Topo
Blog do Marcio Atalla

Blog do Marcio Atalla

Categorias

Histórico

Quer emagrecer? Descubra por onde começar para ter sucesso

Marcio Atalla

09/05/2019 04h00

Crédito: iStock

"Por onde começar" é uma ótima pergunta. Eu diria que o passo inicial é perguntar a si mesmo: você realmente quer emagrecer? Mudar seus padrões, levar uma vida mais saudável, trocar alguns prazeres por outros? Se a resposta for afirmativa, então ótimo: meio caminho andado.

O que acontece muito comumente é que as pessoas reclamam que fazem de tudo para emagrecer, mas que nunca conseguem, que é muito difícil, que já fizeram todas as dietas, etc, etc. Por isso, reflita se você realmente quer e por isso será o agente dessa mudança, ou se você que "ser emagrecido"…   como se você ficasse a espera do gênio da lâmpada surgir pra fazer os 3 pedidos, mas até ele chegar você fica com uma baita vontade, mas segue no mesmo estilo de vida, não muda nada.

Ok, não é fácil. Para uns mais, para outros menos. Mas, é difícil sim, demanda alguns sacrifícios, é preciso persistência, paciência, vontade. Eu tive vários alunos que tiveram muita dificuldade em emagrecer, mas que conseguiram através da mudança da hábitos. Sempre foi gratificante poder ver essas pessoas mudando suas rotinas, ganhando confiança e disposição.

Bem, tomada a decisão de mudar, é hora de se conscientizar que a rotina será outra: com exercício físicos, com alimentação diferente, com horários mais regrados. Por isso, é preciso pensar diferente, virar o botãozinho, se não isso pode se tornar uma tortura. Primeiro, descobrir que horário do dia será reservado para a prática da atividade física, e montar um roteiro semanal. Pode ser pela manhã, no horário do almoço, ou no fim do dia. E lembre-se: você não precisa dedicar horas e horas à prática de qualquer atividade física que seja. Sair do sedentarismo já é uma grande mudança, por isso, comece com 20 minutos diários que já será o suficiente e uma ótima adaptação.

Definido o tempo, hora de definir o lugar. Escolher onde será feita essa atividade: no quarteirão de casa, algum parque, academia, estúdio, e montar uma programação de exercícios, se possível, com a ajuda de um professor de educação física. E se possível também, que contemple atividades aeróbicas e de resistência muscular, alternadamente. Programar a rotina é a melhor forma de não desistir, de criar o compromisso com nós mesmos, de se integrar em um novo ambiente social, de se sentir estimulado, e isso é muito importante principalmente nos primeiros 3 meses, quando o corpo e a mente ainda lutam pra não aceitarem o novo padrão de comportamento.

Além disso, coloque mais movimento no seu dia a dia, caminhando mais, ficando mais de pé do que só sentado, subindo escadas em vez de elevadores, aproveitando o tempo em casa para arrumar e cuidar do lar, e se tiver filhos, dar o exemplo do que é ser uma pessoa fisicamente ativa.

Quanto à alimentação, é preciso pensar diferente pra comer. Mudar a maneira de se alimentar, mas sem sacrifícios. Incorporar ao cardápio alimentos mais saudáveis, trocando frituras, por assados, grãos refinados por integrais, queijos e leites gordos por versões sem gordura, consumir mais frutas, beber mais água… E o mais importante de tudo: fracionar a alimentação, que significa comer pequenas porções, diversas vezes ao dia. Dessa forma você evita ficar "azul de fome", o que o torna irracional na hora de escolher o que comer! E é nessa hora que acaba optando por alimentos mais gordurosos e calóricos. Escolha com calma o que vai comer, e em vez de mistificar alimentos como veneno ou como a solução, apenas opte pelos mais nutritivos. Pense mais no: sim, vou comer isso ou aquilo, do que no não: isso engorda, não posso comer de jeito nenhum. Encontre a sua maneira de se alimentar, sem achar que a dieta do vizinho serve pra você.

Daí pra frente é manter o ritmo. Alguns dias, a preguiça vai bater, então faça um atividade mais leve. Outros dias, vai bater uma vontade enorme de comer doce. Então, coma e curta. Coma com calma, e não como se o doce fosse fugir e nunca mais ter doce na vida! Segundo a neurociência, para que a gente consiga criar um hábito devemos repetir o mesmo gesto pelo menos 70 vezes em 90 dias. Depois disso, aquele comportamento passa a ser incorporado e automatizado, e consequentemente, a ser feito de maneira natural.

Mude sua cabeça. Não queira emagrecer em duas semanas o que levou 2 décadas pra ganhar. Isso causa frustração. Apenas viva um dia de cada vez, sem pressa. Aos poucos é melhor e mais sólido. Tudo na vida é hábito. Então vá construindo novos hábitos aos poucos. Dessa forma sua mudança será gradual e sem grandes esforços, e o melhor você vai conseguir emagrecer, ficar saudável e manter para a vida toda… bem diferente daquela dieta que tem começo, meio e fim, e quando acaba você percebe que não mudou de verdade, só se esquivou, só aguentou firme, e que seguir dessa forma seria impossível, e volta a ganhar tudo que perdeu…..

Invista em você e na sua saúde. Emagrecer, na verdade, será uma ótima consequência.

No vídeo de hoje do Canal Bem-Star o bate-papo é direcionado para as futuras mamães que querem saber como fazer atividade física após o parto.

Até!!

Sobre o autor

Marcio Atalla é professor de educação física, com pós-graduação em nutrição pela USP (Universidade de São Paulo). Depois de muitos anos como preparador físico de atletas de alto rendimento, passou a desenvolver uma série de iniciativas na mídia para incentivar a população a levar uma vida mais saudável. É autor de três livros, entre eles, “Sua Vida em Movimento” (ed. Paralela), com mais de 50 mil cópias vendidas.

Sobre o blog

Dicas simples e muito eficazes para você ajustar seu estilo de vida aos poucos, começando a se movimentar mais e a fazer melhores escolhas alimentares. Detalhe fundamental: todas baseadas em estudos, sem espaço para mitos e modismos que sempre surgem quando o assunto é saúde e bem-estar.

Blog do Marcio Atalla