Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Atalla

Será mesmo que a perda de peso depende 70% da alimentação e 30% do treino?

Marcio Atalla

15/11/2018 08h45

Crédito: iStock

Um estudo feito na Espanha chamou minha atenção esta semana. Ele diz que, em média, os espanhóis atualmente consomem de cerca de 2600 calorias por dia, enquanto há 40 anos ingeriam 3 mil. Ou seja, um déficit de cerca de 400 calorias por dia. Mesmo assim, o número de pessoas com sobrepeso e obesidade continua a crescer no país.

Recentemente no Brasil, foi constatado também uma mudança no comportamento alimentar. Nós voltamos a comer mais alimentos in natura, como frutas e legumes, e reduzimos o consumo de açúcar, sal e gorduras. Ainda assim, a obesidade também aumenta por aqui. De 2006 até 2016, o problema cresceu 60% no Brasil, foi o maior aumento no mundo!

No Brasil, na Espanha e em muitos outros países, comendo menos ou comendo melhor, as pessoas estão ganhando peso porque passam a maior parte do tempo inativas. Sim, sentadas, recostadas, deitadas. E quanto mais as pessoas tiverem o foco em reduzir a alimentação ou cortar alimentos, sem incorporar algum movimento físico em suas rotinas, maior será o efeito reverso na balança.

Não fazer movimento físico reduz muito o metabolismo. Ao passo que, realizar exercícios regularmente aumenta. E não apenas pelo gasto calórico durante o exercício, mas pela construção de massa magra e óssea que promovemos e que ajuda a acelerar o ritmo metabólico.

Ficar sentado durante horas reduz as contrações musculares e deixa nosso corpo mais lento, preguiçoso e econômico, o que se traduz em estoque de energia (na forma de gordura corporal).

Portanto, o que importa mais: fazer dieta ou atividade física quando se quer emagrecer? A resposta é óbvia. Trazer o corpo para o equilíbrio, onde se tem de um lado o gasto calórico –promovido pelo movimento e pelo metabolismo — e de outro o consumo de calorias, ou seja, a energia que jogamos para dentro do corpo. Perder peso não depende 70% da dieta e 30% do treino, como dizem, e sim 100% do estilo de vida, com movimento e boa dieta. 

Quer mais dicas para emagrecer? Então confira no vídeo de hoje do canal BemStar!

Até!

Sobre o autor

Marcio Atalla é professor de educação física, com pós-graduação em nutrição pela USP (Universidade de São Paulo). Depois de muitos anos como preparador físico de atletas de alto rendimento, passou a desenvolver uma série de iniciativas na mídia para incentivar a população a levar uma vida mais saudável. É autor de três livros, entre eles, “Sua Vida em Movimento” (ed. Paralela), com mais de 50 mil cópias vendidas.

Sobre o blog

Dicas simples e muito eficazes para você ajustar seu estilo de vida aos poucos, começando a se movimentar mais e a fazer melhores escolhas alimentares. Detalhe fundamental: todas baseadas em estudos, sem espaço para mitos e modismos que sempre surgem quando o assunto é saúde e bem-estar.

Blog do Marcio Atalla