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Blog do Marcio Atalla

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Exercício sem pressão para controlar a pressão arterial

Marcio Atalla

28/02/2019 04h00

Crédito: iStock

A sensação de bem-estar, de poder fazer o que queremos, de sermos autônomos, é ótima. Nos dá uma falsa ideia de que estamos saudáveis. Falsa porque na lista das doenças silenciosas, está uma bastante frequente, que acomete 2 em cada 5 brasileiros e que desses, apenas 50% sabe que tem a hipertensão.

Doença caracterizada pelo aumento da pressão arterial, ou seja, quando seus valores se apresentam acima de 14 por 9, a hipertensão provoca até 80% dos casos de derrame cerebral e 60% dos casos de ataque cardíaco registrados no Brasil. No mundo, mata mais de 9 milhões de pessoas por ano.

E onde quero chegar com esse papo todo? Claro que falar sobre como a atividade física é importante para quem já tem hipertensão. E por algumas razões. A primeira, é quase que evidente: se fazemos atividade física, melhoramos nossa condição cardiovascular, o que significa que tornamos nosso coração mais forte, e ele, com menos batidas por minutos, consegue bombear sangue e oxigênio pata todo o corpo. Um coração acelerado (tirando momentos de fortes emoções), é um coração cansado, que bate loucamente pra fazer o mesmo serviço. É um coração que pode pedir falência antes do previsto… Além disso, o coração aumenta de tamanho, pelo esforço que faz para bombear o sangue, o que torna ainda mais difícil sua função. Outro aspecto, é a perda de peso. O emagrecimento faz a pressão reduzir instantaneamente, por isso a atividade física também é recomendada.

Mas, atenção! Tem que ter regularidade! Durante o exercício, nossos batimentos cardíacos sobem, a pressão sobe, por isso muitas pessoas podem achar que é pior fazer, que é perigoso. Mas, o efeito pós-atividade é de queda da pressão, e que dura em torno de 24 a 36 horas, por isso é tão importante que se faça atividade física regular, ou seja, diariamente. Assim, o coração passa a receber o estímulo de calmaria pós-exercício, diariamente, e a pressão cai de forma efetiva. Mas vale ressaltar que a atividade para hipertensos deve ser de leve à moderada. Tiros de corrida, piques no futebol, isso deve ser evitado. Pensar em manter a sensação de esforço, numa escala de 0 a 10, onde 0 é estar sentado e 10 é estar exausto, em torno de 5 ou 6. Para atividades de força resistida, como a musculação por exemplo, é sempre bom usar cargas menores e fazer mais repetições, com intervalos entre as séries de pelo menos um minuto.

Infelizmente, essa doença é silenciosa e quando se instala, não tem jeito.

Uma vez hipertenso, sempre hipertenso. E o uso do medicamento é imprescindível. Mas, o implemento do exercício físico diário é fundamental para ser ter o controle efetivo da doença, e pode-se até diminuir a dose do remédio. No Brasil, a cada 100 pessoas com pressão alta, que sabem que tem a doença e estão medicadas, apenas 8 conseguem um controle efetivo da pressão arterial. O restante não toma o medicamento corretamente, e principalmente, mantém um estilo de vida ruim, sedentário e com alimentação inadequada.

Adoro falar de assuntos relacionados ao bem que a atividade física faz para nós. Por isso, no vídeo de hoje do canal BemStar, vou responder a mais dúvidas dos assinantes. Clica lá!

Até!

 

 

Sobre o autor

Marcio Atalla é professor de educação física, com pós-graduação em nutrição pela USP (Universidade de São Paulo). Depois de muitos anos como preparador físico de atletas de alto rendimento, passou a desenvolver uma série de iniciativas na mídia para incentivar a população a levar uma vida mais saudável. É autor de três livros, entre eles, “Sua Vida em Movimento” (ed. Paralela), com mais de 50 mil cópias vendidas.

Sobre o blog

Dicas simples e muito eficazes para você ajustar seu estilo de vida aos poucos, começando a se movimentar mais e a fazer melhores escolhas alimentares. Detalhe fundamental: todas baseadas em estudos, sem espaço para mitos e modismos que sempre surgem quando o assunto é saúde e bem-estar.

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