Topo
Blog do Marcio Atalla

Blog do Marcio Atalla

Categorias

Histórico

O vinho pode ter poder emagrecedor?

Marcio Atalla

12/07/2018 04h00

Crédito: iStock

Um estudo feito pela Washington State University, em julho de 2015, revelou que beber vinho antes de dormir pode ser um bom auxilio na perda de peso. O estudo diz que ambos caminham juntos por conta de uma substância presente na bebida, chamada de resveratrol, que transforma as gorduras brancas em gorduras beges, e que essas seriam mais fáceis de serem oxidadas.

Mas o que são essas cores nas gorduras? Quais suas diferenças?

Já há muitos anos que conhecemos as gorduras brancas e marrons como sendo os dois tipos diferentes que temos em nosso corpo. A branca que é a gordura do estoque de energia, ou seja, transforma calorias em células adiposas, é a que temos em maior quantidade em nosso corpo, cerca de 95%. Por sua vez, a marrom trabalha na queima de calorias a fim de promover aquecimento do corpo e manter nossa temperatura corporal na casa dos 36 graus, fazendo frio ou calor. São mais abundantes em recém-nascidos e em bebes, nos adultos, ela cai para 5% da nossa gordura corporal. Ela fica mais localizada na nuca, ombros, perto da coluna, e é de fato um tecido mais gastão, ou seja, mais facilmente oxidado.

Porém, recentemente os cientistas da Harvard Medical School descobriram que existe a gordura bege, que seria uma gordura eficiente em queimar calorias em excesso. Ao ler uma excelente noticia dessas, os amantes de vinho vão logo deixar a garrafinha pronta na cabeceira da cama e vão pensar: “Que maravilha, só preciso beber vinho para ter mais gorduras que queimam calorias e assim vou emagrecer e ficar saudável!''

Calma lá!

Nada é isolado na nossa vida, nem no nosso corpo. Beber uma garrafa de vinho e depois dormir não vai fazer você acordar fininho. Fora que o vinho tem resveratrol, mas tem calorias também, e o excesso de calorias continua sendo armazenado por 95% das nossas células adiposas -as brancas, lembra?

Além disso, o resveratrol não está presente apenas em vinhos, mas em frutas vermelhas também. Há até capsulas dessa substância. Então, se você quer beber seu vinho, curtir, degustar, fique à vontade, aproveite. Mas não faça que dados como esse virem perfeitas bengalas para o consumo excessivo. Sim, é sabido que o vinho, e outras bebidas alcoólicas, em doses moderadas, são benéficas à saúde das artérias, porque promove relaxamento, além de ter efeito anti-inflamatório.

Mas, em tempo, existe uma outra forma de transformar suas gorduras brancas em bege, e sabe qual é? Fazendo atividade física!!

Portando, quando você for ao medico e ele indicar uma boa alimentação, atividade física e uma taça de vinho todo dia, não esqueça dos dois primeiros itens da lista. O conjunto da obra é que promove a beleza do resultado!

No vídeo de hoje, vou falar sobre alimentos industrializados e mais duvidas de nutrição, não perde!

https://www.youtube.com/user/canalbemstar

https://www.youtube.com/edit?o=U&video_id=WSFlygl6mKs

Até!

Sobre o autor

Marcio Atalla é professor de educação física, com pós-graduação em nutrição pela USP (Universidade de São Paulo). Depois de muitos anos como preparador físico de atletas de alto rendimento, passou a desenvolver uma série de iniciativas na mídia para incentivar a população a levar uma vida mais saudável. É autor de três livros, entre eles, “Sua Vida em Movimento” (ed. Paralela), com mais de 50 mil cópias vendidas.

Sobre o blog

Dicas simples e muito eficazes para você ajustar seu estilo de vida aos poucos, começando a se movimentar mais e a fazer melhores escolhas alimentares. Detalhe fundamental: todas baseadas em estudos, sem espaço para mitos e modismos que sempre surgem quando o assunto é saúde e bem-estar.