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Qual é o melhor exercício físico para quem quer emagrecer?

Marcio Atalla

07/12/2017 04h15

Eu arriscaria dizer que 10 em cada 9 mulheres querem emagrecer. Brincadeira! Mas 90% das mulheres querem, isso é um fato. Pelo menos um quilinho elas sempre acham que precisam perder. Os homens se preocupam também, mas a proporção é menor. Diria que 80% dos homens dizem que querem, alguns até querem, mas não dizem. Enfim, o fato é que a fila para emagrecer é infinitamente maior que a fila para ganhar peso. Então, para essas pessoas, qual é o melhor exercício físico, o que promove maior perda de gordura?

Claro que eu nunca vou falar de algo que seja só bom para emagrecer, tem que ser bom para a saúde, também. Porém, dificilmente uma atividade física não faz bem à saúde. Então, vamos voltar ao foco: o melhor exercício físico para emagrecer é aquele que você gosta e que consegue fazer todos os dias (ou quase todos os dias). Claro! Por mais que o exercício tenha o maior gasto calórico por milésimo de segundo do mundo, se você não o fizer com regularidade, ele não vai te emagrecer! Não adianta o vizinho fazer!! Excelente: nesse ponto estamos de acordo.

Mas, sim, existem alguns tipos de atividade, alguns truques, algumas dicas, que otimizam o gasto calórico e a queima de gordura. Primeiramente, as atividades aeróbicas, aquelas que você consegue fazer por um tempo maior e com intensidade moderada, são as mais indicadas. Dentro das modalidades que fazemos o exercício aeróbico (que é aquele que usa o oxigênio para gerar a energia usada pelo músculo), temos a corrida, a caminhada, o ciclismo, a natação, o remo, entre outras. Porem, podemos mexer nos estímulos dessas atividades, saindo da zona aeróbica e fazendo treinos de tiros, intervalados, HIT, conhecidos como treinos anaeróbicos, que são de forte intensidade e curta duração e que estimulam bastante a queima de gordura, sobretudo a abdominal. O ideal é ter treinos diversificados: curtos e fortes, longos e moderados, intervalados, etc.

Por outro lado, o exercício físico de resistência muscular localizada, conhecido como musculação, ginastica, Pilates, TRX, ou qualquer outro que trabalhe grupos musculares especificamente, são importantes no processo de emagrecimento, também. Isso porque, um corpo que tem mais músculos gasta mais calorias para se manter vivo, funcionando, do que um corpo com menor quantidade de massa muscular. Para se ter uma ideia, ganhar 1 quilo de músculo faz com que o consumo calórico diário aumente em cerca de 40, 50 calorias. Fazendo a matemática, sem mexer na alimentação, tomar remédio, se encher de suplemento, fazer lipoaspiração… apenas malhando e ganhando massa muscular, uma pessoa que ganhar 2 quilos de músculos, vai perder ao longo de um mês, quase um quilo de gordura! Parece pouco? Pega aquela lata de óleo que você usa pra cozinhar, e vê quanto tem de gordura ali… !!!

Então, a receita é boa, simples e infalível: faça exercícios aeróbicos e faça atividades de força, malhe diariamente (mesmo que seja um pouco por dia), e não tem mistério, você vai emagrecer, e de quebra ficar 100% mais saudável!

Tem um outro segredo que ajuda muito a emagrecer também, mas vou deixar esse pra semana que vem!

E não deixem de conferir o video dessa quinta-feira no meu canal, BemStar! Vou falar sobre alimentação e longevidade!

 

 

 

Sobre o autor

Marcio Atalla é professor de educação física, com pós-graduação em nutrição pela USP (Universidade de São Paulo). Depois de muitos anos como preparador físico de atletas de alto rendimento, passou a desenvolver uma série de iniciativas na mídia para incentivar a população a levar uma vida mais saudável. É autor de três livros, entre eles, “Sua Vida em Movimento” (ed. Paralela), com mais de 50 mil cópias vendidas.

Sobre o blog

Dicas simples e muito eficazes para você ajustar seu estilo de vida aos poucos, começando a se movimentar mais e a fazer melhores escolhas alimentares. Detalhe fundamental: todas baseadas em estudos, sem espaço para mitos e modismos que sempre surgem quando o assunto é saúde e bem-estar.

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