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Fazer só bicicleta ergométrica resolve para sair do sedentarismo?

Marcio Atalla

23/01/2020 04h00

Essa semana é a vez da Camila Bisagio saber se sua estratégia para sair do sedentarismo é boa. Se você também tem alguma dúvida, mande para o email vivabemuol@uol.com.br.

Vamos à sua pergunta:

"Tem 3 meses que iniciei novos hábitos alimentares e já eliminei cerca de 6 kg, o que não é muito, mas com alimentação saudável e sem dietas malucas, aos poucos estou conseguindo. Tem 3 meses que comprei uma bicicleta ergométrica e faço em casa cinco vezes por semana de 40 minutos a 1 hora, fico na dúvida se é saudável fazer apenas a bicicleta, sem fazer nenhum outro tipo de atividade física, embora eu não goste de academia, por isso optei pela bicicleta em casa. Posso manter apenas a bicicleta como minha atividade física? Muito obrigada, sempre leio seus posts".

iStock

Camila, você já fez o meu dia mais feliz só em compartilhar conosco que você quis e fez acontecer. Saiu do sedentarismo, mudou sua alimentação sem dietas restritivas e tornou-se uma pessoa fisicamente ativa, saudável e de quebra perdeu 6 quilos em três meses! Não, Camila, está longe de ser pouco! É bastante. Pense em quantos quilos você considera que tem a mais e quanto tempo você levou para ganhá-los… Pois é, concorda comigo que não foi pouco tempo para ganhar, e para perder até que foi bem razoável?

Aliás, a melhor forma de emagrecer é a lenta e sem grandes sacrifícios. O que você fez foi perfeito: mudança de estilo de vida sem extremismos, sem impor ao seu corpo algo que ele não esteja acostumado e que por isso tenderia a rejeitar. Sua adaptação é consistente e vai ficar para a vida toda. Você é o exemplo do que eu sempre falo para as pessoas. Não procurem um dieta maravilhosa, uma pílula mágica, um exercício infalível. Vá um dia por vez, fazendo aos poucos e criando o hábito. Camila, você me enche de orgulho!

Agora, respondendo a sua pergunta: sim, você pode manter a bike ergométrica como sua atividade física. A melhor atividade física é aquela que você gosta de fazer e consegue fazer com regularidade! Claaaaaro, que se quiser, poderá, com o tempo, experimentar outras atividades, tentar uma corridinha, uma natação, acrescentar um exercício de força como musculação ou ginástica. Mas seguindo seu padrão, vá aos poucos, conforme sentir vontade. Mais adiante, você também poderá variar seus treinos na bike, intercalando giro contínuo, com treinos intervalados, em que se faz com mais intensidade por alguns minutos e depois recupera-se com giro leve por alguns minutos também. Pode começar tentando com um minuto para um (um forte x um fraco).

Se você quiser saber mais sobre treinos intervalados, dá uma olhada nesse vídeo do nosso canal: https://www.youtube.com/watch?v=tOrC_rbzGvE&feature=youtu.be

Ele é de caminhada, mas funciona da mesma forma na bike, na piscina, no transport, na escada, no remo… Espero que você e todos os nossos leitores gostem das dicas!

Até!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o autor

Marcio Atalla é professor de educação física, com pós-graduação em nutrição pela USP (Universidade de São Paulo). Depois de muitos anos como preparador físico de atletas de alto rendimento, passou a desenvolver uma série de iniciativas na mídia para incentivar a população a levar uma vida mais saudável. É autor de três livros, entre eles, “Sua Vida em Movimento” (ed. Paralela), com mais de 50 mil cópias vendidas.

Sobre o blog

Dicas simples e muito eficazes para você ajustar seu estilo de vida aos poucos, começando a se movimentar mais e a fazer melhores escolhas alimentares. Detalhe fundamental: todas baseadas em estudos, sem espaço para mitos e modismos que sempre surgem quando o assunto é saúde e bem-estar.

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