Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Atalla

Me exercito, mas não consigo cortar o açúcar. É por isso que não emagreço?

Marcio Atalla

05/03/2020 07h44

iStock

Essa semana, a pergunta escolhida foi da Luciene Santana. Ela escreveu o seguinte: "Estou fazendo os exercícios e me alimentando bem melhor que antes, mas não consigo tirar o açúcar. Será que é por isso não consigo emagrecer? Por favor me ajude." Se você também tem alguma dúvida, mande para o e-mail vivabemuol@uol.com.br.

Na verdade, Luciana, você não precisa de ajuda. Você já está no caminho certo para ter mais saúde e qualidade de vida. O emagrecimento vai acontecer com o tempo.

Mas, se você está frustrada e acha que não está conseguindo alcançar seu objetivo no tempo que gostaria, pode fazer uma reavaliação da sua alimentação e de sua atividade física, e o equilíbrio entre as duas pontas, para tentar entender se é mesmo o açúcar o problema.

Na verdade, não acredito que você precise tirar o açúcar, ou qualquer outro alimento, para ter o emagrecimento que deseja. Mas, sim, equilibrar o que come e o que gasta. Se você come algum alimento que seja adicionado de açúcar, mas ainda assim consegue consumir ao longo do dia menos calorias que gastou, você vai emagrecer.

Certamente o excesso de açúcar faz mal a saúde e atrapalha o emagrecimento, mas não é O AÇÚCAR de forma isolada que é determinante para isso. Existem muito alimentos que tem açúcar e são super saudáveis, como as frutas, alguns legumes, cereais, etc. É preciso ter atenção aos alimentos adicionados de açúcar para evitar o excesso, que pode ser um fator de risco para problemas como a obesidade, complicações cardiovasculares, hipertensão, diabetes e até alguns tipos de câncer.

Mas, volto a dizer: a pessoa que ganha muito peso, torna-se obesa, e é sedentária, tendo seguido esse caminho mesmo sem ingerir nenhum açúcar, é grande candidata a desenvolver todas as doenças listadas acima, inclusive o diabetes, que é tão fortemente associado ao consumo de açúcar, pura e simplesmente.

No final das contas, é sempre o equilíbrio que vence. Entre o que se gasta e o que se consome. Entre as escolhas de alimentos que comemos. Entre o que gostamos e o que faz bem à nossa saúde.

No vídeo de hoje, eu vou falar sobre o treino funcional. Será que funciona mesmo?

Até!

Sobre o autor

Marcio Atalla é professor de educação física, com pós-graduação em nutrição pela USP (Universidade de São Paulo). Depois de muitos anos como preparador físico de atletas de alto rendimento, passou a desenvolver uma série de iniciativas na mídia para incentivar a população a levar uma vida mais saudável. É autor de três livros, entre eles, “Sua Vida em Movimento” (ed. Paralela), com mais de 50 mil cópias vendidas.

Sobre o blog

Dicas simples e muito eficazes para você ajustar seu estilo de vida aos poucos, começando a se movimentar mais e a fazer melhores escolhas alimentares. Detalhe fundamental: todas baseadas em estudos, sem espaço para mitos e modismos que sempre surgem quando o assunto é saúde e bem-estar.

Blog do Marcio Atalla