PUBLICIDADE

Topo

Histórico

Categorias

Qual é o melhor tipo de treino para conseguir correr 10 km?

Universa

30/01/2020 04h00

iStock

A Maria Clara Ramalho que saber: "Sou sedentária, mas estou começando a caminhar/correr de forma leve. Já fui ao cárdio e ortopedista, e tudo está bem, estou liberada. Não tenho grana para pagar um personal trainer, academia ou assessoria de corrida. Qual é o melhor tipo treino para atingir um objetivo de completar 10 km?" Se você também tem alguma dúvida, mande para o email vivabemuol@uol.com.br.

Boa, Maria Clara! Quer começar, pegou o "nada consta" com os médicos, então vamos dar o start real!

Primeira providência, comprar um tênis de corrida. Não dá para correr com o mesmo tênis que passeia no shopping, que trabalha, que estuda… Tem que ser específico para corrida, mas não precisa ser o mais caro, há atualmente diversas opções e diversos preços. Separe um tempo para ir a uma loja e experimentar todos com calma, isso vai ajudar bastante no seu conforto durante as corridas e a evitar lesões de pés, tornozelos, até mesmo joelhos e coluna.

Segunda coisa a se pensar é: não corra antes de estar pronta, antes de se sentir pronta. Comece com caminhadas, caminhadas vigorosas, caminhadas morro acima, caminhadas que exijam de você, que estimulem e deixem sua respiração ofegante. Crie uma condição cardiorrespiratória que permita que você, futuramente, possa correr sem achar que vai morrer.

Quando estiver com melhor condicionamento físico, comece alternando a caminhada com pequenas corridinhas, de cerca de 2, 3 minutos. Vá aos poucos, ou você terá uma sensação muito ruim e é capaz de desistir! Lembre-se: seu corpo não está acostumado a esse tipo de estímulo e para ele isso é uma agressão! Ele vai fazer de tudo para que você desista dessa "ideia maluca".

Outro ponto importante: não corra todos os dias. É uma atividade de altíssimo impacto e você pode se machucar. Tente, em alguns dias, fazer exercícios em casa mesmo que ajudam a fortalecer as pernas, o que é primordial para quem gosta de correr. Esse vídeo pode ajudar.

Apesar de você dizer que não tem como pagar um grupo de corrida, essa seria uma ótima maneira de você ter treinos diferentes, o estímulo de outras pessoas e fazer exercícios educativos de corrida, mas vamos com o que temos! Dá uma olhada na série de educativos de corrida que temos no canal. Acho que pode ajudar!

A meta de 10 quilômetros é interessante, traçar metas é sempre bom, ajuda a manter o foco. Mas essa meta deve ser a médio e longo prazo, para quem vai iniciar a corrida. Eu diria que trocar por uma de 5 km antes, seria melhor, e depois ir superando seus próprios números. E vamos em frente!

Até!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o autor

Marcio Atalla é professor de educação física, com pós-graduação em nutrição pela USP (Universidade de São Paulo). Depois de muitos anos como preparador físico de atletas de alto rendimento, passou a desenvolver uma série de iniciativas na mídia para incentivar a população a levar uma vida mais saudável. É autor de três livros, entre eles, “Sua Vida em Movimento” (ed. Paralela), com mais de 50 mil cópias vendidas.

Sobre o blog

Dicas simples e muito eficazes para você ajustar seu estilo de vida aos poucos, começando a se movimentar mais e a fazer melhores escolhas alimentares. Detalhe fundamental: todas baseadas em estudos, sem espaço para mitos e modismos que sempre surgem quando o assunto é saúde e bem-estar.

Blog do Marcio Atalla