Por que você precisa ganhar músculos para ter mais saúde?
Como disse na coluna da semana passada, o assunto hoje seria sobre ganho de massa magra, sobre a importância de se fazer exercícios de força que promovam ganho de musculatura. Sim, malhar, puxar ferro, sustentar, repetir, marombar é preciso, e não pra ficar "bonitão" no espelho. Mas, porque existe um processo chamado sarcopenia, que é exatamente a perda das células musculares, os sarcômeros, e que acontece com o passar dos anos, de forma espontânea e com todas as pessoas.
Inevitavelmente, perdemos entre 5% a 8% da nossa massa muscular a cada década de vida a partir dos 30 anos, com maior incidência após os 60 anos de idade. Por isso, é tão importante praticar atividades físicas que promovem ganho de massa magra. É a única forma de tornar esse processo mais lento, ou até mesmo, revertê-lo em algum ponto.
Além dessas atividades, que podem ser a musculação, pilates, ginástica, treinamento funcional ou qualquer outra atividade de força resistida, é fundamental que se garanta, através da alimentação, o mínimo de proteína a ser consumido. Essa quantidade pode ser calculada pelo peso corporal de cada um, e varia entre 1,2 a 1,8 gramas de proteína por quilo de peso. Uma pessoa que pesa 60 quilos, por exemplo, vai precisar consumir entre 90 g e 110 g de proteína por dia. Para ganho de massa magra, comer proteína demais não melhora, de menos não ajuda, e só comer a proteína sem ter o estímulo do exercício físico é inútil. Alimentação e exercício físico: um precisa do outro nesse processo.
Como a expectativa de vida aumentou, e certamente temos alguns anos a mais por conta do que a tecnologia da medicina pode fazer por nós, devemos também que fazer a nossa parte. Afinal, viver esses anos que ganhamos de forma saudável que é o grande desafio. Para isso, precisamos manter a autonomia física na realização de tarefas simples. Pode parecer banal, mas não seria maravilhoso poder ver nossos avós caminhando, sem necessitar da ajuda de cuidadores ou aparelhos?
E não pense que "não dá mais tempo", nunca é tarde para começar. Tive alunos que iniciaram com mais de 60 anos e tiveram ganhos de força muscular mesmo nessa idade. Lembre-se: nossa saúde é construída a cada dia, através de nossas escolhas.
E não se esqueça de passar pelo canal BemStar e conferir o vídeo de hoje: a polêmica do leite continua!
Até!!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.