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Para quem quer emagrecer, começar o treino pelo aeróbico pode ser uma boa

Marcio Atalla

19/04/2018 04h00

aeróbico antes ou depois da musculação

É melhor fazer o treino aeróbico antes ou depois da musculação? Essa é uma pergunta bastante comum, acho que recebo toda semana mais de 20… Então, vou tentar esclarecer como combinar os exercícios de força e cardiovasculares da melhor forma possível, para a gente sanar essa questão.

Não há consenso cientifico se existe uma ordem melhor ou pior, ou que a ordem faça tanta diferença. Como bem disse meu amigo e excelente diretor de fotografia, que estou tendo o prazer de trabalhar no documentário que estamos rodando, Humberto Bassanelli, essa pode ser uma questão bem comparada ao vinho: vai do paladar de cada um. Sim, é verdade. A sua preferência na organização das atividades é um ponto fundamental. Mas, muitas pessoas têm objetivos com a malhação bem definidos, por isso valem alguma dicas.

Para quem a meta principal na academia é perder muita gordura –e manter a massa muscular, claro — uma boa opção é executar o treino aeróbico (esteira, bike, elíptico) antes da musculação. Assim, você está mais “inteiro” pra meter bronca no treino de cárdio, seja ele qual for: longo, curto, intervalado etc.

Agora, se você quer ganhar massa muscular, e não precisa perder gordura, a dica é fazer da musculação o seu treino principal –ou seja, realizá-lo  com os músculos descansados. A parte aeróbica pode vir antes, de maneira bem leve, como aquecimento, ou depois, como pós-treino para soltar a musculatura.

No caso de querer os dois, perder massa gorda e ganhar massa magra, vai muito do gosto mesmo de cada um. Há quem goste de fazer a musculação antes para não malhar muito suado, outros preferem usar a musculação para aquecer o corpo para o aeróbico. Ou ao contrário, usar o aeróbio para aquecer o corpo para a musculação.

Se você quer apenas se manter saudável e fisicamente ativo, um pouco de cada, em intensidade moderada, todos os dias, ao gosto do freguês. Mas não se esqueça, todos os dias!

Para quem ainda tem aquela duvida: será que o aeróbico degrada massa muscular? A resposta é simples, depende da composição física de cada um, da modalidade e da intensidade do exercício. Treinos muito longos de corrida tendem, sim, a provocar perda de massa muscular. Por isso é tão importante manter as sessões de musculação semanais.

Por outro lado, quem apenas foca no desenvolvimento muscular deve ficar atento à importância dos treinos aeróbicos e não deixar de fazer pelo menos três sessões semanais. Os benefícios do exercício de cárdio vão além do já conhecido efeito benéfico ao coração. A atividade ainda promove sensação de bem-estar, melhora o humor e a qualidade do sono, ajuda a manter ou desenvolver a cognição e muito mais.

Quer saber mais sobre como você pode colocar seu corpo em movimento? Então, acesse o vídeo de hoje no canal BemStar!

Até!!

 

 

Sobre o autor

Marcio Atalla é professor de educação física, com pós-graduação em nutrição pela USP (Universidade de São Paulo). Depois de muitos anos como preparador físico de atletas de alto rendimento, passou a desenvolver uma série de iniciativas na mídia para incentivar a população a levar uma vida mais saudável. É autor de três livros, entre eles, “Sua Vida em Movimento” (ed. Paralela), com mais de 50 mil cópias vendidas.

Sobre o blog

Dicas simples e muito eficazes para você ajustar seu estilo de vida aos poucos, começando a se movimentar mais e a fazer melhores escolhas alimentares. Detalhe fundamental: todas baseadas em estudos, sem espaço para mitos e modismos que sempre surgem quando o assunto é saúde e bem-estar.

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