Treino na plataforma vibratória funciona, porém promete mais do que entrega

Crédito: iStock
A plataforma vibratória foi desenvolvida na década de 1970, pela NASA, para que os astronautas, que passavam tempo em órbita, pudessem recuperar a massa muscular e a densidade óssea, perdidas muito rapidamente no espaço, onde não há gravidade. Quando os astronautas voltavam de suas missões espaciais, sofriam fraturas muito facilmente, e precisavam de alguma atividade sem impacto e que otimizasse a recuperação dos ossos e músculos de forma acelerada.
Fazer exercícios de força resistida sobre uma plataforma instável, como é a vibratória, promove maior recrutamento de fibras musculares. O treino fica mais difícil e mais eficiente. Sobre a plataforma, você pode trabalhar membros superiores e inferiores, há uma grande variedade de movimentos que podem ser feitos.
Mas achar que apenas ficar sobre a plataforma resolve é um grande engano. A máquina não faz nada sozinha, o esforço físico parte do praticante. Também, não serve para todos os benefícios da saúde. Melhora na condição cardiovascular, por exemplo, não há praticamente, porque não é uma atividade aeróbica. Para tal, é preciso praticar modalidades como caminhada, corrida, ciclismo, natação etc.
Ajuda no emagrecimento? Sim, ainda que de forma menos eficiente que uma atividade aeróbica. Se há gasto calórico, como no treino na plataforma ou em qualquer lugar, sempre ajuda. Assim como a musculação, ou qualquer outra atividade muscular de resistência, promove ganho de massa magra que por consequência torna nosso metabolismo basal mais "alegre", passamos a gastar mais calorias para nos manter vivos.
É uma boa opção esse tipo de treino? Sim, mas atenção, faça um teste para ver se você se sente bem. Nem todas as pessoas conseguem ficar em cima de uma superfície com vibração. Pessoas com labirintite, que têm náuseas facilmente e grávidas não devem usar. Sempre procure saber se a plataforma é de boa qualidade. É algo bastante caro para comprar e ter em casa, mas muitos estúdios e academias oferecem esse aparelho e ele pode ser incorporado ao seu programa de treino.
E hoje, eu respondo perguntas dos assinantes do canal BemStar sobre outros tipos de treino. Confira o vídeo e aproveite e mande suas dúvidas!
Até!!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.