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Blog do Marcio Atalla

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Quer começar a correr para emagrecer? Veja dicas para se dar bem no esporte

Marcio Atalla

01/11/2018 04h00

Crédito: iStock

A corrida é uma atividade física democrática, que pode ser feita em qualquer lugar e exige poucos equipamentos. Por isso, é muito praticada em todo mundo e seu número de adeptos não para de crescer.

Correr é bom mesmo. Para quem gosta, então é ótimo. Até mesmo quem não ama a modalidade acaba se rendendo a uma corridinha de vez em quando, afinal, é um dos exercícios mais eficiente para emagrecer, que é a vontade de quase todas as pessoas hoje em dia. E isso você resolve em pouco tempo: basta calçar um tênis no pé e correr uns 20 minutinhos, e assim lá se vão pelo menos umas 180 a 200 calorias. Em corridas de 30 minutos com esforço moderado vão embora umas 300 calorias; em 40 minutos, umas 450… e por aí vai.

Então, se seu objetivo é melhorar e evoluir para poder correr mais, melhor e gastar mais de 600, 700 calorias em treino só, tenho algumas dicas para quem é iniciante no esporte:

– Durante a semana faça três treinos diferentes de corrida. Um deles vai ser um longo em ritmo leve. O outro moderado, mais curto, com cerca de 30 minutos, mas com bastante intensidade. O objetivo dessa atividade é que você consiga melhorar a distância dentro desse tempo. E o terceiro deve ser um treino intervalado, alternando tiros (correr 1 minuto na maior velocidade que puder, por exemplo) com recuperação, seja caminhando, seja correndo leve ou seja parado. Essas diferentes adaptações são fundamentais para que você melhore sua performance, resistência, velocidade e mecânica.

– Invista em exercícios educativos. Eles melhoram a técnica da corrida. Com isso, além de diminuir o impacto, você faz menos esforço para correr, desperdiça menos energia, o que automaticamente vai melhorar sua performance.

– Use em um bom tênis, pois o conforto é primordial. Não existe modelo melhor ou pior. O que existe é aquele que você melhor se adapta.

– Trace metas pequenas e reais, que você sabe que pode alcançar. Depois, evolua se quiser, isso ajuda muito a não desistir. Participar de grupos de corrida é uma ótima forma de ajudar nesse processo de comprometimento, de definir e cumprir objetivos.

– Inscreva-se em corridas de rua, é muito importante e motivador sentir a energia de outras pessoas que fazem a mesma atividade que você.

– Não deixe de fazer exercícios de força, como musculação, treino funcional, pilates. Eles são importantes para reforçar os músculos, sobretudo das pernas. Dessa forma você consegue proteger melhor articulações do impacto da corrida e diminuir a chance de lesões, além de manter a massa magra, que é importante para a saúde.

– Alterne os tipos de solo. Correr apenas no asfalto pode ser bem maçante para suas articulações. Pense em terra batida, grama, esteira, correr morro acima (que reduz o impacto), areia fofa…

– Não corra todos os dias. A corrida é uma atividade de altíssimo impacto. Procure ter outras opções de exercícios aeróbicos em sua programação, como bike ou natação, para evitar uma grande sobrecarga no corpo.

Espero que minhas dicas de hoje ajudem a quem está querendo começar e evoluir na corrida, para que essa atividade seja feita com segurança e tenha vida longa aos praticantes!

No vídeo do canal BemStar de hoje, dou dicas para quem não resiste a um doce! Confira!

Até!

 

Sobre o autor

Marcio Atalla é professor de educação física, com pós-graduação em nutrição pela USP (Universidade de São Paulo). Depois de muitos anos como preparador físico de atletas de alto rendimento, passou a desenvolver uma série de iniciativas na mídia para incentivar a população a levar uma vida mais saudável. É autor de três livros, entre eles, “Sua Vida em Movimento” (ed. Paralela), com mais de 50 mil cópias vendidas.

Sobre o blog

Dicas simples e muito eficazes para você ajustar seu estilo de vida aos poucos, começando a se movimentar mais e a fazer melhores escolhas alimentares. Detalhe fundamental: todas baseadas em estudos, sem espaço para mitos e modismos que sempre surgem quando o assunto é saúde e bem-estar.