menu

Topo
Blog do Marcio Atalla

Blog do Marcio Atalla

Categorias

Histórico

Alongamento: como, onde, quando e por que fazer?

Marcio Atalla

08/03/2018 04h00

Crédito: iStock

Muitas pessoas me perguntam sobre o alongamento. Quando fazer, como fazer, antes ou depois da atividade física, por quanto tempo, etc, etc. De fato, é através do alongamento que ganhamos amplitude articular, o que é extremamente importante para evitar lesões e melhorar a qualidade de vida no que diz respeito à postura, dores musculares, encurtamentos.

Sendo um pouco acadêmico, explico o que acontece quando há contração muscular: os filamentos finos chamados de actina deslizam sobre os filamentos grossos chamados de miosina, que existem nas células musculares, isso gera contração. Quando fazemos atividade de alongamento, conseguimos que as células ganhem extensão e com isso aumente a amplitude articular. Ou seja, temos ganhos opostos por estímulos opostos.

Então vem a famigerada dúvida de qual é o melhor momento para se fazer a sessão de alongamento:  antes ou após o treino? Quando fazemos atividades como corrida, musculação, damos estímulo de contração, de encurtamento às células, que gera aumento na massa magra de espessura e não de comprimento, que é o oposto do estímulo dado no exercício de alongamento. Logo, após a atividade física não seria o momento ideal para dar estímulos tão opostos às fibras musculares. Antes de iniciar o exercício, não é ruim, mas não é o melhor a fazer. Preparar o corpo para o exercício com um aquecimento é mais aconselhável.

Logo, como, onde quando e por que fazer? Em qualquer lugar que você tenha um espacinho, a qualquer hora do dia que você tenha uns 15, 20 minutinhos, sem forçar demais e respeitando os limites de extensão das fibras para não estirar nenhum músculo ou provocar nenhuma lesão, e porque é uma excelente forma de manter a postura, a qualidade de vida, a mobilidade articular, evitar dores posturais.

E não se esqueça de conferir nosso vídeo de hoje no canal BemStar, que fala sobre algumas táticas bacanas para acelerar o metabolismo e emagrecer, com saúde, sempre!!

Até!!

Sobre o autor

Marcio Atalla é professor de educação física, com pós-graduação em nutrição pela USP (Universidade de São Paulo). Depois de muitos anos como preparador físico de atletas de alto rendimento, passou a desenvolver uma série de iniciativas na mídia para incentivar a população a levar uma vida mais saudável. É autor de três livros, entre eles, “Sua Vida em Movimento” (ed. Paralela), com mais de 50 mil cópias vendidas.

Sobre o blog

Dicas simples e muito eficazes para você ajustar seu estilo de vida aos poucos, começando a se movimentar mais e a fazer melhores escolhas alimentares. Detalhe fundamental: todas baseadas em estudos, sem espaço para mitos e modismos que sempre surgem quando o assunto é saúde e bem-estar.