Topo

A causa da obesidade está na genética?

Marcio Atalla

16/05/2019 04h00

Crédito: iStock

Hoje podemos conhecer melhor nossos genes. A medicina evoluiu de tal forma que você faz seu mapeamento genético e descobre para quais doenças está mais propenso, se há maior probabilidade de obesidade, entre muitos outros dados. É espetacular. Mas…. erra quem aceita essas informações como uma sentença sem recursos, como uma predestinação cármica.

Eu, por exemplo, segundo meu mapa genético, deveria pesar hoje 89 quilos, e eu peso 75. Tenho, entre os mais 800 genes que podem ser relacionados à obesidade, cerca de 400 no meu mapa. Para ser ter uma ideia em termos comparativos, em nosso código genético há apenas 82 genes relacionados ao câncer.

A explicação pra isso é fácil, e eu já mencionei algumas vezes isso por aqui. A nossa espécie sobreviveu a todos esses milhares de anos porque nossa genética é programada para armazenar energia de forma eficiente, logo o que comemos em excesso, ou seja, além do que gastamos, é estocado prioritariamente em forma de gordura. Reparem que eu escrevi, prioritariamente, porque temos um estoque de carboidrato no corpo de cerca de 1 quilo, que fica armazenado nos músculos e fibras.

Por isso, temos todos esses genes relacionados a obesidade, mas, que durante muitos e muitos anos eles não se manifestaram pelo fato de que tínhamos uma vida ativa, com muito movimento, e portanto os genes eram suprimidos pelo estilo de vida, pela atividade física diária. Ao passo que a vida do homem moderno foi deixando de ser tão ativa, para virar nos dias de hoje uma vida sedentária, esses genes, que não são poucos, começaram a se manifestar. A genética mudou? Não. Mudou o comportamento, o padrão do ser humano. E isso fez com os genes que estão "adormecidos" começassem a se manifestar e gerar, o que hoje já considerado um epidemia, a obesidade.

Eu sou a prova viva de que o estilo de vida por "calar" seus genes. Pode ser mais difícil, mas não é uma sentença sem recursos!

E aproveitando a deixa, no vídeo de hoje vou falar sobre o que queimamos primeiro durante os trenos: músculo ou gordura? https://studio.youtube.com/video/vsUp23fr_PY/edit

Até!!

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

A causa da obesidade está na genética? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Marcio Atalla é professor de educação física, com pós-graduação em nutrição pela USP (Universidade de São Paulo). Depois de muitos anos como preparador físico de atletas de alto rendimento, passou a desenvolver uma série de iniciativas na mídia para incentivar a população a levar uma vida mais saudável. É autor de três livros, entre eles, “Sua Vida em Movimento” (ed. Paralela), com mais de 50 mil cópias vendidas.

Sobre o blog

Dicas simples e muito eficazes para você ajustar seu estilo de vida aos poucos, começando a se movimentar mais e a fazer melhores escolhas alimentares. Detalhe fundamental: todas baseadas em estudos, sem espaço para mitos e modismos que sempre surgem quando o assunto é saúde e bem-estar.

Mais Posts