Topo

Cinco estratégias que vão ajudar você a controlar a ansiedade

Marcio Atalla

25/04/2019 04h00

Crédito: iStock

A ansiedade é um sentimento muito atrelado ao estilo de vida que temos nos dias atuais: acelerado, competitivo, tumultuado. Pode trazer um misto de medo, apreensão, mal-estar, desconforto, insegurança e uma sensação de que algo desagradável está para acontecer. Mas, também podem estar associado a eventos em que temos grandes expectativas positivas, respostas que estamos aguardando, chegada de algum pessoa querida, enfim, aquele friozinho na barriga que nem sempre está ligado a algo negativo. Existem algumas maneiras que ajudam a controlar essa sensação, principalmente quando ela não estiver nos fazendo bem…

1) A forma mais comum de tratar a ansiedade é a prática de exercícios aeróbicos, como caminhadas, ciclismo, corrida, natação e outros. São os mais eficientes em elevar a produção de serotonina, substância que aumenta a sensação de prazer. Isso ocorre imediatamente no momento que estamos praticando o exercício e após, por um tempo. Mas o ideal é que se tenha uma regularidade, para que o controle da ansiedade possa se dar de maneira permanente. Caminhar três vezes por semana, por pelo menos meia hora, já pode ajudar a lidar com a ansiedade. O momento da caminhada, além de ser um exercício para o corpo, também pode ser aproveitado para trabalhar a mente, sob a forma da meditação ativa.

2) Pessoas com tendência a ansiedade precisam reduzir o seu estresse diário e para isso há alguns métodos como massagens e acupunturas ou atividades como ioga e meditação. Exercícios de fortalecimento, como musculação, Pilates, ginástica, alongamento, dança, são excelentes. Esse exercícios promovem o fortalecimento dos músculos, aumento de vitalidade, aumento da flexibilidade e maior controle do estresse. A máxima corpo são, mente sã, não é nem de longe um retórica. Mas, uma verdade absoluta e cientificamente comprovada.

3) Que tal esvaziar a cabeça e respirar? O controle da respiração é muito eficiente. Imagina o caminho que os pensamentos ansiosos te levam? Mas, no meio você para… e respira. Inicia um controle da sua respiração que, automaticamente limpa sua cabeça e leva sua concentração apenas para a regulação da respiração. Tente compassar a respiração, inspirando lentamente pelo nariz, com a boca fechada. Ao inspirar deixe o abdome expandir, estufando a barriga e não o peito. Depois, expire lentamente, soltando o ar pela boca. Essa é a técnica. E pode ser feita em qualquer hora e qualquer lugar. Vale a pena também fazer esse exercício de respiração junto com relaxamento, deitado em um lugar silencioso e tranquilo.

4) Use o poder da mente em prol da sua saúde mental. Em situações de ansiedade que se estendem por longos períodos, o melhor é que a pessoa evite os pensamentos negativos, tome o controle da situação, trazendo pra um lado mais racional. Tente visualizar a situação de fora e perceber sua real importância, as possibilidades de resolução, e sobretudo focar em pensamentos positivos. O poder da mente não pode ser subestimado. Claro, que falar ou escrever é muito mais fácil que executar na prática, mas quanto mais fizermos esse exercício da racionalização e da transformação dos nossos pensamentos, mais teremos facilidade em controlar nossas impulsos, ansiedade e mal-estar.

5) A alimentação também pode ajudar no controle da ansiedade. Ingerir alimentos que sejam fonte de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, como a banana, o leite e o chocolate, é uma maneira de ajudar, sim. Um suco de melancia com banana, ingerido calmamente, num momento de angustia, pode funcionar como um remédio de verdade. Beba, respire, racionalize. Mas, ainda assim, há quem precise de doses maiores, e existe a opção do triptofano em cápsulas, junto com vitamina B6 e magnésio. Outros aminoácidos que podem ajudar são a taurina e a glutamina. Eles aumentam a disponibilidade de um neurotransmissor chamado GABA, que o organismo usa para controlar a ansiedade. Eles também podem ser ingeridos em cápsulas, mas apenas com a orientação de um médico especialista. Se você prefere um bebida mais quente, tente consumir alguns chás de plantas como a passiflora, a melissa a camomila e a valeriana. São calmantes naturais.

Essas dicas tem como objetivo ajudar as pessoas no dia a dia, mas nem sempre o mal-estar da ansiedade pode ser controlado sem ajuda de um especialista, médico, psicólogo, etc. Em todos os casos, a saúde física e mental nunca devem ser negligenciadas. Cuide-se!!

Até!!

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Cinco estratégias que vão ajudar você a controlar a ansiedade - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Marcio Atalla é professor de educação física, com pós-graduação em nutrição pela USP (Universidade de São Paulo). Depois de muitos anos como preparador físico de atletas de alto rendimento, passou a desenvolver uma série de iniciativas na mídia para incentivar a população a levar uma vida mais saudável. É autor de três livros, entre eles, “Sua Vida em Movimento” (ed. Paralela), com mais de 50 mil cópias vendidas.

Sobre o blog

Dicas simples e muito eficazes para você ajustar seu estilo de vida aos poucos, começando a se movimentar mais e a fazer melhores escolhas alimentares. Detalhe fundamental: todas baseadas em estudos, sem espaço para mitos e modismos que sempre surgem quando o assunto é saúde e bem-estar.

Mais Posts