Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Atalla

Sem desculpas: organize sua rotina e arrume tempo para treinar

Marcio Atalla

09/08/2018 04h00

Crédito: iStock

Quando deixamos de fazer algo que tínhamos planejado a explicação mais usada é a falta de tempo. Quando o assunto é atividade física então, chove falta de tempo para todo lado. Sim, os dias são corridos, a lista de compromissos não diminui, mas como você pode dizer que não consegue administrar algo que só depende de você, ou seja, o seu tempo? O tempo pertence a cada um de nós, você é dono do seu, responsável por ele e pelo que ele pode fazer por você. Então está na hora de priorizar o que importa e não usar mais essa desculpa de que o dia foi muito corrido.

Vão bater e mim e dizer: "Mas é que meu chefe é o dono do meu tempo", "Minha mulher, meus filhos, meu cachorro". Sim, eles todos fazem parte da divisão do seu tempo, mas o tempo, ainda assim, continua sendo só seu, e não há nada que faça com que ele seja melhor aproveitado do que uma organização prévia do seu dia.

Por onde começar? Faça como diz o general William H McRaven –e estou de pleno acordo– "se quer mudar o mundo, comece fazendo sua cama". As tarefas mais simples são as mais fáceis de burlarmos, de não darmos importância, mas elas têm sim seu valor. Ao postergar as tarefas simples você só as acumula em uma lista de coisas a fazer, que cresce de forma exagerada e vai demandar cada vez mais tempo para execução, enquanto a lista de tarefas realizadas segue em branco.

Pense sempre como será seu dia seguinte, sua semana seguinte. Tente programar sua agenda para ter tempo para atividade física, para fazer as refeições de forma adequada, para estar com a família. Organize de antemão seus pertences para ser mais fácil sair de casa, deixe seu quarto arrumado, sua casa limpa. Dê importância a todos os itens da sua check list, porque ao "passar batido" por um deles torna-se mais fácil negligenciar todos os outros.

E realize aquilo que você programou. A ideia é começar o dia com uma caminhada? Levante e vá fazer sua caminhada. Desistir é muito fácil. Mas se essa caminhada for feita todos os dias, passa a fazer parte da sua vida de forma tão automática quanto escovar os dentes ou tomar banho. E você sentirá falta quando deixar de fazê-la.

Comece criando sua lista agora! De coisas possíveis, claro! Conquiste cada novo item que você conseguir atribuir a sua lista e vá ampliando suas tarefas, chatas ou legais, porque isso se chama vida real. Reflita sobre seu tempo e suas prioridades.

E no vídeo de hoje, o assunto é canelite, e tudo relacionado a dores nas canelas!! Confere lá!

https://www.youtube.com/watch?v=FJ7vMneD8Tw

Até!!

 

Sobre o autor

Marcio Atalla é professor de educação física, com pós-graduação em nutrição pela USP (Universidade de São Paulo). Depois de muitos anos como preparador físico de atletas de alto rendimento, passou a desenvolver uma série de iniciativas na mídia para incentivar a população a levar uma vida mais saudável. É autor de três livros, entre eles, “Sua Vida em Movimento” (ed. Paralela), com mais de 50 mil cópias vendidas.

Sobre o blog

Dicas simples e muito eficazes para você ajustar seu estilo de vida aos poucos, começando a se movimentar mais e a fazer melhores escolhas alimentares. Detalhe fundamental: todas baseadas em estudos, sem espaço para mitos e modismos que sempre surgem quando o assunto é saúde e bem-estar.

Blog do Marcio Atalla