Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Atalla

Não pode correr? Invista no treino de bike, ele garante muitos benefícios

Marcio Atalla

28/03/2019 04h00

Crédito: iStock

Sem dúvida que a atividade aeróbica mais democrática, mais difundida, mais prática e mais praticada em todo mundo é a corrida. E de fato é uma ótima opção: tem altíssimo gasto calórico, promove excelentes ganhos cardiorrespiratórios, trabalha e movimenta o corpo todo.

Mas, infelizmente, a corrida não é pra todos. E felizmente, não é a única atividade física capaz de fornecer tantos benefícios ao corpo e à saúde. O ciclismo é uma atividade excelente. Ela pode ser a porta de entrada, inclusive, para quem começar a correr, e precisa antes ganhar algum preparo físico. Também, acaba sendo a porta de saída para aqueles que correram durante muitos anos e sentem que o alto impacto da corrida já não passa mais "despercebido". Ou seja, para aqueles que dizem: a corrida me machuca!

O ciclismo vem crescendo também. Não apenas como atividade física, mas como meio de locomoção. Mas, ainda temos que brigar pelas bicicletas para que possam ocupar seu espaço. Os ciclistas que usam a bike como treino, como atividade física, andam em altas velocidades e precisam dividir a rua com carros e ônibus. São diferentes de ciclistas que passeiam pela ciclovia (a lei de transito só permite a velocidade de ate 20 km/h dentro das ciclovias). Há ainda os ciclistas que gostam de subir montanhas ou andar na terra, o conhecido mountain bike. Há espaço e gosto pra tudo e todos. Cada um deve procurar a que mais se identifica, a que pode, quer e consegue fazer.

Mas, para quem tem medo ou está iniciando, a bike indoor é uma excelente opção de treino. Inclusive, os trenos intervalados feitos na esteira ou na corrida de rua, podem ser mais facilmente praticados em bikes de spinning ou em bikes de rua, usadas sobre um equipamento, chamado de rolo, em que ela gira sem sair do lugar.

O ciclismo promove ganhos espetaculares de condição física, sobretudo, cardiorrespiratória, e grande força nas pernas. Os membros superiores, braços, ombros e costas, também são recrutados, de forma menos intensa, mas são fundamentais para que tenhamos maior segurança em controlar a bike. Cuidados sempre são importantes, como a posição das pernas e pés na pedalada, e a postura e posição na bike. Escolher o tamanho certo do quadro da bike ou ajustar corretamente o banco nas bikes fixas indoor . Uma consultoria inicial é sempre bacana. Um papo com professor de educação física que tenha experiência com ciclismo, uma boa pesquisa sobre tamanhos de bike, providencias que sempre fazem a diferença para quem animar de começar o esporte.

E pra quem acha que pedalar faz perder massa muscular, nossa nutricionista Juliana Guerrero dá dicas de alimentação no vídeo de hoje do Canal BemStar para que isso não aconteça!

Até!!

Sobre o autor

Marcio Atalla é professor de educação física, com pós-graduação em nutrição pela USP (Universidade de São Paulo). Depois de muitos anos como preparador físico de atletas de alto rendimento, passou a desenvolver uma série de iniciativas na mídia para incentivar a população a levar uma vida mais saudável. É autor de três livros, entre eles, “Sua Vida em Movimento” (ed. Paralela), com mais de 50 mil cópias vendidas.

Sobre o blog

Dicas simples e muito eficazes para você ajustar seu estilo de vida aos poucos, começando a se movimentar mais e a fazer melhores escolhas alimentares. Detalhe fundamental: todas baseadas em estudos, sem espaço para mitos e modismos que sempre surgem quando o assunto é saúde e bem-estar.

Blog do Marcio Atalla