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Se eu correr sempre no mesmo ritmo vou parar de perder peso?

Marcio Atalla

19/12/2019 04h00

iStock

A pergunta dessa semana é bem interessante. Nossa leitora escreve: "Olá! Sempre acompanho a página e acho muito boas as dicas. (Obrigado! Adoro saber que minhas dicas ajudam algumas pessoas). Gostaria de saber se eu correr no mesmo ritmo, durante o mesmo tempo, no mesmo lugar, se vou parar de perder peso após algum tempo, pelo fato do meu corpo se acostumar com o treino".

Muito boa dúvida. Na verdade, as tarefas que fazemos, conforme vamos reproduzindo repetidamente, a tendência é que nosso corpo vá se adaptando, e sim, o esforço para realizá-las, e consequentemente o gasto calórico, vão ficando menores.

Tente lembrar, por exemplo, da primeira vez em que você dirigiu… provável que tenha ficado nervosa, tenha suado, ficado cansada, tenha sido praticamente uma ginástica. Cansaço físico e mental. Se você ainda dirige, provável que hoje dirija ouvindo música e cantando, conversando com outras pessoas no carro, bem mais relaxada, quase que no automático. É o que acontece com qualquer outra tarefa que realizamos regularmente.

Então, você se pergunta: "Poxa, então não vale a pena fazer atividade física?" CLARO QUE VALE! Primeiro, pela questão da saúde: fazer movimento físico permite que nosso corpo exerça todas as funções vitais e secundárias de maneira mais eficiente, nos distanciando das possibilidades de doenças como diabetes, pressão alta, doenças do coração, e muitas outras, até mesmo alguns tipos de câncer.

Segundo, que se você parar de fazer atividade física, certamente iria engordar, nem ao menos conseguiria manter o mesmo peso, porque deixaria de gastar as calorias diárias que antes gastava (e que não são poucas, afinal uma corridinha de 30 minutos pode gerar um gasto calórico entre 250 a 500, dependendo da intensidade).

E terceiro: sempre tem aquela continha do que consumimos e gastamos. Então, mesmo que você corra todo dia, igualzinho, mas der uma pequena reduzida no seu consumo de calorias, você vai continuar emagrecendo. Aí chegamos a dois pontos: você atinge o seu peso e mantém, ou se ainda quiser emagrecer mais, faça adaptações no treino, variando as corridas como, por exemplo, alternando treinos mais intensos e curtos com treinos intervalados, ou ainda, treinos subindo ladeira e por aí vai.

Acho que ficou bem claro sobre essa primeira parte da pergunta.

Mas nossa leitora é muito curiosa, e não quer perder tempo: quer saber também: "O que é melhor para emagrecer: subir escadas ou correr? Considerando que ambas as atividades serão realizadas durante o mesmo tempo e no mesmo ritmo". Bem, vamos refletir: se você subir uma escada em velocidade, provável que não consiga manter esse esforço por muito tempo. Seria o equivalente a uma corrida ladeira acima e é mais difícil que uma corrida no plano.

Então, para que a escada e a corrida possam ser equivalentes em ritmo e tempo (vamos imaginar uma velocidade de 10 km/h para ambos), a corrida seria bem mais fácil do que as escadas, e logo seu gasto calórico seria menor. Então, sim, subir escadas seria uma atividade mais intensa e difícil que uma corrida no terreno plano e, logo, geraria um gasto calórico um pouco maior.

Quer saber mais sobre ganho de músculo de low carb? Confira no vídeo do Canal BemStar.

Até!

***

Não sei se já sabe, mas a partir de agora vou passar a responder às perguntas de nossos leitores aqui no blog. Então mande suas dúvidas sobre atividade física, emagrecimento e saúde pelo Instagram @VivaBem_UOL ou pelo email vivabemuol@uol.com.br.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o autor

Marcio Atalla é professor de educação física, com pós-graduação em nutrição pela USP (Universidade de São Paulo). Depois de muitos anos como preparador físico de atletas de alto rendimento, passou a desenvolver uma série de iniciativas na mídia para incentivar a população a levar uma vida mais saudável. É autor de três livros, entre eles, “Sua Vida em Movimento” (ed. Paralela), com mais de 50 mil cópias vendidas.

Sobre o blog

Dicas simples e muito eficazes para você ajustar seu estilo de vida aos poucos, começando a se movimentar mais e a fazer melhores escolhas alimentares. Detalhe fundamental: todas baseadas em estudos, sem espaço para mitos e modismos que sempre surgem quando o assunto é saúde e bem-estar.

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