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Musculação, funcional ou crossfit: o que é melhor?

Marcio Atalla

11/01/2018 04h02

 

Foto: iStock

Muitas pessoas me perguntam qual é a melhor opção para ganhar massa muscular: musculação ou o crossfit. De verdade, não existe uma melhor, mas a mais indicada para cada tipo de pessoa, considerando a condição física, consciência corporal e o estilo de cada um.

A musculação é uma excelente opção para os iniciantes e pessoa com mais idade, porque trabalha isolando os grupos musculares em aparelhos que são desenhados para assegurar a postura e garantir o que o risco de lesão seja mínimo. Apesar dessas vantagens, essa atividade pode ficar monótona depois de algum tempo, e por recrutar os músculos separadamente, o gasto calórico é menor quando comparado a uma aula de ginástica funcional, pois ela usa saltos e movimentos combinados que recrutam vários grupos musculares ao mesmo tempo.

Logo, a funcional e o crossfit geram maior gasto calórico, mas são atividades que requerem muita consciência corporal, e também bom preparo físico, para que os movimentos sejam executados com segurança e boa técnica, evitando lesões.

Pessoas que estão começando, idosos ou quem tem restrições médicas devem avaliar bem se vale a pena optar pelo crossfit. Além dos movimentos serem absolutamente técnicos, as execuções são feitas até à exaustão, fazendo com que a técnica das últimas repetições não seja boa. Já a ginástica funcional, que inclui exercícios de equilíbrio e sustentação, é boa opção para a maioria das pessoas, desde que seja coordenada por um professor, pelo menos na fase inicial, garantindo máxima segurança e técnica na execução dos movimentos.

A grande vantagem da musculação é a segurança, por isso é indicada para todas as pessoas, exceto em casos de restrições médicas. Idosos, iniciantes e até gestantes que estejam acostumadas a fazer podem praticar essa atividade. O ideal é que todas as atividades sejam monitoradas por um professor de educação física, que pode fazer uma programação completa, incluindo outras atividades também. Vale lembrar que treinar um pouco todos os dias, ter regularidade, é o caminho do sucesso em qualquer uma das modalidades que você escolha.

E, por último, ressaltar a importância de fazer atividades físicas que estimulem o ganho de massa muscular. Manter a massa magra garante que você sempre tenha força e autonomia. Mas esse será o assunto da semana que vem!

Sobre o autor

Marcio Atalla é professor de educação física, com pós-graduação em nutrição pela USP (Universidade de São Paulo). Depois de muitos anos como preparador físico de atletas de alto rendimento, passou a desenvolver uma série de iniciativas na mídia para incentivar a população a levar uma vida mais saudável. É autor de três livros, entre eles, “Sua Vida em Movimento” (ed. Paralela), com mais de 50 mil cópias vendidas.

Sobre o blog

Dicas simples e muito eficazes para você ajustar seu estilo de vida aos poucos, começando a se movimentar mais e a fazer melhores escolhas alimentares. Detalhe fundamental: todas baseadas em estudos, sem espaço para mitos e modismos que sempre surgem quando o assunto é saúde e bem-estar.

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