Topo

HIIT é eficiente para queimar gordura, mas será que ele é ideal para você?

Marcio Atalla

26/04/2018 04h00

Crédito: iStock

O HIIT (treino intervalado de alta intensidade) vem ganhando cada vez mais força e fama. Eu mesmo já citei estudos que comprovam que esse treino tem uma maior eficiência em queimar a gordura localizada na região abdominal. Sim, é verdade. Uma das razões é por conta da maior liberação de adrenalina durante o treinamento, fazendo com que a gordura visceral seja mais recrutada para produção de energia, já que é um tipo de gordura com bastante receptores Beta-adrenérgicos, que respondem bem à secreção de adrenalina. Também costumo indicar para pessoas que querem melhorar a performance em suas atividades esportivas, com objetivos mais competitivos.

Uma onda grande de aplicativos –com treinos infalíveis e promessas — permeia esse mundo do treino intenso intervalado, mas há ressalvas. O HIIT não é para todos, definitivamente. Ele oferece um risco bem maior de lesão e de estresse muscular, e pode forçar a pessoa a parar sua prática esportiva para tratamento. E isso, é exatamente o que não queremos que aconteça.

Sim, o HIIT promove um gasto calórico maior, cerca de 7% a 10%. Então, vamos fazer contas. Se em um treino aeróbico de 20 minutos você gasta cerca de 170 calorias, com um HIIT de mesma duração você gastaria 187 calorias, o que não chega a ser um número tão expressivo assim.

De fato, o corpo reage de forma diferente aos estímulos físicos, e no caso do HIIT, há uma aceleração no ritmo metabólico que leva mais tempo para diminuir, em repouso, por conta da intensidade. Mas esse aumento de metabolismo no repouso também não é algo muito significativo quando falamos em calorias.

O grande lado positivo, na minha opinião, é que o HIIT, com suas sessões diárias de cerca de 20 minutos, consegue ser mais facilmente encaixado na rotina das pessoas. E isso é muito importante. Mais importante que o treino em si.

Enfim, o que quero dizer é que nem todas as pessoas gostam ou querem fazer treinos de HIIT, mas nem por isso vão deixar de ter ganhos com a atividade física, emagrecer e ficar saradas se optarem por outros tipos de treino. O importante é que o exercício físico seja regular na sua rotina. Como escovar os dentes, tomar banho, comer, ou seja, algo automático. Isso sim é que garante resultados. Mas, claro, há resultados e resultados. Não compre a embalagem do treino, esperando formas estéticas que parecem impossíveis. Nem sempre tudo que foi feito para chegar àquela forma física foi conquistado apenas com treinos de 20 minutos de HIIT, feitos em casa.

O que quero dizer, aqui, hoje, é para que você escolha seu tipo de atividade física, a que você gosta, que te dá prazer, e a que você tenha (mais uma vez) regularidade. Costumo falar que treino adiado é treino perdido. Não pense que "são só 20 minutos, não faz diferença, vou deixar pra amanhã". Vinte minutos podem representar muito para você conseguir o que quer.

No vídeo de hoje no Canal BemStar, eu e meus sobrinhos) vamos falar mais sobre formas de encaixar o treino na rotina! Confira aqui!

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

HIIT é eficiente para queimar gordura, mas será que ele é ideal para você? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Marcio Atalla é professor de educação física, com pós-graduação em nutrição pela USP (Universidade de São Paulo). Depois de muitos anos como preparador físico de atletas de alto rendimento, passou a desenvolver uma série de iniciativas na mídia para incentivar a população a levar uma vida mais saudável. É autor de três livros, entre eles, “Sua Vida em Movimento” (ed. Paralela), com mais de 50 mil cópias vendidas.

Sobre o blog

Dicas simples e muito eficazes para você ajustar seu estilo de vida aos poucos, começando a se movimentar mais e a fazer melhores escolhas alimentares. Detalhe fundamental: todas baseadas em estudos, sem espaço para mitos e modismos que sempre surgem quando o assunto é saúde e bem-estar.

Mais Posts