menu

Topo
Blog do Marcio Atalla

Blog do Marcio Atalla

Categorias

Histórico

Lá vem o carnaval! Beba com moderação para não dar "PT" no shape e na saúde

Marcio Atalla

08/02/2018 09h25

carnaval beba com moderação

Crédito: iStock

 

Quem não gosta de curtir uma festa de uma forma mais relaxada, ou empolgada, ou intensa? Ou seja, desfrutar de alguns dos efeitos que o álcool faz em nosso organismo, que nos dá outra perspectiva do mesmo cenário? Brincadeiras a parte, é Carnaval, e é claro que tomar uns drinques faz parte. Mas a frase beba com moderação, apesar de batida, é real e importante.

Beba com moderação para não dar PT e acabar com a sua festa antes da festa de verdade começar. Beba com moderação para não correr riscos em situações perigosas ou colocar outras pessoas em risco, portanto se beber não dirija. Beba com moderação se você está preocupado em manter o "shape" pra pular o carnaval e fazer o maior sucesso. Afinal, álcool também tem calorias.

Assim como os carboidratos, as proteínas e os lipídeos, o álcool é um macronutriente, que fornece uma boa quantidade de calorias. Para aqueles que acham que as calorias da cerveja vem da cevada, do vinho vem da uva, e portanto o whisky "não engorda tanto" já que tem mais álcool e menos grãos, ledo engano. Cada grama de álcool fornece cerca de 7 calorias, ao passo que cada grama de proteína e carboidrato fornece 4. Ou seja, beber, apesar de parecer menos engordativo que comer, não é.

Sim, o álcool tem seu valor, e quando ASSOCIADO a um estilo de vida com boa qualidade de alimentação e atividade física regular, é benéfico para o coração. O mesmo Marcio Atalla tomando uma taça de vinho por dia tem menos chances de ter um problema cardiovascular que o Marcio Atalla que não bebe vinho nunca. Isso porque tanto o vinho quanto a cerveja, em doses moderadas – 21 g de álcool por dia vindo do vinho e 43 gramas de álcool da cerveja – reduzem entre 30 e 40% as chances de complicações no coração. Isso seriam 2 latinhas de cerveja ou duas taças de vinho e não mais. O efeito reverso é extremamente maléfico: consumir álcool em excesso não apenas anula o efeito "do bem", como pode provocar problemas ao coração, fígado, rins, intestinos e até aos olhos, provocando neurite ótica.

O aspecto social é importante, alias é fundamental para nossa saúde, principalmente a mental. Beber com o amigos faz parte da nossa vida, não apenas no carnaval, mas durante todo o ano. Por isso, saber beber é o bacana da historia. Unir o prazer à saúde.

Mas, beber não é para todos: algumas pessoas devem ter cuidado redobrado ao beber. São as que apresentam diabetes, doenças hepáticas, insuficiência cardíaca, gastrite, altas taxas de triglicérides, pancreatite.

Por isso, relaxe e aproveite o carnaval. Se exagerar na dose, procure alternar com bastante água para evitar a desidratação e fazer os rins trabalharem mais pra limpar o excesso. Não esqueça que pular e sambar ajuda a "queimar" a gasolina. Divirta-se com equilíbrio e responsabilidade!

E hoje, passa lá no Canal BemStar e confere uns "segredos para ficar em forma!"

Até!

Sobre o autor

Marcio Atalla é professor de educação física, com pós-graduação em nutrição pela USP (Universidade de São Paulo). Depois de muitos anos como preparador físico de atletas de alto rendimento, passou a desenvolver uma série de iniciativas na mídia para incentivar a população a levar uma vida mais saudável. É autor de três livros, entre eles, “Sua Vida em Movimento” (ed. Paralela), com mais de 50 mil cópias vendidas.

Sobre o blog

Dicas simples e muito eficazes para você ajustar seu estilo de vida aos poucos, começando a se movimentar mais e a fazer melhores escolhas alimentares. Detalhe fundamental: todas baseadas em estudos, sem espaço para mitos e modismos que sempre surgem quando o assunto é saúde e bem-estar.