menu

Topo
Blog do Marcio Atalla

Blog do Marcio Atalla

Categorias

Histórico

Nutrição virou religião: é inglória a discussão sobre qual é a melhor dieta

Marcio Atalla

23/08/2018 04h00

Crédito: iStock

Hoje em dia há diversas teorias sobre o que é bom ou ruim dentro da alimentação. E quando há muitas teorias é porque não existe uma verdade absoluta. As pessoas defendem, com unhas e dentes, as mais diferentes bandeiras sobre o assunto. E o negócio está ficando chato pacas… É isso aí, falei!

A alimentação virou algo como religião, futebol e politica no que diz respeito à tolerância a opiniões adversas. Se você diz algo diferente do que aquele grupo de pessoas acredita, recebe uma enxurrada de ofensas, com nível de agressividade bastante surpreendente. Você vira burro, inculto, mentiroso. Já recebi frases do tipo: "Perdeu meu respeito". Oi?

As pessoas julgam e condenam as outras, ou no caso, me condenam (risos) simplesmente porque digo algo diferente do que sua linha nutricional acredita. O pessoal do low carb e do carb zero então, não podem me ouvir falar sobre os benefícios que o carboidrato promove –aliás, é o que acredito e pratico, com base científica — que já querem atar fogo em mim! O duelo vegetarianos contra carnívoros, então, parece discussão entre corintiano e são-paulino! Claro que uma pessoa pode ser adepta ao low carb, a outra comer carne e outra não comer carne nunca e ainda sim, serem todas saudáveis –e amigas. Evidente.

O fato é que por não ser uma ciência exata, essa discussão é inglória! Indivíduos reagem de forma diferente a hábitos alimentares, se adaptam e têm preferências particulares. E o importante é que cada um descubra de que maneira se sente feliz e nutrido, siga seu caminho, respeitando o que o outro prefere e quer comer!

O bom disso tudo é saber que a alimentação é importante, porém não é determinante. Ela faz parte de um conjunto de coisas que determinam a nossa qualidade de vida. E falando em unanimidade, o que ninguém discute é que dentro dos pilares dos bons hábitos estão a atividade física regular, o controle de estresse e as boas noites de sono. Todos juntos são sim, fatores determinantes para nossa saúde.

Aliás, no vídeo de hoje no canal BemStar falo sobre uma "falha de unanimidade" em relação o movimento físico… Um de nossos assinantes escreveu: "Se andar fosse bom, o carteiro seria imortal". Eu e Dr. Riani vamos conversar sobre isso, confere lá!!

Até!!

Sobre o autor

Marcio Atalla é professor de educação física, com pós-graduação em nutrição pela USP (Universidade de São Paulo). Depois de muitos anos como preparador físico de atletas de alto rendimento, passou a desenvolver uma série de iniciativas na mídia para incentivar a população a levar uma vida mais saudável. É autor de três livros, entre eles, “Sua Vida em Movimento” (ed. Paralela), com mais de 50 mil cópias vendidas.

Sobre o blog

Dicas simples e muito eficazes para você ajustar seu estilo de vida aos poucos, começando a se movimentar mais e a fazer melhores escolhas alimentares. Detalhe fundamental: todas baseadas em estudos, sem espaço para mitos e modismos que sempre surgem quando o assunto é saúde e bem-estar.