Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Atalla

Invista no exercício: controlar doença com remédio nem sempre é garantido

Marcio Atalla

19/09/2019 04h00

Crédito: iStock

Hoje, no Brasil, de cada 100 pessoas que têm pressão alta ou diabetes apenas oito conseguem controlar a doença. E qual o motivo para esse número tão baixo, já que estamos falando de pessoas diagnosticadas e com tratamento já prescrito para tais doenças?

Antes vale lembrar as estatísticas atuais… Somos quase 20 milhões de diabéticos e mais de 1/3 de hipertensos no Brasil. É muito difícil explicar o porquê isso acontece, esse "auto boicote", mas o fato é que as pessoas relutam em tomar seus medicamentos de forma regular, conforme prescrito, e acreditam que quando estão se sentindo bem não necessitam de tais remédios. Vale lembrar que essas doenças, em alguns estágios, a medicação não e paliativa, ela é preventiva ou reguladora. Logo, sentir-se bem ou não, independe da necessidade de seu uso.

Junto a isso, vem o famoso estilo de vida. Há aqueles que colocam todo o "trabalho" nos remédio, e creem que não precisam buscar um estilo de vida mais saudável, principalmente com movimento físico inserido a ele, porque a doença já está estabelecida. O que é um grande erro.

Mas, hoje eu gostaria de falar ainda mais de números, em vez de "só" tentar convencer a todos a importância que tem a atividade física regular. Calculadores em mãos, vamos lá: o dinheiro gasto apenas no município de São Paulo para comprar remédios de diabetes e pressão alta, que são distribuído nas Unidades Básicas de Saúde é maior do que toda a verba que tem a Secretaria de Esporte para seus projetos. Estamos gastando mais, e sem muito êxito, em tratamentos, do que na prevenção e formação de possíveis futuros atletas.

Claro que cuidar da saúde e dos doentes é importante. Mas, se o foco fosse a prevenção e a melhora na qualidade de vida, na saúde (essa coisa que eu falo pouco por aqui e por onde passo), seria possível virar o jogo. Apostar na medicina preventiva e sobretudo no combate ao sedentarismo, é a maneira mais fácil e barata de reduzir gastos com a medicina secundária e terciária. Sobraria dinheiro para investir em melhores condições de tratamento, sobretudo na qualidade e infraestrutura dos pontos de atendimento.

E para quem já está na onda de combater o sedentarismo e já saiu do sofá pra caminhar, no vídeo de hoje do Canal BemStar eu respondo dúvidas sobre caminhada.

Até!

Sobre o autor

Marcio Atalla é professor de educação física, com pós-graduação em nutrição pela USP (Universidade de São Paulo). Depois de muitos anos como preparador físico de atletas de alto rendimento, passou a desenvolver uma série de iniciativas na mídia para incentivar a população a levar uma vida mais saudável. É autor de três livros, entre eles, “Sua Vida em Movimento” (ed. Paralela), com mais de 50 mil cópias vendidas.

Sobre o blog

Dicas simples e muito eficazes para você ajustar seu estilo de vida aos poucos, começando a se movimentar mais e a fazer melhores escolhas alimentares. Detalhe fundamental: todas baseadas em estudos, sem espaço para mitos e modismos que sempre surgem quando o assunto é saúde e bem-estar.

Blog do Marcio Atalla