond Thu, 05 Mar 2020 10:44:55 +0000 http://marcioatalla.blogosfera.uol.com.br/?p=907

iStock

Essa semana, a pergunta escolhida foi da Luciene Santana. Ela escreveu o seguinte: “Estou fazendo os exercícios e me alimentando bem melhor que antes, mas não consigo tirar o açúcar. Será que é por isso não consigo emagrecer? Por favor me ajude.” Se você também tem alguma dúvida, mande para o e-mail vivabemuol@uol.com.br.

Na verdade, Luciana, você não precisa de ajuda. Você já está no caminho certo para ter mais saúde e qualidade de vida. O emagrecimento vai acontecer com o tempo.

Mas, se você está frustrada e acha que não está conseguindo alcançar seu objetivo no tempo que gostaria, pode fazer uma reavaliação da sua alimentação e de sua atividade física, e o equilíbrio entre as duas pontas, para tentar entender se é mesmo o açúcar o problema.

Na verdade, não acredito que você precise tirar o açúcar, ou qualquer outro alimento, para ter o emagrecimento que deseja. Mas, sim, equilibrar o que come e o que gasta. Se você come algum alimento que seja adicionado de açúcar, mas ainda assim consegue consumir ao longo do dia menos calorias que gastou, você vai emagrecer.

Certamente o excesso de açúcar faz mal a saúde e atrapalha o emagrecimento, mas não é O AÇÚCAR de forma isolada que é determinante para isso. Existem muito alimentos que tem açúcar e são super saudáveis, como as frutas, alguns legumes, cereais, etc. É preciso ter atenção aos alimentos adicionados de açúcar para evitar o excesso, que pode ser um fator de risco para problemas como a obesidade, complicações cardiovasculares, hipertensão, diabetes e até alguns tipos de câncer.

Mas, volto a dizer: a pessoa que ganha muito peso, torna-se obesa, e é sedentária, tendo seguido esse caminho mesmo sem ingerir nenhum açúcar, é grande candidata a desenvolver todas as doenças listadas acima, inclusive o diabetes, que é tão fortemente associado ao consumo de açúcar, pura e simplesmente.

No final das contas, é sempre o equilíbrio que vence. Entre o que se gasta e o que se consome. Entre as escolhas de alimentos que comemos. Entre o que gostamos e o que faz bem à nossa saúde.

No vídeo de hoje, eu vou falar sobre o treino funcional. Será que funciona mesmo?

Até!

]]>
0
Efeito sanfona faz bagunça hormonal no corpo. Como fugir dele? http://marcioatalla.blogosfera.uol.com.br/2020/02/27/efeito-sanfona-faz-bagunca-hormonal-no-corpo-como-fugir-dele/ http://marcioatalla.blogosfera.uol.com.br/2020/02/27/efeito-sanfona-faz-bagunca-hormonal-no-corpo-como-fugir-dele/#respond Thu, 27 Feb 2020 07:00:48 +0000 http://marcioatalla.blogosfera.uol.com.br/?p=902

iStock

Essa é a semana de responder a pergunta da Claudia Leite. Ela diz assim: “Ao longo de dez anos tenho emagrecido e engordado e cada vez que engordo, são sempre mais cinco quilos acima do valor anterior. Tenho 1,50m e peso 90 quilos.” Se você também tem alguma dúvida, mande para o e-mail vivabemuol@uol.com.br.

É verdade, Claudia. Isso acontece com bastante frequência quando para emagrecer escolhemos estratégias que não funcionam a longo prazo. Quando escolhemos os métodos acreditando na “entrega rápida”, quase mágica, do emagrecimento. E o pior: o efeito sanfona de engorda-emagrece é mais prejudicial à saúde do que estar sempre um pouco acima do peso.

Por que algumas estratégias provocam esse aumento de peso pós-dieta? A primeira e mais simples explicação é que a pessoa fica literalmente de “saco cheio” e, quando “acaba” a dieta, acha que o objetivo já está conquistado e larga tudo, chuta o balde e volta a comer tudo que se privou durante o tempo que ficou em dieta.

Essas são aquelas promessas de emagrecimento em 20 dias, 10 dias, 1 semana! Tempo curto, o corpo nem se acostumou a um novo padrão alimentar, pelo contrário, ele ainda está “lutando” contra as mudanças que estão acontecendo, são dietas normalmente restritivas, em que a pessoa fica se esquivando do que não deve comer, sobrevivendo às tentações e rezando para chegar ao final. Dieta boa não tem final. Nem meio. Tem apenas o começo, e devemos levar pra vida toda. Por isso, é importante que ela seja balanceada, que se consiga emagrecer com calma, sem grandes privações, que se reaprenda a comer com qualidade e inteligência, sem se privar dos prazeres da alimentação.

Outra explicação para o ganho de peso pós-dieta é o fato de se jogar o metabolismo para baixo com o corte excessivo de calorias ingeridas. Se a pessoa costuma comer em torno de 1.500 calorias por dia, e ao iniciar uma dieta hipocalórica, passa a comer a metade de calorias, por exemplo, o corpo sente que está vivendo um momento de privação e passa a “trabalhar” no modo econômico.

Exatamente como seu celular faz ao enviar a mensagem: “Bateria fraca, modo econômico”. Quando volta-se a comer as 1.500 calorias de novo, o metabolismo ainda está em modo econômico, e o ganho de peso vem ainda mais rápido. Sem contar que acaba ocorrendo uma compulsão por comer aquilo que tanto se privou, e a pessoa acaba escolhendo só as comidinhas mais calóricas e gordurosas!

Claaaaaro que se você quer emagrecer vai reduzir seu consumo calórico, mas o problema é como fazer isso. Agredindo seu corpo da noite pro dia, ou aos poucos, com uma reeducação alimentar? Ah, vale lembrar que em muitas dessas dietas a perda de líquido e massa magra que contam na balança não correspondem a uma perda de gordura de fato. Perde-se peso, mas não se emagrece de verdade. Se você quer saber se emagreceu ou perdeu peso, use mais a fita métrica e menos a balança.

Sem conhecer a Claudia, eu já poderia arriscar em dizer que em nenhuma dessas tentativas de emagrecer ela deve ter incluído atividade física. Porque com o gasto calórico adicional da atividade física, ela não teria ganhado de volta tudo que perdeu. Por mais que fizesse a dieta hipocalórica que reduziria o consumo calórico, teria o estimulo do exercício físico para jogar esse metabolismo para cima de volta e aumentar o gasto energético.

Para terminar, queria dizer que o efeito sanfona faz uma bagunça hormonal em nosso corpo e pode trazer alguns malefícios à saúde tais como aumento do cortisol, do colesterol ruim, o LDL, perda de massa magra, carência de vitaminas e minerais e, claro, esse engorda-emagrece altera o metabolismo e fica cada vez mais difícil chegar ao peso ideal.

No vídeo de hoje, eu falo ainda mais sobre o tema emagrecimento!

Até!

]]>
0