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Blog do Marcio Atalla

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Cinco táticas para você turbinar seu treino e ter melhores resultados

Marcio Atalla

25/10/2018 04h00

Crédito: iStock

Para muitas pessoas, largar o sofá e começar a praticar exercícios físicos geralmente é o passo mais difícil. Mas, isso não quer dizer que manter essa mudança na sua rotina e tornar o treino um hábito é fácil. E isso tende a se tornar ainda mais complicado depois de um tempo, quando você passa a achar que o exercício não faz mais efeito nenhum…

Não é verdade. E para saber que sua atividade física sempre gera efeito, basta parar um tempo de malhar. Você vai perder condicionamento. Ou seja, a manutenção que o treino promove é um ganho diário, mesmo que pareça visualmente tímido.

Se você faz exercícios regularmente e está um tanto insatisfeito com os resultados –seja de performance, seja de emagrecimento, seja de ganho de massa muscular –, estas dicas vão ajudar a dar uma "turbinada" no seu treino:

  1. Mude os estímulos. Seja em atividade de resistência muscular, seja em atividades aeróbicas, procure variar a forma como você realiza seus treinos. Na corrida ou ciclismo, por exemplo, alterne treinos mais longos com outros de explosão e mais curtos. Na musculação, faca séries com menos carga e mais repetições e em outros dias com mais carga, menos repetições e mais velocidade. Tire seu corpo da zona de conforto em alguns treinos (não todos!)
  2. Programe os treinos de modo a não estressar um grupo muscular seguidas vezes. Na musculação, alterne dias em que trabalha membros inferiores e superiores. Na parte aeróbica, varie atividades de mais impacto, como a corrida, com outras de menos, como ciclismo, ou de nenhum, como a natação.
  3. Se tiver tempo, divida seu treino em dois turnos mais curtos. Você pode realizar, por exemplo, 30 minutos pela manhã e outros 30 minutos no fim do dia. Isso melhora bastante a condição física e estimula seu metabolismo duas vezes, em vez de uma apenas uma.
  4. Descanse! Pelo menos uma vez na semana, não faça treino algum. Descansar e tão importante quanto malhar. A fadiga acumulada pode atrapalhar o rendimento, a performance e provocar até lesões musculares ou articulares.
  5. Alimente-se bem. A dieta precisa repor o que o corpo perdeu e dar todos os nutrientes que ele precisa para se recuperar. Escolha os alimentos pensando naqueles que são bons fornecedores de proteínas, carboidratos, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais. Sem combustível de qualidade, o carro engasga…

No vídeo do canal BemStar de hoje, vou falar sobre atividade física e a intolerância entre as diversas modalidades e seus praticantes. Confira!

Até a próxima!

Sobre o autor

Marcio Atalla é professor de educação física, com pós-graduação em nutrição pela USP (Universidade de São Paulo). Depois de muitos anos como preparador físico de atletas de alto rendimento, passou a desenvolver uma série de iniciativas na mídia para incentivar a população a levar uma vida mais saudável. É autor de três livros, entre eles, “Sua Vida em Movimento” (ed. Paralela), com mais de 50 mil cópias vendidas.

Sobre o blog

Dicas simples e muito eficazes para você ajustar seu estilo de vida aos poucos, começando a se movimentar mais e a fazer melhores escolhas alimentares. Detalhe fundamental: todas baseadas em estudos, sem espaço para mitos e modismos que sempre surgem quando o assunto é saúde e bem-estar.