Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Atalla

É possível perder 40 quilos fazendo exercícios?

Marcio Atalla

06/02/2020 04h00

iStock

A pergunta dessa semana é do Ricardo Martins. Ele diz assim: "Tenho 121 kg, 1,79 de altura e sou sedentário. É possível perder 40 kg fazendo exercícios?". Se você também tem alguma dúvida, mande para o email vivabemuol@uol.com.br.

Sim, só é possível emagrecer fazendo exercícios, na verdade. Claro que, junto a isso, um cuidado com a alimentação ajuda bastante, mas o exercício físico será o principal fator para que isso aconteça.

Explico o porquê: quando fazemos exercícios ativamos nosso corpo e aumentamos nosso gasto calórico, não apenas durante o momento da atividade física, mas também em repouso. Essa gasto em repouso, o chamado metabolismo basal, que é a quantidade de calorias que precisamos apenas para nos manter vivos, vai aumentando ao passo que nos tornamos fisicamente ativos e que vamos ganhando massa muscular. A massa magra consome 4 vezes mais energia que a massa gorda, logo, trocar gordura por músculos é um ótimo caminho para emagrecer.

Do contrário, fazer dieta pode jogar nosso metabolismo para baixo, porque reduzir o consumo de calorias é entendido pelo nosso corpo como privação, e ele passa a trabalhar mais lentamente para gastar menos, efeito exatamente contrário ao que o exercício físico promove. Por isso, fazer apenas dieta, na maior parte das vezes, não funciona. Além poder gerar compulsão, irritação, etc. O importante é ter uma atenção na escolha dos alimentos, reduzir as quantidades e manter regularidade no exercício físico.

Ganhar músculos não é fácil e nem rápido. Mais uma vez você vai precisar da ajuda do exercício – e para isso o exercício de força resistida é melhor, como musculação, por exemplo – e também da alimentação, com consumo de proteína adequado. Nem mais, nem menos. Ou seja, não é para se "entupir" de proteína, mas calcular com base no peso corporal a quantidade de calorias a ser consumida por dia. A conta é simples: para cada 1 kg de peso corporal, entre 1,2 a 1,6 gramas de proteína. Para o Ricardo, será necessário consumir entre 150 e 190 gramas de proteína por dia. Essa quantidade deve ir reduzindo conforme for acontecendo a perda de peso e de gordura.

Emagrecer exige calma e determinação. Ricardo, pense em quanto tempo você levou para ganhar tantos quilos? Então, vamos aos poucos para dar certo! Você precisa (e muito) dos exercícios aeróbicos para emagrecer. Eles são os mais eficientes nesse primeiro momento inclusive. Eles promovem uma queima calórica imediata, diferentemente do gasto calórico que a musculação vai gerar, que acontece num prazo bem maior. Comece com caminhadas, pedaladas, natação. Procure atividade que tenham menos impacto, afinal você está carregando excesso de peso e pode se machucar.

Aos poucos, seria interessante você ter uma atenção maior às suas noites de sono. Dormir bem é essencial para emagrecer também! Dormir mal e pouco gera mais fome, mais cansaço, indisposição e irritabilidade.

Por fim, quero te pedir que tente deixar de lado um pouco esse número: 40 quilos! Pense em mudar seu estilo de vida aos poucos, pense em conquistar um quilo de cada vez. Escolha a atividade física que você vai conseguir dar regularidade. Pense ao escolher suas próximas refeições. O mais importante nesse processo todo é criar novos hábitos, para que eles passem a fazer parte da sua vida.

Bem, Ricardo, espero que eu tenha conseguido abrir uma porta para um novo caminho e que você tenha sucesso! Boa sorte e lembre-se: tudo depende de você realmente querer.

Até!

Sobre o autor

Marcio Atalla é professor de educação física, com pós-graduação em nutrição pela USP (Universidade de São Paulo). Depois de muitos anos como preparador físico de atletas de alto rendimento, passou a desenvolver uma série de iniciativas na mídia para incentivar a população a levar uma vida mais saudável. É autor de três livros, entre eles, “Sua Vida em Movimento” (ed. Paralela), com mais de 50 mil cópias vendidas.

Sobre o blog

Dicas simples e muito eficazes para você ajustar seu estilo de vida aos poucos, começando a se movimentar mais e a fazer melhores escolhas alimentares. Detalhe fundamental: todas baseadas em estudos, sem espaço para mitos e modismos que sempre surgem quando o assunto é saúde e bem-estar.

Blog do Marcio Atalla