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Consigo emagrecer treinando só duas vezes por semana?

Marcio Atalla

12/12/2019 04h00

Crédito: iStock

Não sei se já sabe, mas a partir de agora vou passar a responder às perguntas de nossos leitores qui no blog. Então, mande suas dúvidas sobre atividade física, emagrecimento e saúde pelo Instagram @VivaBem_UOL ou pelo email vivabemuol@uol.com.br.

Para começar, como você já leu no título do post a pergunta dessa semana é: Consigo emagrecer treinando só duas vezes por semana?

Bem, vamos considerar todas as possibilidades… Se você é uma pessoa sedentária e vai começar a fazer exercício físico duas vezes por semana e manter a alimentação igual, sem incluir mais calorias, sim, é provável que você emagreça. Porém, a mudança será bem lenta, não um processo tão rápido. Mas, ainda assim, vale a pena! Vá em frente. Sair do sedentarismo total sempre vale a pena.

Agora, se você é sedentário e vai começar a treinar, mas não vai procurar manter a mesma alimentação –e pode até passar a comer um pouco mais para 'compensar' o treino –, é provável que não emagreça e mantenha o peso ou até engorde um pouco.

Basicamente, o que vai determinar o seu emagrecimento é aquela famosa "conta" do que comemos e do que gastamos. Mesmo que a diferença entre o que entra e o que sai seja pequena, ainda assim é possível ter um emagrecimento, mesmo que mais lento. E isso não é ruim, porque emagrecer aos poucos é uma boa forma de permitir que seja um processo consistente, que dificilmente o que foi perdido será recuperado. O problema é você achar que não está acontecendo nada, que não esta perdendo nenhum grama, e desanimar…

Masssss…… O que eu preciso acrescentar aqui é o seguinte: uma vez é melhor que zero, duas é ainda melhor que zero e melhor que uma, porém, para deixar o sedentarismo de lado e passar a ser considerada uma pessoa ativa ( e muito mais saudável) é preciso um pouco mais… Segundo a Organização Mundial da Saúde são necessários 150 minutos por semana de atividades aeróbicas. Ok, você pode fazer 75 minutos em dois dias, mas preferencialmente, esse tempo deve ser dividido em 5 dias. Isso porque a regularidade é muito importante, a quebra do tempo sedentário é fundamental para a saúde (e para o emagrecimento). E sejamos sinceros: com duas vezes na semana, não é possível desenvolver uma condição física tão boa a ponto de se conseguir fazer 2 treinos de 75 minutos com o mínimo de vigor necessário, concorda?

Então, que tal repensar nessa agenda de treinos? Melhor 20 minutos todos os dias!! Ou, se você só consegue em dois dias fazer os treinos por uma questão de logística, inclua nos demais dias da semana caminhadas, use suas pernas para se locomover! Segundo a OMS, é possível sair do sedentarismo caminhando no mínimo 10 mil passos diariamente, o que dá em torno de 7 quilômetros. E não precisa ser de uma vez só, pode ser parcelado ao longo do dia.

Mas, respondendo a sua pergunta: sim, é possível! Mas, cuide da alimentação e mantenha o "velho equilíbrio". O importante é começar, então que seja 2 vezes por semana, e vamos em frente.

No vídeo de hoje do Canal BemStar eu falo mais sobre estilo de vida, confere lá!

Até!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o autor

Marcio Atalla é professor de educação física, com pós-graduação em nutrição pela USP (Universidade de São Paulo). Depois de muitos anos como preparador físico de atletas de alto rendimento, passou a desenvolver uma série de iniciativas na mídia para incentivar a população a levar uma vida mais saudável. É autor de três livros, entre eles, “Sua Vida em Movimento” (ed. Paralela), com mais de 50 mil cópias vendidas.

Sobre o blog

Dicas simples e muito eficazes para você ajustar seu estilo de vida aos poucos, começando a se movimentar mais e a fazer melhores escolhas alimentares. Detalhe fundamental: todas baseadas em estudos, sem espaço para mitos e modismos que sempre surgem quando o assunto é saúde e bem-estar.

Blog do Marcio Atalla