Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Atalla

Dietas de emagrecimento sem déficit calórico funcionam?

Marcio Atalla

14/11/2019 04h00

Crédito: iStock

Existem dietas de emagrecimento de todos os tipos, todos os gostos. Muitas funcionam, muitas não. Mas, dentre todas elas, eu duvido que alguma possa promover perde de gordura, ou seja, emagrecimento de fato, sem que se tenha que ingerir uma menor quantidade de calorias que se gasta.

Pegue uma lâmpada, gire-a no receptáculo de rosca. O que acontece? Ela acende! E na lâmpada está escrito quantos watts de energia ela vai gerar. Se você quiser muita luz, vai usar uma lâmpada de 100w, 120w… se quiser menos, 60w, 30w está bom.

Isso é a geração de energia que acontece através da eletricidade. O mais incrível é imaginar, que nos, seres humanos, também podemos gerar energia. Sim, essa mesma energia em watts, do mesmo James Watts, que há muitos anos, conseguiu sérios avanços na motor a vapor, baseado no princípio de que o calor é uma fonte de energia.

Dessa forma, nos também produzimos calor em watts, e com isso gastamos a nossa energia acumulada, as nossas calorias, que são basicamente estocadas em forma de gordura.

Quando geramos energia, somos capazes até de fazer uma lâmpada acender, carregar um celular. No aeroporto de Amsterdam, por exemplo, você pode carregar seu telefone celular pedalando em uma bicicleta estática.

Por outro lado, se gastamos, se produzimos, também precisamos nos abastecer de energia para respirar, pensar, viver. Metaforicamente falando, gastamos dinheiro para pagar a conta de energia da casa, e gastamos com calorias para pagar a conta do que ingerimos.

Nós, humanos, temos um DNA programado para poupar a energia, somos seres poupadores, desde de a época que morávamos em cavernas e fazíamos fogo com atrito de gravetos. Essa boa capacidade nos dá hoje uma condição diferente. Poupamos bem, gastamos mal. É como se nossa conta de luz viesse bem alta, apesar de nem usarmos tanta energia assim….

Mas, no fim da equação, devemos é escolher bem as nossas fontes de energia para termos uma quantidade de calorias moderada em alimentos que forneçam um alto valor nutritivo. Ou seja, trocar a lâmpada normal pela de led. Ilumina tão bem quanto, mas é mais barata… Custa menos pro nosso bolso, custa menos pra nossa saúde.

E a celulite, onde que entra nessa história? Fica para o assunto do vídeo de hoje no Canal BemStar.

 

Até!!

Sobre o autor

Marcio Atalla é professor de educação física, com pós-graduação em nutrição pela USP (Universidade de São Paulo). Depois de muitos anos como preparador físico de atletas de alto rendimento, passou a desenvolver uma série de iniciativas na mídia para incentivar a população a levar uma vida mais saudável. É autor de três livros, entre eles, “Sua Vida em Movimento” (ed. Paralela), com mais de 50 mil cópias vendidas.

Sobre o blog

Dicas simples e muito eficazes para você ajustar seu estilo de vida aos poucos, começando a se movimentar mais e a fazer melhores escolhas alimentares. Detalhe fundamental: todas baseadas em estudos, sem espaço para mitos e modismos que sempre surgem quando o assunto é saúde e bem-estar.

Blog do Marcio Atalla