Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Atalla

O peso e o sedentarismo da mãe têm tudo a ver com a obesidade dos filhos

Marcio Atalla

30/08/2018 04h00

 

Crédito: iStock

Você sabia que uma em cada três crianças brasileiras tem sobrepeso ou é obesa? Esse dado é chocante… E o mais preocupante é que 78% das crianças não atingem a recomendação mínima da OMS (Organização Mundial da Saúde) de se movimentar –ou brincar com movimento — por pelo menos uma hora por dia.

Ok, sabemos que a tecnologia tem sua culpa nesse comportamento, mas sabemos também, e foi recentemente comprovado por um estudo feito em Harvard (EUA), que os pais que têm grande influência nesse comportamento sedentário, principalmente a mãe.

A conclusão foi feita após analises de outros estudos que acompanharam mãe e filhos durante cinco anos. O resultado indica que mães com estilo de vida saudável têm filhos com 75% a menos de risco de ter sobrepeso ou obesidade.

O comportamento "ideal" da mãe relatado no estudo está longe de ser impossível de ser replicado no dia a dia por pessoas "normais". Basta seguir uma rotina com boa movimentação física, alimentação rica em fibras, ter peso corporal normal, beber água, pouco álcool e não fumar.

Isso acontece porque a mãe influencia os filhos e também proporciona esse estilo de vida de forma natural. O exemplo dado em atitudes é o que tem mais valor no crescimento e educação dos filhos.

Não adianta colocar a responsabilidade na tecnologia, nos estudos, na violência, no custo de vida. É possível, e inclusive é mais barato, que os filhos tenham estilo de vida saudável, fazendo algum esporte ou se locomovendo a pé ou de bicicleta, do que sejam crianças com doenças e complicações na saúde de forma prematura e recorrente.

Dê seu exemplo, faça a sua parte. Coloque limites para telas e incentive o movimento com ações!

No vídeo de hoje do canal BemStar eu e a nutri Marcia Daskal vamos tirar dúvidas de nutrição dos nossos assinantes!

Até!

Sobre o autor

Marcio Atalla é professor de educação física, com pós-graduação em nutrição pela USP (Universidade de São Paulo). Depois de muitos anos como preparador físico de atletas de alto rendimento, passou a desenvolver uma série de iniciativas na mídia para incentivar a população a levar uma vida mais saudável. É autor de três livros, entre eles, “Sua Vida em Movimento” (ed. Paralela), com mais de 50 mil cópias vendidas.

Sobre o blog

Dicas simples e muito eficazes para você ajustar seu estilo de vida aos poucos, começando a se movimentar mais e a fazer melhores escolhas alimentares. Detalhe fundamental: todas baseadas em estudos, sem espaço para mitos e modismos que sempre surgem quando o assunto é saúde e bem-estar.

Blog do Marcio Atalla