menu

Topo
Blog do Marcio Atalla

Blog do Marcio Atalla

Categorias

Histórico

Quem quer faz! Quem não quer inventa uma desculpa

Marcio Atalla

15/03/2018 04h00

Hoje queria dividir um pouco da minha reflexão com vocês…

Estou muito feliz em estar pelo mundo rodando um documentário de saúde. Minha equipe e eu estamos em Boston e tivemos uma tempestade de neve. Nevou exatamente todos os minutos do dia, sem parar, e ficou tudo lindo, branco, diferente das paisagens que temos no nosso dia a dia. Mas ficou, também, quase impossível de transitar pelas ruas. Eu me arrumei para ir a uma academia de ginástica que tem perto do hotel, mas estava fechada porque os funcionários não conseguiram chegar.

Já estava pronto pro "game", não queria deixar de me movimentar de alguma forma e decidi subir as escadas do hotel, que tem oito andares, quatro vezes seguidas. Subia rapidinho, e descia devagar pra não machucar os joelhos (já um tanto prejudicados por muito futebol), e para recuperar a respiração. Treino feito: 15 minutos, com batimento lá no alto, pernas queimando. Deu pra salvar o dia!

Mas, eu me pergunto: quem mora numa cidade assim, com inverno bem rigoroso e dias de muita neve, faz o que para se movimentar, pra manter algum nível de movimento físico, especialmente nos dias que não pode sair de casa? Em primeiro lugar a pessoa tem que realmente querer, estar consciente dessa escolha, da importância de não "pular" essa parte do dia. E com isso, perceber que com 15 minutos já dá pra ter resultados, sim. Além disso, entender que pior do que não fazer nenhum movimento programado, é passar muitas e muitas horas do dia em posição sentada, recostada, deitada. O tempo sedentário e tão danoso à saúde, que até mesmo para os frequentadores de academia, que ficam cerca de 2 horas fazendo suas atividades, devem saber que, se passarem o restante do dia totalmente ociosos, isso já provoca algum dano a todo o ganho conquistado.

Por isso, em casa, fique de pé. Não se deixe ficar por mais de 1 hora sem levantar e ficar um pouco de pé, ou dar uma volta pela casa, quem sabe até arrumar umas gavetas, fazer uma faxina na cozinha… Por que não?

E para os mais "fanáticos", é possível fazer até mesmo uma aulinha de ginástica em casa, ou uma corridinha no lugar, enfim, movimentar-se depende apenas de uma única coisa: o querer.

Animou de fazer um exercício em casa? Então, aproveite e confira esta aula com exercícios educativos de corrida pra fazer em casa!

Até!!

Sobre o autor

Marcio Atalla é professor de educação física, com pós-graduação em nutrição pela USP (Universidade de São Paulo). Depois de muitos anos como preparador físico de atletas de alto rendimento, passou a desenvolver uma série de iniciativas na mídia para incentivar a população a levar uma vida mais saudável. É autor de três livros, entre eles, “Sua Vida em Movimento” (ed. Paralela), com mais de 50 mil cópias vendidas.

Sobre o blog

Dicas simples e muito eficazes para você ajustar seu estilo de vida aos poucos, começando a se movimentar mais e a fazer melhores escolhas alimentares. Detalhe fundamental: todas baseadas em estudos, sem espaço para mitos e modismos que sempre surgem quando o assunto é saúde e bem-estar.