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Quanto mais, melhor? Saiba como consumir whey protein

Marcio Atalla

02/04/2020 04h00

iStock

Essa semana, a pergunta do Iremar Batista foi a selecionada. Ele diz assim: "Olá! Tenho uma grande dúvida em relação ao suplemento whey protein. Se devo consumi-lo, por exemplo, logo após o treino, levando em consideração que 2 scoops contêm 25g de proteína. A dúvida é: Preciso fazer ingestão de mais proteínas (ovos, carnes vermelhas ou peito de frango), ou só complemento com carboidrato? Por favor, me ajude a fazer a coisa certa?"Se você também tem alguma dúvida, mande para o e-mail vivabemuol@uol.com.br.

Iremar, ajudo sim. Vamos lá! Sabemos que o consumo de proteína diário deve variar entre 1,2 a 2 gramas por quilo de peso. Ou seja, uma pessoa que pesa 70 quilos deve consumir de 90 a 140 gramas de proteína por dia. Esse valor vai variar de acordo com a idade, sexo e objetivo de cada um.

No seu caso, se quer ganhar massa magra, pode manter na casa dos 2 gramas por quilo de peso corporal. Vale conferir o valor nutricional dos alimentos e saber quanto de proteína os alimentos que você tem costume de usar fornecem. Muitas vezes conseguimos apenas com a alimentação atingir a quantidade de proteína que precisamos.

Lembrando que consumir proteínas além do necessário não é melhor. Existe um "ponto" ótimo de absorção. Não é quanto mais, melhor! Outra coisa que sabemos também é que o corpo não consegue absorver em uma refeição mais do que 35, no "máaaaximo" 40 gramas, de proteína. Então, o consumo dessa proteína deve ser feito de forma fracionada.

Já que você gosta e usa o whey protein, minha dica é que você consuma cada scoop de 25 gramas separadamente, em vez de tudo junto no pós-treino. No restante do dia você ainda teria mais alguns gramas de proteína para consumir, que você pode receber dos alimentos ricos nesse nutriente, como carnes, laticínios, proteína vegetal, leguminosas.

Não se esqueça de que, tão importante quanto a proteína, são os outros macronutrientes, como o carboidrato e as gorduras de boa qualidade. Equilibrar os 3 é a melhor opção para termos uma alimentação saudável e equilibrada.

Mas uma coisa é importante dizer: não adianta consumir a proteína para ganhar massa magra e não fazer a atividade física que proporciona a hipertrofia, como a musculação, o crossfit, a ginástica, entre outros.

Espero que tenha ajudado com sua dúvida e aproveito para convidá-lo a assistir ao vídeo do canal de hoje, em que eu falo sobre beber suco, se realmente engorda ou não!

Até!

Sobre o autor

Marcio Atalla é professor de educação física, com pós-graduação em nutrição pela USP (Universidade de São Paulo). Depois de muitos anos como preparador físico de atletas de alto rendimento, passou a desenvolver uma série de iniciativas na mídia para incentivar a população a levar uma vida mais saudável. É autor de três livros, entre eles, “Sua Vida em Movimento” (ed. Paralela), com mais de 50 mil cópias vendidas.

Sobre o blog

Dicas simples e muito eficazes para você ajustar seu estilo de vida aos poucos, começando a se movimentar mais e a fazer melhores escolhas alimentares. Detalhe fundamental: todas baseadas em estudos, sem espaço para mitos e modismos que sempre surgem quando o assunto é saúde e bem-estar.

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