Alongamento: como, onde, quando e por que fazer?
Muitas pessoas me perguntam sobre o alongamento. Quando fazer, como fazer, antes ou depois da atividade física, por quanto tempo, etc, etc. De fato, é através do alongamento que ganhamos amplitude articular, o que é extremamente importante para evitar lesões e melhorar a qualidade de vida no que diz respeito à postura, dores musculares, encurtamentos.
Sendo um pouco acadêmico, explico o que acontece quando há contração muscular: os filamentos finos chamados de actina deslizam sobre os filamentos grossos chamados de miosina, que existem nas células musculares, isso gera contração. Quando fazemos atividade de alongamento, conseguimos que as células ganhem extensão e com isso aumente a amplitude articular. Ou seja, temos ganhos opostos por estímulos opostos.
Então vem a famigerada dúvida de qual é o melhor momento para se fazer a sessão de alongamento: antes ou após o treino? Quando fazemos atividades como corrida, musculação, damos estímulo de contração, de encurtamento às células, que gera aumento na massa magra de espessura e não de comprimento, que é o oposto do estímulo dado no exercício de alongamento. Logo, após a atividade física não seria o momento ideal para dar estímulos tão opostos às fibras musculares. Antes de iniciar o exercício, não é ruim, mas não é o melhor a fazer. Preparar o corpo para o exercício com um aquecimento é mais aconselhável.
Logo, como, onde quando e por que fazer? Em qualquer lugar que você tenha um espacinho, a qualquer hora do dia que você tenha uns 15, 20 minutinhos, sem forçar demais e respeitando os limites de extensão das fibras para não estirar nenhum músculo ou provocar nenhuma lesão, e porque é uma excelente forma de manter a postura, a qualidade de vida, a mobilidade articular, evitar dores posturais.
E não se esqueça de conferir nosso vídeo de hoje no canal BemStar, que fala sobre algumas táticas bacanas para acelerar o metabolismo e emagrecer, com saúde, sempre!!
Até!!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.